Reavivados por Sua Palavra


SALMO 24 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jefersonquimelli
26 de fevereiro de 2020, 0:05
Filed under: Sem categoria

488 palavras

O Salmo 24, um dos hinos compostos para comemorar o estabelecimento de Jerusalém como a cidade do grande Rei (ver Sl 30;101; 132:1-4) parece ter seu contexto histórico nos eventos de 2Sm 6 e 1Cr 15. Davi conquistou a fortaleza jebusita de Sião (2Sm 5:6-10) e se determinou a levar a arca de seu local temporário , na casa de Obede-Edom em Quiriate-Jearim, para a tenda que preparou na cidade de Jerusalém.  … As palavras dos v. 7 a 10 foram cantadas por dois corais de anjos quando os Céus receberam o verdadeiro Filho de Davi de volta à Jerusalém celestial (ver DTN, 833; PR, 187, 190, 191). O hino tem duas partes. No seu emprego original, a primeira parte foi, sem dúvida, cantada aos pés da colina em que estava Jerusalém, antes de a procissão começas a subir (v. 1-6); e a segunda foi cantada diante dos portões da cidade imediatamente antes da entrada triunfal (v. 7-10). As duas estrofes da orimeira parte podem ter sido cantadas de forma alternada por dois coros; e a segunda parte, por dois coros de forma antifônica*. Os v. 7 a 10 aparecem no coro inspirador “Levantai, ó portas, as vossas cabeças”, da segunda parte do oratório de Handel, O Messias, que interpreta com grande Messias a natureza antifônica deste salmo. O poema, cuidadosamente estruturado, é considerado uma ampliação do pensamento implícito na declaração de Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5:8). O requisito essencial para ser cidadão do reino de Deus é a pureza. Somente o puro de coração entrará na jerusalém celestial. A justiça abre os portões dos céus (ver Sl 118:19, 20). CBASD – Comentário Bíblico Adventistado Sétimo Dia, vol. 3, p. 776. CBASD, vol. 3, p. 776.

1 Ao SENHOR pertence toda a terra. Deus tem direito sobre a Terra, sobre tudo que nela há, e sobre todos os seus habitantes, visto que é seu Criador e Senhor. Este conceito elimina completamente o exclusivismo do judeu ou gentio. O versículo é um exemplo perfeito de paralelismo sinonímico, no qual a segunda parte repete e amplia o pensamento da primeira.

4 limpo de mãos. Visto que as mãos são instrumentos de ação, tê-las limpas significa ser reto (ver Jó 17:9; Sl 18:24). CBASD, vol. 3, p. 776.

puro de coração. A verdadeira religião não consiste em mera conformidade exterior com ritos religiosos; ela domina o coração e produz pureza de pensamento e sinceridade de motivos. CBASD, vol. 3, p. 776.

10 O SENHOR dos Exércitos. Deus governa sobre um universo de coisas e seres criados e que estão ordenados como exército para a batalha. Seu domínio é universal. Os habitantes do universo, de todas as ordens e categorias, reconhecem o domínio divino. … O salmo termina em prefeita harmonia com o pensamento introdutório: somente Deus governa o universo; somente Ele deve ser reconhecido por todos. A cerimônia de estabelecimento da arca no monte do Senhor é uma ocasião adequada para essa proclamação. CBASD, vol. 3, p. 776, 777.

 

* Antífona: “Uma peça musical executada por dois coros semi-independentes, interagindo um com o outro, às vezes cantando frases alternadas, é classificada como antifonal”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Antifona.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

A Deus toda Honra, e Glória e Louvor, pois nós sendo indignos nos amou até a cruz.
Peço que o Espírito Santo me ajudar a abrir a porta do meu coração para entrar o Rei da Glória e que também continue iluminando vocês para serem instrumentos facilitadores da Palavra.🙏🏼

Comentário por Sara Bressy

Eu quero ser limpa de mãos e pura de coração. Estou passando por grande prova no meu casamento e enfrentando grande tentação. E meus pensamentos tem sutilmente me feito vacilar e me afastar dos caminhos do Senhor. Peço oração para q eu vença as más inclinações da carne.

Comentário por Vera




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: