Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 5 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
11 de fevereiro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

Evite perigos que o inimigo prepara tentando arruinar-te. Não faça hoje de teu coração um lixeiro espiritual para que amanhã ele não seja um depósito de lixo diabólico. Ao levantar-se, busque alimentos nobres para que tua mente não fique pobre…

Comece o dia lendo a Palavra de Deus, medite nela o dia todo. Junte-se a milhares de leitores que hoje focam seus olhos no quinto capítulo de Números; o qual pode ser assim estruturado, conforme R. Dennis Cole:

1. Isolamento dos portadores de diversas doenças (vs. 1-4);
2. Restituição pelas ofensas (vs. 5-10);
3. Caso da esposa suspeita de adultério (vs. 11-31).

Deus preza pela saúde física (vs. 1-4), pela saúde emocional/relacional (vs. 5-10) e pela saúde espiritual (vs. 11-31). Deus não quer Seu povo contaminado com doenças que o debilita na jornada desta vida, nem pecados que atrapalham na caminhada, nem desvios espirituais que tiram o foco do alvo correto.

Boa parte do texto lida com o ciúme por motivos corretos ou doentios. “O ciúme tem destruído muitos casamentos”, declarou Charles E. Wittschiebe. Portanto, seja cristão de verdade, sirva ao Senhor em toda Sua vontade.

Ciúmes podem surgir da atitude incorreta do cônjuge com alguém do sexo oposto, ou da fértil imaginação da mente doentia, imatura e insegura do cônjuge que vê o que não existe, causando sofrimento a quem diz amar. Como agir quando há suspeita e não se admite o erro?

“O texto descreve um teste que deve ser aplicado a uma esposa cujo marido está suspeitando de sua fidelidade. Deus prometeu agir através de ritos para purificar uma esposa inocente, ou para identificar aquela que é culpada. Esse rito lembra-nos de que se nós mesmos não lidarmos com os nossos pecados, da mesma maneira como a esposa culpada, iremos ‘levar nossa iniquidade’” (Lawrence O. Richards).

Enfim, notam-se as seguintes verdades teológicas:

1. Deus não é causador de problemas, Ele sempre tem a solução para nossos problemas.
2. Deus oferece solução aos problemas antes que eles surjam na vida de Seu povo.
3. Deus é atencioso, cuidadoso e dedicado ao Seu povo desejando-lhe o melhor.
4. Deus conhece nossas fraquezas e oferece-nos auxílio antes que necessitemos.

A graça divina se revela frente a cada necessidade humana! Aleluia!

“Senhor, restaura-me!” – Heber Toth Armí.


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Você menciona que Deus não é causador de problemas, mas qual foi a solução para aqueles que foram colocados fora do arraial? Qual assistência recebiam? Nós sabemos que eles eram hostilizados.

Comentário por Eliane Arcenio

Prezada Eliane,
encaminhamos seu questionamento ao pastor Heber. Tão logo ele responda postaremos aqui sua resposta.
Um abraço

Comentário por jquimelli

Prezada Eliane, segue resposta encaminhada pelo pr Heber:
“Olá Eliane!
Excelente observação e é importante tua questão!
É interessante notar que Deus toma providências para o bem do todo. A lepra era contagiosa, sem esse afastamento, a família do leproso, a tribo do leproso, a nação do leproso, o continente do leproso e o mundo do leproso ficaria todo contaminado. Aí o caos estaria estabelecido!
Foi com o intuito de impedir uma pandemia que Deus orientou que os contaminados com algum tipo de doença contagiosa ficassem de repouso, afastados, retirados da comunidade de pessoas; assim como muitos médicos atualmente fazem ao colocar um paciente com uma doença contagiosa em um quarto isolado onde não pode receber visitas (o versículo 3 dá a razão pela qual o povo recebeu tais orientações: “para que não contaminem o arraial, no meio do qual Eu habito” – disse Deus!).
Ampliando…, as doenças contagiosas que contaminavam as pessoas que entravam em contato com o doente, ilustram a contaminação do pecado e como Deus não tolera esse mal. A presença de Deus exige santidade, quem não está disposto a abrir mão de seu pecado deve ficar longe de Sua presença – desta forma, o povo recebia lições espirituais de situações físicas!
Jesus morreu na cruz para tirar o pecado do mundo (de nós pecadores), só quem aceita que Jesus opere essa cirurgia arrancando o pecado de nós poderemos ter acesso ao Céu e a companhia dos filhos de Deus. Jesus liberta da lepra e restaura os contaminados ilustrando o que fará no futuro com os que permitem ser libertos do pecado e restaurados por Ele (ver Marcos 1:40-44; 5:25-34; etc.).
De forma simples e resumida, essa é a resposta à tua pergunta! Que Deus te abençoe!”

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: