Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
12 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1096 palavras

1-21 O voto de um nazireu era um tipo especial de dedicação voluntária. Uma pessoa podia tomar um voto especial de separação por um período limitado de tempo, durante o qual não poderia comer e beber qualquer coisa derivada de videira e nem deveria aparar seus cabelos ou sua barba. Bíblia de Genebra.

2-21 O nazireu é aquele que se separa para a obra de Deus, por voto especial, seja penitencial ou devocional, por tempo determinado. Bíblia Shedd.

Este voto poderia ser tomado por, no mínimo, 30 dias ou por toda a vida. Era voluntário, com uma exceção – pais poderiam tomar o voto por seus filhos pequenos, fazendo-os nazireus para toda a vida [como Samuel]. … O propósito do voto do nazireado era levantar um grupo de líderes devotados completamente a Deus. Sansão, Samuel e João Batista eram provavelmente nazireus por toda a vida. Life Application Study Bible.

2 nazireu. O radical hebraico significa “separar”, “consagrar”, “dedicar”, num sentido religioso ou cerimonial. O substantivo nazir significa “consagração”, “coroa” (em sinal de consagração), e se refere também à pessoa consagrada. A expressão completa, “nazireu consagrado a Deus” (Jz 13:5, 7), denota uma pessoa plenamente dedicada ao Senhor. CBASD, vol. 1, p. 917

O nazireu ou nazarita não se deve confundir com o nazareno, cidadão de Nazaré, como era Jesus, Mt 2.23.

seja homem ou mulher. Há poucos exemplos de mulheres que fizeram o voto de nazireu. Elas precisariam cumprir condições semelhantes às exigidas dos homens. … O fato de a mãe de Sansão ter recebido a ordem de não beber vinho indica que ela talvez tenha feito um voto de nazireu temporário (Jz 13:4, 5). CBASD-Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 917.

bebida forte. Bebidas embriagantes em geral. CBASD, vol. 1, p. 917.

nem comerá uvas frescas ou secas (ARA; NVI: “Não poderá … comer uvas nem passas”).

4 nada que venha da videira. Não somente era proibida a bebida fermentada, mas também as sementes e as cascas. Durante o período de voto de um nazireu, três áreas da sua vida eram controladas: 1) dieta; 2) aparência; e 3) associações. … Uma analogia pode ser a prática de alguns cristãos que abrem mão de certos alimentos [bons] durante o período da Quaresma para aumentar a devoção espiritual a Cristo em tempos de lembrança da Paixão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

não se aproximará de cadáver. O nazireu era proibido de tocar em cadáver, de estar na mesma casa em que houvesse pessoa morta e de acompanhar o defunto à sepultura (Nm 19:11-16).  … Sansão não observou esta ordem nem várias outras (Jz 14:19; 15:8). CBASD, vol. 1, p. 918.

o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça (ARA; NVI: ”traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus”).

contaminar. A contaminação era causada pelo cadáver; não se tratava, portanto, de um ato intencional do nazireu. Até mesmo os pecados não intencionais e “ocultos” eram considerados sérios (Sl 19:12; 90:8). CBASD, vol. 1, p. 918.

11 holocausto. Isto é, sacrifício totalmente queimadoNota textual NVI.

pecou. Isto é, contraiu um estado de impureza legal e assim pecou contra Deus, pois não tomou as precauções adequadas para não entrar em contato com um cadáver. Isso pode ser comparado com a ênfase de Cristo à importância da pureza do coração (Mc 7:18-23). CBASD, vol. 1, p. 918.

12 para oferta pela culpa (ARA; NVI:”oferta de reparação”).

14 apresentará sua oferta ao SENHOR …  para oferta pelo pecado. A oferta pelo pecado se destinava a qualquer omissão de que o indivíduo fosse culpado durante os dias do voto. CBASD, vol. 1, p. 919.

de comunhão. Ou de pazNota textual NVI.

15 obreias asmas (ARA; NVI:”pães sem fermento”).

libações (ARA; NVI:”oferta derramada”).

19 nas mãos. O hebraico diz: “sobre as palmas das mãos viradas para cima” do nazireu (ver Êx 29:24; Lv 8:27). CBASD, vol. 1, p. 919.

21 afora os que as suas posses lhe permitirem. (ARA; NVI:”sem contar qualquer outra coisa que ele possa dedicar”).

22-27 A bênção que o sacerdote tinha que dar ao povo era objetiva, gradativa e completa, referindo-se primeiro ao cuidado pessoal que Deus tem pelo bem estar individual, “O Senhor te abençoe e te guarde”. Em segundo lugar, apela para maior comunhão com Deus numa autêntica vida espiritual de perdão e santificação, v 25. Em terceiro lugar, concede-se uma bênção particular de bem estar e felicidade, v. 27. Bíblia Shedd.

23 abençoareis os filhos de Israel. Arão e Moisés tinham abençoado o povo (Lv 9:22-23). Agora Deus concede aos sacerdotes uma linda e poética oração para invocá-Lo como o Deus de Israel para que Ele abençoe a nação santa com favor [misericórdia], proteção e bem estar. Esta é a “Oração do Senhor” do AT. Andrews Study Bible.

dir-lhe-eis. A palavra sugere que a bênção era pronunciada na presença de toda a congregação (ver Lv 9:22; Dt 21:5). CBASD, vol. 1, p. 919.

24-26 A bênção arônica. A tríplice repetição do nome divino Iavé (“O SENHOR” visa ao realce e também acrescenta força á expressão no v. 27: “Assim eles invocarão o Meu nome sobre os israelitas”. Cada versículo transmite dois elementos da bênção, e os versículos são progressivamente mais longos (no texto hebraico, o primeiro versículo tem três palavras, o segundo tem cinco, e o terceiro tem sete). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Essa tríplice bênção era proferida pelo sacerdote com as mãos erguidas (Lv 9.22).

A bênção que você profere não apenas beneficia aquele que a recebe – ela também demonstra amor, transmite encorajamento e provê um modelo de cuidado pelos outros. Bíblia de Genebra.

24 O SENHOR te abençoe e te guarde. Bênção dupla de vida longa e felicidade, uma proteção contra perda e pecado. CBASD, vol. 1, p. 9219

25 faça resplandecer o Seu rosto sobre ti. Isto é, mostre a Sua bondade para contigoNota textual NVI. A palavra [“resplandecer”] significa “iluminar”, “envolver em glória” (ver 1Sm 14:29; Ed 9:8; Pv 4:18; Is 60:19). CBASD, vol. 1, p. 919.

Quanto mais íntimo for o acesso do indivíduo à face de Deus, maior a sua bem aventurança. Bíblia de Genebra.

26 levante o rosto. Compare com o Salmo 4:6. Quando o rosto de Yahweh fica oculto, o desespero se apodera do crente (Dt 31:17, 18; ó 13:24). Quando Seu rosto se volta contra a pessoa, morte e destruição recaem sobre ela (Lv 17:10; Sl 30:7; 34:16; 44:24, 25; 104:29). CBASD, vol. 1, p. 919-920.

paz. Em hebraico, essa palavra é shalom, aqui vista na sua plenitude mais expressiva – não a ausência de guerra, mas um estado positivo de bem estar e de que tudo está certo. Semelhante paz provém somente da parte do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 porão o Meu nome. Deus revelou pessoalmente Seu nome (Êx 3:13-15; 6:3), que tem uma santidade inexprimível (Êx 20:7; 33:19; 34:6, 7). … A lição fundamental da expressão “porão o Meu nome sobre os filhos de Israel” se encontra no fato de que eles eram a posse particular de Deus (ver com. de Êx 19:5) e estavam associados a Ele de forma íntima (ver Dt 28:10, Jr 14:9). CBASD, vol. 1, p. 920.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: