Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 23 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
4 de agosto de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-21 V. 2Rs 11.4-20. O cronista seguiu sua origem literária bastante de perto, mas introduziu matérias que refletem seus propósitos em três áreas: 1. O relato em Reis tem mais para dizer a respeito dos militares no golpe; o cronista acrescenta matéria que ressalta a presença dos oficiais do templo e o papel deles (v. 2, 6, 8, 13, 18, 19). 2. O cronista ressalta o apoio popular generalizado ao golpe, ao mencionar a presença de grupos grandes de pessoas, como, e.g.: “toda a assembléia” ou “todo o povo” (v. 3, 5, 6, 8, 10, 16, 17). 3. O cronista demonstra mais solicitude pela santidade da área do templo, ao inserir notas que demonstram as providências tomadas para garantir que somente pessoas qualificadas entrassem no recinto do templo (v. 5, 6, 19). Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 Joiada se animou. Criou coragem e se fortaleceu para a penosa experiência com Atalia. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 286.

os capitães de cem. Os cinco homens eram provavelmente capitães dos 500 soldados que compunham a guarda pessoal de Atalia. … A passagem paralela de 2 Reis 11:4 acrescenta o interessante detalhe de que Joiada os fez “jurar no templo do SENHOR. Então lhes mostrou o filho do rei” (NVI). Tendo visto o verdadeiro rei, os capitães da guarda real entraram então numa aliança com Joiada de que dali em diante sua lealdade seria dedicada a ele. CBASD, vol. 3, p. 287.

levitas de todas as cidades de Judá. Um grande número de levitas e outros indivíduos de confiança foram trazidos a Jerusalém, provavelmente sob o pretexto de alguma festa religiosa, quando poderiam apoiar o sumo sacerdote no teste de força com a rainha que em breve ocorreria. CBASD, vol. 3, p. 287.

Tudo foi feito com sigilo; a rainha nada percebeu. Bíblia Shedd.

3 Toda essa congregação. Isto é, toda a assembleia dos levitas, os principais homens da nação e os capitães da guarda real (2Rs 11:4). CBASD, vol. 3, p. 287.

todo o povo estará nos pátios. Este era o procedimento usual. Exceto as pessoas da máxima confiança, não se devia permitir que ninguém estivesse próximo ao novo rei no momento da coroação. CBASD, vol. 3, p. 287.

no sábado.  Tem sido sugerido que o sábado foi escolhido para a inauguração do novo regime. CBASD, vol. 2, p. 1013.

não despediu os turnos. As turmas de sacerdotes e levitas que completaram seu turno e normalmente seriam dispensadas foram retidas para aquela emergência, a fim de auxiliar os que começavam seu turno. CBASD, vol. 3, p. 287.

Precisou de força dobrada na hora crítica. Bíblia Shedd.

11 A coroa real representava a responsabilidade cívica perante a nação em geral, e o Livro do Testemunho (a Lei de Moisés) representava a responsabilidade religiosa do rei para se dedicar a Deus à Sua Palavra, defendendo-a e fazendo-a cumprir-se na vida nacional. Bíblia Shedd.

Viva o rei! (ARA; NKJV: “Longa vida ao rei!”). Uma expressão de reconhecimento e aclamação do novo rei. Andrews Study Bible,

15 a mataram. Atalia pensava que havia conseguido atingir seus objetivos.Após assumir o trono, matou todos os potenciais postulantes a ele (assim ela pensava). Mas mesmo os melhores planos para o mal desandam. Quando a verdade foi revelada,ela foi destituída do poder e morta imediatamente. É muito mais seguro viver de acordo com a verdade, mesmo que isto signifique não obter tudo o que se quer. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

17 a casa de Baal…a derribaram. A tal ponto chegou a filha de Jezabel que, sob seu domínio, foi estabelecido um templo para Baal em Jerusalém ou nas proximidades. Obviamente o propósito era o de tomar o lugar do templo de Deus. Esse templo pagão foi totalmente destruído. CBASD, vol. 2, p. 1015.

a Matã, sacerdote de Baal, mataram. A Lei prescrevia a morte a todos os que promovessem a religião falsa e a apostasia (Dt 13.5-10). Bíblia Shedd.

18 entregou Joiada a superintendência da Casa do SENHOR nas mãos dos sacerdotes levitas. É dada aqui uma descrição da restauração dos serviços regulares do templo que foram negligenciados durante o reinado de Atalia (2Cr 24:7). CBASD, vol. 3, p. 287.

dos sacerdotes levitas. As versões antigas trazem: “dos sacerdotes e dos levitas”. Esta parece ser a construção correta, uma vez que era dever dos sacerdotes oferecer os holocaustos (Nm 18:1-7) e dos músicos levitas louvar ao Senhor com cânticos (1Cr 23:5; 25:1-7). CBASD, vol. 3, p. 288.

20 O alicerce seguro do poder de uma nação acha-se na vida piedosa dos líderes da mesma. A verdadeira coroação foi efetuada no templo, significando que a suprema Autoridade do estado teocrático é Deus, antes de o rei assumir seus deveres cívicos no palácio. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: