Reavivados por Sua Palavra


SALMO 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de fevereiro de 2020, 0:05
Filed under: Sem categoria

450 palavras

Um dos chamados “salmos de inocência” … Acusado falsamente e maltratado, Davi apresentou seu caso ao juiz celestial para que houvesse retribuição aos males feitos a ele. Bíblia de Estudo Andrews.

O salmo é cantado na festa judaica de Purim [que lembra a libertação do povo judaico ao tempo de Ester e Mardoqueu] porque celebra a vingança sobre um adversário (ver Et 9:13-32). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 726.

3-5 Davi, ao pleitear a sua inocência, não ofereceu ao seu inimigo nenhum motivo para atacá-lo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

7 título Cuxe, benjamita. Provável referência ao episódio relatado em 2Sm 16:5-14 (ver também Sl 3). Bíblia de Estudo Andrews.

8 minha retidão. Aqui, Davi não imagina que tem merecimento perante Deus (6.1-3n), mas está dizendo: “de acordo com a razão que tenho nesta disputa”. Bíblia Shedd.

Embora devêssemos continuamente nos sentir indignos da salvação, é apropriado, quando acusados de forma injusta, orarmos para que, segundo a Sua vontade, Deus nos defenda num caso específico e nos declare inocentes de acusações falsas. CBASD, vol. 3, p. 727, 728.

9 o coração. Do heb. kelayoth, literalmente, “rins” (ACF), usado antigamente para designar a sede das emoções, sugerindo os mais íntimos sentimentos, propósitos e motivações da alma. CBASD, vol. 3, p. 728.

14-16 Quando permitido seguir seu curso, o mal destrói a si mesmo.Pessoas violentas tornam-se vítimas da violência e mentirosos tornam-se vítimas do enganos de outros (9:15, 16). Mas, no processo, pessoas inocentes podem ser feridas. Às vezes, Deus Intervém e interrompe os praticantes da maldade em seus rumos para proteger Seus seguidores. Outras vezes, por razões conhecidas somente por Ele, Deus permite a continuidade do mal mesmo quando pessoas inocentes são feridas. É durante esses momentos que devemos pedir a Deus que nos proteja. Lembre-se que Deus executará a justiça final, mesmo que não durante o nosso tempo de vida. Life Application Study Bible Kingsway.

14 concebeu. Isto é, o ímpio está grávido da iniquidade. CBASD, vol. 3, p. 728.

15 Abre, e aprofunda uma cova. É possível imagibnar um homem cavando uma cova, o solo se abrindo à medida que ele cava, e ele mesmo ficando preso no lugar do animal selvagem que eles esperava pegar. O pecado confunde o pecador. O mal é como um bumerangue. Um exemplo claro no AT desse princípio encontra-se na vida de Hamã (ver Et 5-7; Pv 26:27; Ec 10:8). CBASD, vol. 3, p. 728.

17 Altíssimo. Do heb. ‘Elyon, “exaltado” (ver vol. 1, p. 151). Davi louva a Yahweh, que, por ter executado justiça, mostrou-se exaltado acima de todos os outros seres. Muitos salmos têm uma doxologia final deste tipo. Meditações devem terminar com louvor. CBASD, vol. 3, p. 729.

Muitas orações no Saltério … Refletem a consciência religiosa de Israel de que o louvor deve seguir o livramento como a oração brota da necessidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: