Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
20 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

686 palavras

O décimo quarto capítulo nos ensina: 1) Dentro de quinze dias, o povo poderia ter entrado no gozo que Deus preparara; a desobediência causou de quarenta anos, v 34; 2) A nobreza do coração de Moisés, que em nada reputou sua própria glória, pensando só na grandeza de Deus, vs 13-19; 3) O perdão que Deus concede nem sempre anula as consequências de nossos atos pecaminosos, vv 20-23; 4) O comentário inspirado deste capítulo se acha em Hb 3.7-4.13, com sua mensagem dupla: “Não endureçais os vossos corações”, (3.7-4.13) e “Ouvia a Sua voz”, (4.3-13). Bíblia Shedd.

1-12 A apostasia do povo, em Cades-Barneia. Indiferente a todos os milagres que Deus fizera por eles, os israelitas se rebelam contra Moisés e contra Deus. Bíblia Shedd.

A geração do êxodo proveu um exemplo de apostasia que o salmista (Sl 95:7-11) e os autores do Novo Testamento (1Co 10.5; Hb 3.12-4.13) usaram para advertir as gerações posteriores do povo de Deus. Bíblia de Genebra.

nossos filhos serão tomados como despojos de guerra. A acusação mais repreensível que fizeram contra a graça de Deus referia-se aos filhos deles. Somente esses filhos acabariam sobrevivendo (cf. v. 31-33). Bíblia de Estudo NVI Vida.

um capitão. O povo chegou ao ponto de nomear um líder para substituir Moisés (Ne 9:17). CBASD- Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 941.

Caíram sobre o seu rosto. Moisés e Arão se prostraram em desespero aos pés de toda a congregação; contudo, seus pensamentos se voltavam para Deus. CBASD, vol. 1, p. 941.

Josué, filho de Num. O batedor [explorador, observador] de Efraim (13:8, 16). “Josué” significa “O Senhor é salvação”. No NT, a forma grega contraída é “Jesus” (Mt 1:21 – “pois Ele salvará”). Josué era o assistente de Moisés (Êx 24.13; 33:11; Nm 11:28), de forma que ele não precisava se manifestar como Calebe o fez (Nm 13:30) para que o povo conhecesse sua opinião. Andrews Study Bible.

como pão, os podemos devorar. Isto é, seria fácil conquistá-los (ver Nm 13:32; 24:8; Dt 7:16; Sl 14:4; Jr 10:25). Esta expressão demonstrava grande fé na capacidade e no desejo de Deus em cumprir Suas promessas. CBASD, vol. 1, p. 942.

10 a glória do SENHOR. Sem dúvida, a aparição da santa shekinahimpediu que o povo apedrejasse os dois espias. CBASD, vol. 1, p. 942.

11 A falta de fé, estragando todo o bem que Deus quer fazer, é algo que inutiliza o ser humano de tal maneira que já é morto no pecado e merece a destruição. Bíblia Shedd.

20 Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei. O povo ainda pereceria no deserto (Êx 32:34), mas a oração de Moisés impediu o completo extermínio da nação. Ao desempenhar o papel de intercessor, Moisés atuou como um precursor de Cristo (Sl 106:23; Jr 15:1). CBASD, vol. 1, p. 942.

29 de vinte anos para cima. Costuma-se pensar que os levitas foram excluídos desta predição, pois não figuraram entre os contados dos 20 anos de idade… Além disso, não houve representante levita entre os espias. Isto é confirmado pela sobrevivência de Eleazar, filho de Arão, que certamente tinha mais de 30 anos quando se tornou sacerdote (Js 17:4; 24:33). CBASD, vol. 1, p. 943.

34 dia. De yom, palavra traduzida de diversas formas, como “dia” (Pv 25:20), “tempo” (Gn 26:8; 40:4), … “anos” (2Sm 13:23), … e “anos” (Êx 13:10). … A palavra yom é uma forma suavizada de hom, “calor”, do radical yaham, “estar quente”. Dizia-se que cada dia era composto por “tarde”, a parte escura ou “fresca” (Gn 1:4, 5, 3:8), e “manhã”, a parte luminosa ou “quente” (Gn 1:4, 5; 18:1). CBASD, vol. 1, p. 943.

cada dia representando um ano. Esta é a primeira utilização das palavras “dia” e “ano” juntas, num sentido correlato de um cenário profético. Andrews Study Bible.

44 tentaram. Um caso gritante de conduta imprudente e presunçosa contra a vontade de Deus. CBASD, vol. 1, p. 944.

a arca. A nuvem repousava sobre o tabernáculo. Portanto, Moisés não fez nenhum movimento para sair do arraial, e os levitas não levaram a arca à frente do povo (Nm 9:21, 22; 10:33). Ao que parece, com exceção dos levitas, todas as outras tribos partiram. CBASD, vol. 1, p. 944.

45 Hormá. Quer dizer “Destruição”, por causa desta derrota. Bíblia Shedd.

Horma foi uma cidade atribuída posteriormente a Judá ou Simeão e é mencionada várias vezes nas Escrituras (Nm 21:3; Jz 1:17; 1Sm 30:30). A rota da empreitada é apresentada com mais detalhes em Deuteronômio 1:44. Sua extensão sugere que o número de mortos e feridos foi elevado. CBASD, vol. 1, p. 944.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: