Reavivados por Sua Palavra


SALMO 16 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by jefersonquimelli
18 de fevereiro de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 16 – Um relacionamento sério, intenso, profundo e exclusivo com Deus preencherá satisfatoriamente nosso coração como nada mais o fará. Somente quem se entrega numa parcela única a Deus experimenta a totalidade das bênçãos da espiritualidade genuína.
Este salmo é joia preciosa entre os salmos. É uma poesia inspiradora que revela em palavras sublimes o significado de uma confiança exclusiva em Deus – quando Deus não é apenas o primeiro, mas tudo na vida.
1. Por Deus ser Senhor da vida do crente, este sente-se guardado, confiante e abençoado; ao encontrar O Salvador, o perdido pecador encontra sentido e propósito na vida – o que não acontece com quem se converte por prestações (vs. 1-2).
2. Bom relacionamento com Deus gera bons relacionamentos com cristãos e com pagãos; crentes e incrédulos, idólatras e ateus tornam-se alvos do amor de Deus por meio daqueles que experimentam a essência real da verdadeira religião (vs. 3-4).
3. Uma teologia correta e clara resulta numa teologia prática impactante e atraente; como Davi, o pecador salvo testemunhará ousada e alegremente de Deus (vs. 5-8), como sendo um…
a) …bom e sábio conselheiro (Psicólogo);
b) …hábil e expert mestre (Pedagogo);
c) …guia e instrutor sempre presente (Coach);
d) …base e apoio certo (Segurança).
4. Nem mesmo a morte assombrará os mortais, que não apenas colocam a Deus em primeiro lugar, mas em tudo em sua vida; a esperança na ressurreição para uma vida eterna supera a tristeza e o desespero ocasionados pela morte (vs. 9-11).
Tire tempo para meditar: QUANDO…
• …a felicidade estiver exclusivamente em Deus, não em “nenhum destes demônios da terra [que] se impõem a todos os que os amam” (BJ), ela não será efêmera, mas eterna.
• …a confiança estiver posta exclusivamente em Deus, declarar-se-á: “Estou feliz por dentro e, por fora, firmemente formado” (AM) – uma felicidade incomparável e indescritível.
• …toda devoção e louvor são dados exclusivamente a Deus, nossa visão é transformada, a esperança torna-se motivadora e a emoção aguçada.
Os apóstolos Pedro e Paulo citam este salmo (ver Atos 2:25-31; 13:35-37); pois, “este cântico de confiança se concentra em Deus e na alegria de Sua presença, usando um vocabulário que progride rumo à predição da ressurreição do Messias” (Bíblia Andrews).
Nossa confiança em Deus se dá através de Cristo! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: