Filed under: Sem categoria
“Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do Senhor, seu Deus” (v.6).
Jotão foi um rei que a Bíblia não revela muita coisa a seu respeito. Tanto no relato de Crônicas, quanto no livro de 2Reis, capítulo 15, poucos são os versos que contam a história de Jotão. Foram dezesseis anos de reinado resumidos em exatos dezesseis versículos bíblicos. Podem ter a certeza de uma coisa, tudo o que precisávamos saber sobre esse rei, Deus nos deixou escrito. E o versículo seis nos oferece um resumo da vida dele: um excelente “motorista”. Leia novamente o versículo seis e confira a minha afirmação: “Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do Senhor, seu Deus”.
Nas estradas da vida, Jotão era plenamente habilitado para trafegar com segurança, porque o seu condutor era o Senhor. E a sua escolha foi o que o tornou “mais poderoso”. Porém, uma coisa faltou a Jotão: conduzir o povo para esta mesma via segura. Pois “o povo continuava na prática do mal” (v.2). Ele teve a oportunidade, desperdiçada por seu pai, de reaproximar o povo de Deus. Mas a sua história se resumiu a “guerras e empreendimentos” (v.7). Não temos como saber se ele realmente foi negligente ou não. Não temos como afirmar que ele foi omisso diante da idolatria de Judá, mas foi em seus dias que o Senhor enviou contra Judá reis que lhe fizessem guerra, com o fim de corrigir o povo e de reconduzi-lo ao caminho certo.
Jotão não teve a ousadia de Josafá, no entanto, sua vida lhe rendeu uma biografia privilegiada em comparação com os tantos reis perversos de Israel e de Judá. Nós estamos inseridos em um conflito cada vez mais intenso. A prática do mal pode ser vista a todo instante, e, muitas vezes, até nos atinge sem que tenhamos contribuído para isso. E prosseguimos no “trânsito” deste mundo sem saber se seremos mais uma vítima de “motoristas” embriagados com o êxtase do pecado. Porém, uma coisa é certa, se escolhermos fazer como fez Jotão, a nossa jornada aqui pode até ser interrompida, mas descansaremos para sermos despertados para a jornada eterna: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts.4:16).
Lembram? “Tomai posição” (2Cr.20:17), com joelhos no chão e Jesus no coração. Então, Ele cuidará de ser o nosso “GPS”, conduzindo a nossa vida segundo a Sua vontade. Ore, persevere e sua biografia será eterna. Vigiemos e oremos!
Feliz semana, conduzidos por Deus!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #2Crônicas27 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário