Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
14 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

757 palavras

1-4 As lâmpadas proviam luz para os sacerdotes oficiarem. A luz também era uma expressão da presença de Deus. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8:12). O candelabro de ouro [menorah] ainda é um dos principais símbolos da fé judaica. Life Study Application Bible.

iluminar a área da frente do candelabro (NVI). Juntas, as sete lâmpadas do candelabro iluminavam o santuário. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 925.

Ouro batido. Significa que o candelabro foi formado com um único pedaço de ouro, lavrado a marteladas. Traz à nossa memória o valor e pureza de Jesus Cristo, martelado  na terra pela dor, pelo sofrimento, pela angústia sofrida em prol da raça humana. Só o ouro fica mais macio e belo ao ser martelado, os metais baixos não servem para isto. Biblia Shedd.

5-26 Refere-se á purificação dos levitas e pode ser comparado ao relato da ordenação de Arão e seus filhos para o sacerdócio (Lv 8). Os levitas são ajudantes dos sacerdotes, e a linguagem que designa a sua consagração é um pouco diferente da empregada no caso dos sacerdotes.
Os sacerdotes eram santificados, os levitas purificados;
os sacerdotes eram ungidos e lavados, os levitas, aspergidos;
os sacerdotes recebiam roupas novas, os levitas lavavam as deles;
aos sacerdotes, o sangue era aplicado, ao passo que só era ritualmente movido no caso dos levitas.  Biblia de Estudo NVI Vida.

a água da expiação. Esta água se descreve em 19.1-10, cujas notas esclarecem a maneira pela qual aquela cerimônia simboliza a obra expiatória de Cristo, a Água da Vida. Biblia Shedd.

Para purificá-los da contaminação por terem tocado em cadáveres (comparar com 19:9, 13, 20-21; 31:23) no passado. Andrews Study Bible. [Esta prática, também extensivamente utilizada pelos essênios, é a ligação no AT do batismo de João, a purificar as pessoas de suas contaminações anteriores e o nascimento para uma nova vida, e estabelecida por Jesus como sinal da morte para a vida antiga – pela fé em Seu sacrifício – e de uma nova vida- pela fé em Sua ressurreição].

10 os filhos de Israel porão as mãos sobre eles. Sinal da aprovação do povo, para a separação e consagração dos levitas no lugar dos primogênitos, identificando-se assim com os filhos de Israel. Biblia Shedd.

Este era um ato simbólico. Alguns comentaristas pensam que fosse realizado pelos príncipes, para transferir aos levitas as obrigações da congregação relacionadas com os serviços do tabernáculo. Os levitas foram entregues a Deus em lugar dos primogênitos; e, como toda a família era santificada mediante o primogênito, assim também toda a congregação se beneficiava. CBASD, vol. 1, p. 925.

11 Arão apresentará os levitas como oferta movida. Ou “como oferta levantada/alçada”. Levantar era um gesto de dedicação (comparar Lv 7:30; 8:27, etc.). Obviamente, arão não podia levantar literalmente os levitas, portanto a expressão é figurativa. Andrews Study Bible.

15 por oferta movida. A palavra heb Tenunfah representa uma oferta que se abana perante o altar em sinal de dedicação voluntária: descreve bem a dedicação de uma vida, Rm 12.2. Biblia Shedd.

19 dediquei os levitas como dádivas a Arão e aos seus filhos (NVI). Os levitas foram dados ao Senhor para seu uso exclusivo (cf. v. 14). Agora o Senhor dá seus levitas aos sacerdotes para serem ajudantes destes na obra do ministério da adoração no tabernáculo (v. nota em 1.53). Biblia de Estudo NVI Vida.

19 para que não haja praga entre o povo de Israel. Os levitas, especialmente autorizados, afastariam os outros israelitas do perigo a quem estariam expostos se tivessem que desempenhar este trabalho. Andrews Study Bible.

20 como o Senhor tinha ordenado a Moisés (NVI). A obediência irrestrita de Moisés e dos israelitas aos mandamentos de Deus nas áreas do ritual e do sistema de governa formam um nítido contraste com as queixas do povo em oposição ao caráter amoroso do Senhor e com as violações da lealdade a Ele, que começaram a partir do cap. 9. Biblia de Estudo NVI Vida.

24 vinte e cinco anos. O censo para os serviços pesados era de trinta anos até cinquenta; pode-se, portanto, considerar este período adicional de serviços leves iguais àqueles reservados para a aposentadoria, v 26. Biblia Shedd.

Em 4.3, os limites do serviço são tidos entre os 30 e os 50 anos de idade. As fontes rabínicas sugerem que havia um aprendizado de cinco anos antes do serviço pleno. Biblia de Genebra.

26 poderão ajudar (NVI). Depois de um levita ter alcançado a idade da aposentadoria obrigatória aos 50 anos (cf. v. 25), ainda tinha liberdade para ajudar seus colegas mais jovens (talvez nas ocasiões de festas religiosa), mas já não devia fazer o trabalho difícil que realizara no vigor da mocidade. Biblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: