Reavivados por Sua Palavra


SALMO 26 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de fevereiro de 2020, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Quanto a mim, porém, ando na minha integridade; livra-me e tem compaixão de mim” (v.11).

Ao contrário do Salmo anterior em que Davi fazia confissão de seus pecados e sentia-se extremamente angustiado, no Salmo de hoje ele revelou convicção em declarar-se íntegro (v.1) e inocente (v.6) perante o Senhor. Intitulado como “Apelo do justo”, o Salmo 26 não deixa de ser um apelo. Apelar significa suplicar, pedir ajuda para solucionar algum problema. O problema aparente do salmista era que ele não fosse confundido com os ímpios; que a justiça de Deus fosse manifesta em sua vida.

Quando estudamos a vida de Davi e alguns de seus Salmos percebemos o Seu amor pela Casa de Deus (v.8). Ele não amava as estruturas físicas da Casa do Senhor, até porque, em sua época, o templo ainda não havia sido construído. Davi amava estar onde estivesse a glória de Deus (v.8). Ele cuidou de desassociar os lugares onde houvesse ajuntamento de “homens falsos” (v.4) ou de homens ímpios (v.5), com o lugar onde Deus habita. Davi queria estar onde Deus está.

Fomos criados para a glória de Deus (Is.43:7) e somos chamados de templo do Espírito Santo (1Co.6:19). Isso não tem tudo a ver com o apelo do salmista? Nós somos a casa em que o Deus do Universo deseja habitar. Vocês fazem noção do que isso significa? Não podemos nos afastar do mundo, pois estamos no mundo, mas podemos nos abster, pela graça de Deus, do mal que dele emana. Por isso que Cristo orou por nós assim: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal”… E prosseguiu dizendo: “Eles não são do mundo, como também Eu não sou” (Jo.17:15-16).

Percebem, amados? Eis qual deve ser o nosso apelo diário: Que não sejamos confundidos com o mundo. Porque, como o nosso Senhor Jesus Cristo, não somos deste mundo! Ainda não chegamos em casa, amados! Mas, até lá, precisamos buscar viver aqui o que em breve viveremos no Reino de Deus. A única coisa que levaremos da terra para o Céu será o nosso caráter. Portanto, seja esta a nossa súplica diária: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (v.2), “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl.139:24). Vigiemos e oremos!

Bom dia, templos do Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo26 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: