Reavivados por Sua Palavra


SALMO 18 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jefersonquimelli
20 de fevereiro de 2020, 0:05
Filed under: Sem categoria

752 palavras

Na ode magnífica de gratidão … , Davi narra de forma resumida a história dos maravilhosos livramentos e vitórias que Deus lhe deu. Esse “Cântico de triunfo comemorativo” é a história de um coração devotado a Deus e íntegro para o que é divino. O relato em 2 Samuel 22 confirma que o hino foi escrito por Davi. O poema também aparece ali, com algumas variações. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 755.

Eu Te amo. Do heb. racham, que indica afeição profunda e ardente. CBASD, vol. 3, p. 755.

torrentes de impiedade. Do heb beliyya’al, indicando “indignidade”, traduzido com frequência por “Belial”. “Filhos de Belial” é uma frase comum na Bíblia, que indica homens de caráter baixo, dados à violência (ver com. e Jz 19:22; 1Sm 2:12). CBASD, vol. 3, p. 755.

a terra se abalou. A intervenção divina, em resposta à intervenção do salmista, é retratada de forma magnífica por Davi como um transtorno da natureza, cujos detalhes foram, sem dúvida, tirados das experiências de muitas por que passou em sua vida. Com riqueza de metáforas, inspirando-se em grande parte no livramento no Mar Vermelho e na proclamação da lei no Sinai, sua descrição é uma das mais sublimes da literatura bíblica. CBASD, vol. 3, p. 756.

10 Querubins são anjos poderosos. Uma das funções dos querubins era servir como guardiões. Estes anjos guardavam as entradas tanto da árvore da vida (Gn 3:24) quanto do Lugar Santíssimo (Êx 26:31-33). Dois querubins de ouro batido faziam parte da arca do concerto (Êx 25:18-22). Os seres viventes que carregavam o trono de Deus em Ez 1 provavelmente eram querubins. Life Application Study Bible Kingsway.

20 segundo a minha justiça. Deus interveio porque Davi não merecia o tratamento que estava recebendo das mãos de Saul e de outros inimigos. CBASD, vol. 3, p. 757.

23 íntegro. Do heb. tamim, “completo”, “perfeito”. CBASD, vol. 3, p. 757.

30 Algumas pessoas pensam que crer em Deus é uma muleta para fracos. Deus é, de fato, um escudo para nos proteger quando somos fracos demais para enfrentar sozinhos dificuldades , mas Ele não quer que permaneçamos fracos.Ele nos fortalece, protege e nos guia para nos enviar de volta para um mundo de maldade para lutar por Ele. E, então, Ele continua a trabalhar em nós porque a pessoa mais forte desta terra é infinitamente mais fraca do que Deus e necessita de Sua ajuda. Davi não era um covarde; ele era um poderoso guerreiro que sabia que mesmo com todos os seus guerreiros e armas, era Deus que, de fato, o protegia e salvava. Life Application Study Bible Kingsway.

32-34 Deus promete nos dar força para enfrentar os desafios, mas não promete eliminá-los. Se Ele não nos desse estradas difíceis para caminhar, montanhas para escalar, batalhas para lutar, não cresceríamos. Contudo, Ele não nos deixa sozinhos com nossos desafios. Em vez disso, em frente a eles, Ele permanece ao nosso lado, nos ensina e nos fortalece.

34 um arco de bronze. Este tipo de arco é mencionado também em Jó 20:24. Deus deu a Davi força extraordinária. … Davi não podia ser derrotado enquanto a destra de Deus o ajudava a sustentar o arco. CBASD, vol. 3, p. 758.

36 meus pés não vacilaram. Ver Sl 17:5; cf. Pv 4:12. É importante ter os pés bem firmados quando se luta contra um inimigo. CBASD, vol. 3, p. 758.

39 Precisamos nos apressar para entrar no combate pelas almas dos homens. Nosso objetivo não é matar, mas, sim, levar a vida. Muitos homens deram a vida por algumas causas pouco nobres ou fúteis. Muitas pessoas deram a vida em troca do domínio de um monte no Vietnã, na Coréia, em Israel ou no Iraque – um monte que pode muito bem ser devolvido ao inimigo durante negociações de paz, vinte anos mais tarde. Desse modo, todo o esforço colossal desses soldados terá sido em vão. Nosso trabalho, entretanto, não será inútil(1Co 15.58). Bíblia Evangelismo em Ação NVI.

41 clamaram ao Senhor. Como último recurso, clamaram ao Deus de Israel. O ser humano apela a tudo antes de finalmente apelar a Deus. No entanto, visto que tal apelo é fruto do terror e não provém de um coração sincero, pode não ser ouvido. CBASD, vol. 3, p. 758.

46 Vive o SENHOR. Nos vs. 46 a 50, há uma solene expressão de louvor e gratidão a Yahweh, que deu a vitória a Davi (ver PP, 715, 716). CBASD, vol. 3, p. 758.

49 Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios. Do heb “goyim”, “nações” (ver com. de Sl 2:1; 9:59). Em suas conquistas, Davi exaltou o nome de Deus de Israel perante as nações. Este versículo é citado por Paulo (Rm 15:9) como prova de que a salvação oferecida por Deus é tanto para gentios como para judeus.  CBASD, vol. 3, p. 758, 759.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: