Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
17 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

887 palavras

Queixou-se o povoextremidades. O populacho… ficava nas extremidades do arraial, pois, pelas disposições das tribos (Nm 2) só lhes restava essa posição. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia , vol. 1, p. 932.

1, 6-15 Os israelitas reclamaram e Moisés reclamou. Mas Deus respondeu positivamente a Moisés e negativamente ao resto do povo. Por quê? O povo reclamou um para o outro, e nada se fez. Moisés levou suas reclamações a Deus, que poderia resolver qualquer problema. Muitos de nós somos muito bons em reclamar para os outros. Precisamos aprender a levar nossos problemas para Aquele que pode resolvê-los. Life Application Study Bible Kingsway.

Deus lhes satisfez o apetite físico, mas suas almas emagreceram, Sl 106.15. Bíblia Shedd.

Taberá. Esse local só é mencionado mais uma vez (Dt 9:22). O lugar nunca foi identificado. Seu nome provém de um verbo que significa “queimar”, “consumir” ou “exterminar”. CBASD , vol. 1, p. 932.

4 populacho (ARA; NVI: “Um bando de estrangeiros”). Essa gente não se compunha de israelitas, mas de pessoas que vieram do Egito juntamente com os filhos de Israel (Êx 12.38, nota). Bíblia de Genebra.

4-6 A insatisfação nos vem quando nossa atenção se muda do que temos para o que não temos. … Não deveríamos permitir que nossos desejos não realizados fizessem nos esquecer dos dons de Deus da vida, alimento, saúde, trabalho e amigos. Life Application Study Bible Kingsway.

4-9 Eles não pediram a Deus para satisfazer suas necessidades; em vez disso, eles pediram por comida e pararam de confiar no cuidado de Deus por eles. … Quando você pede algo a Deus em atitude pecaminosa, conseguir o que você quer pode se mostrar muito custoso. Life Application Study Bible Kingsway.

seca-se a nossa alma. Isso se dava por causa da falta de frutas e legumes com alto teor de água, que são refrescantes em clima quente e seco. CBASD , vol. 1, p. 933.

maná. Jesus usou o maná como símbolo do alimento oferecido em abundância pelo Céu (Jo 6:30-35; 41-58). O cristão vencedor tem a promessa de receber o “maná escondido” (Ap 2:17). CBASD , vol. 1, p. 933.

Este pão gostoso, milagroso e celestial, é figura de Jesus Cristo, Jo 6.48-50. Bíblia Shedd.

10 cada um. Os orientais têm o costume de dizer a todos sobre seus pesares e luto. Neste caso, ao que tudo indica, houve um plano pré-concebido de ação conjunta: cada família choraria em voz alta na porta de sua tenda. CBASD , vol. 1, p. 933.

14 não posso. Na verdade, Moisés estava sendo tão irracional quanto o povo, pois Deus nunca o deixara sozinho, nem esperava que ele, por si mesmo, fornecesse alimento para o arraial. CBASD , vol. 1, p. 933.

17 do Espírito. Este verso retrata como os dons e a atuação do Espírito Santo são fatores que conferem energia ao espírito humano a fim de que cumpra os planos de Deus. CBASD , vol. 1, p. 933.

rejeitastes o SENHOR. O povo preferia a vida sob Faraó à vida com o Senhor que providenciava maná. Andrews Study Bible.

20  Comer até sair pelos narizes é comer até vomitar. Bíblia Shedd.

rejeitaram o SENHOR. A questão principal em pauta não era realmente carne – era a falta de demonstração de gratidão apropriada ao Senhor, que estava no seu meio e era fonte constante de todo o bem. Bíblia de Estudo NVI Vida.

21, 22 Quando começamos a confiar em nosso próprio entendimento, estamos em perigo de ignorar a avaliação de Deus para a situação.  Ao recordarmos Suas obras passadas e Seu poder no presente, podemos garantir de não estarmos a interromper Seu auxílio potencial. Life Application Study Bible Kingsway.

23 Estará limitado o poder do Senhor? (NVI). A impossibilidade humana é uma ocasião para demonstrar o poder do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

a mão do Senhor (ARA). Significa a parte ativa da personalidade de Deus. Sua atividade no mundo. Estas mãos são prontas a ajudar. São prontas a socorrer e consolar. São prontas a guiar. Bíblia Shedd. 

25 profetizaram. Esse fenômeno aparentemente temporário [apesar de algumas versões indicarem que este dom podia ser permanente] serviu para autenticar a liderança dos anciãos. Bíblia de Genebra.

mais depois nunca mais tornaram a fazê-lo. Parece que o dom temporário da profecia que as autoridades receberam visava sobretudo a estabelecer suas credenciais como líderes revestido do poder do Espírito.Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 Mas Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim … “. Aqui está demonstrado qual a verdadeira atitude de Mosiés. em vez de se sentir ameaçado pela demonstração pública dos dons do Espírito por Eldade e Medade, Moisés desejava que todo o povo tivesse os plenos dons do Espírito (cf Fp 1.15-18). Esse versículo é uma introdução apropriada ao desafio indesculpável à liderança de Moisés no cap. 12.Bíblia de Estudo NVI Vida.

Moisés, depois de suas queixas apresentadas numa má hora, vv. 10-15 e 21-22, revela sua volta à plenitude da comunhão com Deus, pela sua verdadeira humildade, e pelo seu zelo com vistas ao verdadeiro progresso espiritual do povo de Deus, em geral. Bíblia Shedd.

31 Não se trata da espessura da camada de codornizes pelo chão, mas sim que os pássaros esgotados pela migração estavam voando nesta altura (mais de um metro), e por isso mesmo, eram uma presa fácil para os israelitas. Bíblia Shedd.

32 as estenderam para si. Cada pessoa pendurava as codornizes que recolhera, para deixar escorrer o sangue antes de [prepará-las e ] comê-las. Bíblia Shedd.

34 Quibrote-Hataavá. Esse local não é identificado com precisão. O significado do nome é “as sepulturas de seus desejos”. CBASD , vol. 1, p. 934.


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Bomdia.
Sem percber, ou por falta de controle de nossa lingua, as vezes reclamamos da liderança, do pastor,do ancião e assim por diante. Hoje,vimos o resultado dessa atitude. Nos nao somos ‘populacho’,somos povo escolhido,naçao santa… Confiemos em Deus e em Sua liderança, assim estaremos escutando o “assim diz o Senhor”. Bom dia a todos.

Comentário por Vilmar moura

O que significa Life Application Study Bible Kingsway?

Comentário por Thayany

Olá, Thayany, obrigado pela sua participação.
É uma Bíblia de Estudo, com excelentes aplicações para a vida do dia-a-dia. Infelizmente só está disponível em inglês.

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: