Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
10 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1113 palavras

O quarto capítulo nos lembra de: 1) A variedade dos dons e de deveres na igreja de Deus, Ef 4.7-12; 1 Co 12. Há trabalho para todos, e por isso devemos nos animar ao serviço, e há um serviço especial para cada um, o que deve nos tornar humildes com respeito à nossa posição na obra; 2) O caráter de Deus a Quem servimos (para que não morram, v 20), Hb 12.28-29. Bíblia Shedd.

2 Os coatitas, gersonitas (4:21) e meraritas (4:29) eram famílias dos levitas a quem eram designadas tarefas especiais na adoração de Israel. Para desempenhar os trabalhos descritos neste capítulo, um levita deveria ter entre 30 e 50 anos de idade. Esperava-se que desempenhasse suas tarefas como descritos em detalhes aqui. De fato, falhar nisso poderia significar morte (4:20). A adoração ao santo Deus não deve ser realizada relaxadamente.  Life Application Study Bible.

da idade de trinta anos para cima (tb. v. 23, 30, 35, 39, 43, 47). Estes homens estariam no auge da forma física e bem capacitados para a obra de transportar o tabernáculo e seus equipamentos. … os trinta anos marcavam a idade na qual um judeu era considerado maduro e preparado para assumir todas as responsabilidades de seus direitos e privilégios (ver Lc 3:23). Após os 50 anos, um levita não era obrigado a prestar serviços, mas devia apenas ajudar no tabernáculo, de acordo com sua capacidade (Nm 8:25, 26). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 909.

Ficamos sabendo em 8.24 que a idade inicial para o começo do serviço era 25 anos; talvez os 5 primeiros anos fossem algo como um estágio. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deve se notar que a idade é de 30 anos para cima. Essa é a idade em que Jesus começou Seu ministério. CBASD, vol. 1. p. 912.

neste serviço (ARA; ARC: “neste exército”. Tb. no v. 23). O hebraico pode significar “combater este combate” que nos faz lembrar as palavras que Paulo aplicou à vida de um missionário, a luta contra as obras de Satanás, 2 Tm 4.6-8, as quais Cristo veio para destruir, 1 Jo 3.8. Bíblia Shedd.

A expressão provém de uma palavra hebraica que designa um exército em formação organizada, e é assim empregada vez após vez nas Escrituras. Também pode ser traduzida por “batalha”, numa referência às operações de combate de que recrutas e oficiais deviam participar. Neste versículo, refere-se aos deveres sagrados de um soldado de Deus. O cristão de hoje compreende isso como o serviço de um soldado da cruz. CBASD, vol. 1. p. 909.

4 É este o serviço. Os coatitas carregavam os móveis sagrados e outros itens, depois que os sacerdotes os cobriam. Os gersonitas transportavam as cortinas (exceto o véu interior; v. 5) e outros objetos e coberturas do santuário. Os meraritas transportavam todo o restante, incluindo os elementos sólidos da estrutura do santuário (tábuas, barras, pilares, bases, etc.). Andrews Study Bible.

coisas santíssimas. A despeito do fato de o cuidado principal dessas coisas santas ter sido entregue aos coatitas, eram proibidos de tocar nelas (v. 15) ou até mesmo olhas para elas (v. 20), sob pena de morte. Todo o trabalho dos coatitas devia ser rigorosamente supervisionado por Arão e seus filhos, e somente os sacerdotes podiam tocar nas coisas santas e olhar para elas, quando não estavam cobertas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

véu de cobrir. Ver Êx 35:12; 39:34 e Lc 23:34. Aqui se faz referência ao véu que dividia o lugar santo do santíssimo (Êx 26:31-33). CBASD, vol. 1. p. 909.

todo azul. A arca era o único item do mobiliário sagrado a ser coberto com um pano azul (ou violeta), quando carregada de um lugar para outro, para ser diferenciada. CBASD, vol. 1. p. 910.

11 altar de ouro. O altar de incenso, coberto de outro. CBASD, vol. 1. p. 910.

13 um pano de púrpura. O pano de púrpura ou vermelho escuro devia ser usado como uma marca distintiva, pois esse era o altar dos holocaustos que ficava no átrio, e não no lugar santo. CBASD, vol. 1. p. 910.

15 então. Os levitas só tinham permissão de tocar as coisas santas depois de elas serem cobertas e embaladas por Arão e pelos sacerdotes; os coatitas apenas levantavam a carga e a levavam (v. 12-14). CBASD, vol. 1. p. 910.

para levá-lo. Os levitas eram os carregadores costumeiros (2Sm 15:24). Somente em duas ocasiões incomuns outros arranjos foram feitos (1Sm 6:8; 2Sm 6:3). CBASD, vol. 1. p. 910.

16 Eleazarficará encarregado. O sumo sacerdote podia aproximar-se das coisas santíssimas a favor do povo. Se ele não pudesse fazer isso, não poderia haver nenhuma adoração por parte da comunidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 Não deixareis que a tribo das famílias dos coatitas seja eliminada. Não deixe que os coatitas sejam mortos por negligenciar o dever de supervisão. Se os sacerdotes fossem descuidados, os coatitas provavelmente seguiriam o exemplo deles e seriam condenados. CBASD, vol. 1. p. 911.

Isto significa que Moisés e Arão devem evitar que estas famílias caiam em pecado, impedindo-as de terem contato com as coisas sagradas; semelhantemente, o crente deve estar pronto a evitar ocasiões de tropeço aos seus semelhantes, Mc 9.2. Bíblia Shedd.

19 para que vivam. A recompensa dos fiéis, conforme prometida hoje, é a imortalidade, cuja origem se encontra em Jesus Cristo (Mt 19:17, 29; Jo 1:4; 6:47; Ap 21:27). CBASD, vol. 1. p. 911.

25 peles finas. A cobertura mais exterior (Êx 26:14; ver com de Êx 25:5). CBASD, vol. 1. p. 911.

27, 28 Os gersonitas poderiam receber instruções de qualquer dos filhos de Arão, mas eram diretamente responsáveis somente perante Itamar. As linhas de autoridade e prestação de contas eram claramente estabelecidas para todos. Ao você trabalhar com outros do serviço de Deus, esteja claro que as linhas de autoridade entre você e aqueles com quem você trabalha estejam claramente entendidas. Boas comunicações contróem bons relacionamentos. Life Application Study Bible.

28 Itamar. Este filho de Arão era o superintendente de todas as coisas físicas do tabernáculo, assim como o outro filho sobrevivente, Eleazar, era o herdeiro da parte espiritual do serviço religioso, o sacerdócio das ofertas, v 16. Bíblia Shedd.

31 obrigação. O dever dos meraritas era transportara estrutura do tabernáculo em si. Eles também usavam carros (Nm 7:8). Seus fardos deviam ser muito mais pesados do que os carregados pelos coatitas, pois consistiam de todas as partes sólidas da estrutura, com seus acessórios. CBASD, vol. 1. p. 911.

32 nome por nome. Ou seja, atribuição individual de um objeto em particular para determinada pessoa. CBASD, vol. 1. p. 912.

38 Os que foram contados. Esteato constante de numerar enfatiza o fato de que Deus conhece cada indivíduo do Seu rebanho, e tem cuidado dele. Também nos ensina que a obra de Deus se calcula e se planeja com grande exatidão, Lc 14.28. Bíblia Shedd.

48 O número dos levitas foi de 8.580, aparentemente muita gente para o serviço religioso; entretanto, cabia-lhes o cultivo espiritual de todas as tribos. Sua grande missão era servir ao Senhor no meio do Seu povo. Nota-se aqui a distribuição criteriosa do serviço da casa de Deus. No NT também se vê esta preocupação no serviço do Senhor, Ef 4.11, 12; 1 Co 12.28. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: