Reavivados por Sua Palavra


SALMO 25 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jefersonquimelli
27 de fevereiro de 2020, 0:05
Filed under: Sem categoria

955 palavras

O Salmo 25 é o segundo dos salmos alfabéticos ou acrósticos [o primeiro é o Salmo 19 em conjunto com o Salmo 10] … É uma oração que compreende alguns aspectos da devoção como súplica, confissão de fé e arrependimento. Assim como outros salmos acrósticos, não mostra desenvolvimento lógico de pensamento. Em vez disso, consiste de uma coleção de expressões devocionais independentes, dispostas em ordem alfabética. O tema principal é que Deus guia e ensina aqueles que têm espírito humilde. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.3, p. 778.

A Ti. O primeiro versículo indica um teor meditativo (ver Sl 86:4; 143:8). No hebraico, o versículo começa com ‘alef, a primeira letra do alfabeto hebraico. CBASD, vol.3, p. 778.
Não seja eu envergonhado. O salmista confiava em Deus. CBASD, vol.3, p. 778.
Setenta e dois salmos – quase metade do livro – fala sobre inimigos. Inimigos, no caso, são aqueles que se opões não somente a nós, mas também ao modo de viver dado por Deus. Podemos ver tentações – dinheiro, sucesso, prestígio, vaidade – como nossos inimigos. E nosso maior inimigo é Satanás. Davi pediu a Deus para protegê-lo de seus inimigos porque eles se opunham ao que Deus havia estabelecido. Se seus inimigos tivessem sucesso, Davi temia que muitos pensariam que era fútil viver por Deus. Davi não questionava sua própria fé – ele sabia que Deus triunfaria. Mas ele não queria que o sucesso de seus inimigos fosse um obstáculo à fé de outros. Life Application Study Bible Kingsway.
Faze-me … conhecer. Visto que nos falta discernimento espiritual, precisamos que a luz de Deus ilumine nosso caminho. CBASD, vol.3, p. 778.
 Davi expressou seu desejo por orientação. Como podemos receber orientação divina? O primeiro passo é querer ser guiado e compreender que a orientação primária de Deus está em Sua Palavra, a Bíblia. O Salmo 119 fala do conhecimento sem fim encontrado na Palavra de Deus. Ao lê-la e aprender dela constantemente, obteremos a sabedoria para descobrir a orientação de Deus para nossas vidas. Podemos ser tentados a pedir respostas de Deus, mas Davi pedia por orientação. Quando desejoso de buscar a Deus, aprenda de Sua Palavra, e obedeça aos Seus comandos. Então receberá sua orientação específica. Life Application Study Bible Kingsway.
Lembra-Te. A lembrança das bênçãos já recebidas constitui a base para a esperança de Davi por bênçãos futuras.CBASD, vol.3, p. 789.
Dos meus pecados da mocidade. Talvez, ciente da tendência do pai terreno em perdoar os erros da mocidade de seu filho, o salmista pede ao Pai celestial que perdoe as faltas de sua juventude. CBASD, vol.3, p. 778.
segundo as tuas misericórdia, por causa da Tua bondade. Não porque haja alguma bondade humana, mas porque Deus é Bom. O salmo exalta a ilimitada bondade de Deus. Quando chegamos á maturidade e sentimos o peso de nossos pecados, podemos confiar no amor de Deus conforme expresso nestas palavras “misericórdias”, “bondades” (v. 6, 7). O versículo sugere que o salmista escreveu este poema quando já era um ancião.CBASD, vol.3, p. 779.
8-11 Somos bombardeados hoje com apelos incansáveis para seguir várias direções. Propagandas da TV sozinhas colocam dezenas de opções ante nós, em adição a apelos feitos por partidos políticos, cultos, falsas religiões, e dezenas de outros grupos. Numerosas organizações, incluindo organizações cristãs, buscam nos motivar a apoiar sua causa. Adicione a isso as dúzias de decisões que devemos fazer a respeito de nosso emprego, nossa família, nosso dinheiro, nossa sociedade, e ficamos desesperados por alguém que nos mostre o caminho certo. Se você se sente em dúvida entre várias direções, lembre-se que Deus ensina ao humilde o caminho. Life Application Study Bible Kingsway.
Bom e reto. Visto que Deus é bom e justo, Deus repreende, castiga e conduz ao caminho certo, como faz um bom mestre. CBASD, vol.3, p. 779.
Humildes. Aqueles dispostos a aprender. A humildade é o primeiro degrau da escada do crescimento cristão (ver Mt 18:3). CBASD, vol.3, p. 779.
Seu caminho. “Não o meu caminho, mas o Reu, Senhor!” deve ser a oração do humilde seguidor de Deus. CBASD, vol.3, p. 779.
10 Misericórdia e verdade. Sinônimos de compaixão e fidelidade, dois atributos do caráter divino. CBASD, vol.3, p. 779.
11 Por causa do Teu nome. Pela honra do nome de Deus. O salmista para de refletir sobre a bondade de Deus e passa a pensar nos seus pecados. Ele se vê forçado a clamar por perdão, para que a graça e a verdade se manifestem em sua própria vida (ver v. 10). CBASD, vol.3, p. 779.
É grande.Para o salmista seu pecado é tão grande (ver Rm 5:15-21) que apenas um Deus bom pode lhe dar perdão. O amor infinito providenciou um modo para os pecados serem perdoados. CBASD, vol.3, p. 779.
12 Instruirá no caminho. Deus pode fazer grandes coisas para aquele que O serve, como ensinar-lhe o caminho correto, o de Seus mandamentos (ver Sl 119:30, 173; Jo 7:17). CBASD, vol.3, p. 779.
14 Intimidade. Do heb sod, “conversa confidencial”, “um amigo íntimo especial”, “confidente”. CBASD, vol.3, p. 779.
A intimidade do Senhor é para os que O temem. Deus oferece intimidade e amizade duradoura àqueles que o reverenciam, que prestam a Ele a mais alta honra. Que relacionamento pode sequer se comparar com ter o Senhor de toda a criação por amigo? Sua amizade eterna com Deus crescerá ao você respeitá-lo profundamente. Life Application Study Bible Kingsway.
15 Ele me tirará os pés do laço. Ver Sl 9:15; 10:9; 31:4. Deus não nos livra da armadilha se, de forma deliberada, caímos nela, mas Ele promete nos salvar. CBASD, vol.3, p. 780.
21 A sinceridade e a retidão. Pela graça de Deus, ele [o salmista] espera obter as características da perfeição. Antes ele lamentou a grandiosidade de seu pecado. CBASD, vol.3, p. 780.
22 Israel. O povo de Deus. Embora o salmo tenha sido bastante pessoal, o salmista agora amplia sua súplica para incluir todos os filhos de Deus que se encontram em circunstâncias semelhantes. CBASD, vol.3, p. 780.

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: