Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
9 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1290 palavras

1-8 A missão dos levitas. Números é o livro dos levitas, assim como Levítico é o livro dos sacerdotes. Dá-se especial importância ao culto divino. A tribo de Levi é separada para o serviço do Senhor, o serviço do santuário. Isto revela o interesse de Deus pelos homens, e a importância que devemos dar ao culto que Lhe prestamos. Bíblia Shedd.

Distinções nítidas são feitas aqui entre a casa sacerdotal (os filhos de Arão) e os levitas. Esses últimos deviam ser ajudantes dos sacerdotes e, ao cumprirem seus deveres, serviam não somente a Arão, mas também à nação inteira. Bíblia de Estudo NVI Vida.

São estas, pois as gerações. Esta é uma fórmula comum que aparece com frequência em Gênesis (10:1; 11:10, 27; 25:12, 19; 36:1, 9). Trata-se de um título usado para introduzir uma nova seção da narrativa. … Introduzo relato ou a história das pessoas mencionadas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 903.

de Arão e de Moisés. Arão é mencionado aqui em primeiro lugar, porquanto a sua família é o assunto do capítulo. Bíblia de Genebra.

O ofício de Moisés, muito embora mais elevado que o de Arão, era pessoal e não ligado à tribo, ao passo que Arão foi o progenitor de uma longa e distinta linhagem de sacerdotes. CBASD, vol. 1, p. 903.

os sacerdotes ungidos. A unção de Arão e seus filhos como sacerdotes do Senhor é descrita em Êx 29. Bíblia de Genebra.

ungidos. O termo hebraico traduzido por “ungido” (mashiah) veio posteriormente a ser o título específico do Mesias (Cristo); v. nota textual NVI em Mt 1.17 [“Cristo. Ou Messias. Tanto Cristo (grego) como Messias(hebraico) significam Ungido; também em todo o livro de Mateus.”]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 Nadabe e Abiú. Há grande ênfase sobre o pecado de Nadabe e Abiú, que se menciona cinco vezes em Números. Bíblia Shedd.

A proximidade com a santidade de Deus requer santidade e obediência da parte dos seus sacerdotes. Por todos os tempos, a morte dos filhos recém consagrados de Arão serve para advertir os ministros de Deus a respeito das suas tarefas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

perante o Senhor. Esta expressão, que aparece duas vezes no versículo, parece colocar ênfase não na morte anormal dos dois sacerdotes, mas na tristeza do Senhor em relação ao incidente. CBASD, vol. 1, p. 904.

fogo estranho. Literalmente, “fogo ilegal” ou “fogo não autorizado”. CBASD, vol. 1, p. 904.

não tiveram filhos. Se Nadabe e Abiú tivessem filhos, estes, e não Eleazar e Itamar, teriam sucedido Arão no sumo sacerdócio. Todas as famílias sacerdotais traçavam sua ascendência até Eleazar e Itamar. CBASD, vol. 1, p. 904.

diante de Arão. Literalmente, “perante o rosto de Arão”, que significa “durante o tempo de vida de Arão”. CBASD, vol. 1, p. 904.

cumpram seus deveres. É a parte prática de uma vida religiosa. … A mensagem geral do livro de Números tem dois lados: o fracasso do homem e a vitória das promessas de Deus. Bíblia Shedd.

10  o estranho (ARA; NVI: “qualquer pessoa”). Qualquer pessoa sem autorização. Os serviços do tabernáculo poderão ser realizados somente mediante a ordem expressa do Senhor. … Se os filhos de Arão foram mortos no início de seus deveres, como uma pessoa desautorizada ousaria mesmo em violar os limites? Cf v. 38; 18.7. Bíblia de Estudo NVI Vida.

A palavra não tem, neste versículo, o mesmo significado que em Números 1:51, onde o termo denota um não levita. Aqui inclui os levitas; na verdade, refere-se em especial a eles. Os levitas comuns não tinham permissão de participar na esfera exclusiva da atividade de Arão e de seus filhos. A violação dessa ordem divina foi um dos pecados de Jeroboão, pois ele permitiu que não levitas desempenhassem funções sacerdotais (ver 1Rs 12:25-33). CBASD, vol. 1, p. 905.

Arão e seus filhos são indicados ao sacerdócio. Existe um tremendo contraste entre o sacerdócio de Arão no Antigo testamento e o de Cristo no Novo Testamento. Arão e seus descendentes eram os únicos que poderiam desempenhar as atribuições dos sacerdotes e se aproximar do lugar de habitação de Deus. Agora, que Cristo é nosso Sumo Sacerdote – bosso intermediário perante Deus – qualquer um que O siga é também chamado de sacerdote (1 Pe 2:5, 9). Agora todos os cristãos podem se aproximar da presença de Deus sem medo porque o próprio filho de Deus encoraja Seus filhos a fazer deste modo. Podemos superar a culpa quando temos um especial relacionamento com Deus baseado no que Cristo fez por nós. Life Application Study Bible.

aproximar. A palavra não quer dizer chegar perto no âmbito físico, em sentido comum, mas realizar qualquer função sagrada do sacerdócio. CBASD, vol. 1, p. 905.

12 em lugar de todo primogênito. Os levitas foram separados para o serviço do Senhor, em lugar dos primogênitos de Israel, poupados do extermínio histórico dos primogênitos do Egito, por ocasião da primeira Páscoa, Êx 11 e 12. O total deles foi de 22.000 machos de um mês para cima, v. 39. Bíblia Shedd.

Todo ser humano pertence, em primeira instância, a Deus, mas aqui o Senhor reivindica aqueles que foram tirados do Egito como Suas primícias. CBASD, vol. 1, p. 905.

A contagem dos levitas corresponde àquela das demais tribos nos caps. 1 e 2, excetuando-se que todos os do sexo masculino a partir de um mês de idade, e não de 20 anos, deviam ser contados. Os levitas não estavam sendo alistados para a guerra, mas para serviços especiais no recinto sagrado do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ver Nm 18:6. Os primogênitos só eram resgatados quando completavam um mês de vida. Portanto, os levitas que assumiam o lugar deles só eram contados a partir dessa idade. CBASD, vol. 1, p. 905.

14-37 São identificados aqui os clãs dos levitas e são prescritos seus vários deveres: os gersonitas deviam cuidar das estruturas maiores do tabernáculo (vs. 21-26), os coatitas cuidariam dos móveis interiores (vs. 27-32) e os meraritas cuidariam das porções menores da estrutura (vs. 33-37). Bíblia de Genebra.

17 filhos de Levi. As três principais divisões dos levitas em Jerusalém, após o exílio, foram traçadas até chegar aos três homens mencionados neste versículo (Gn 46:11; Êx 6:16; ver Nm 26:57). CBASD, vol. 1, p. 905.

23 atrás do tabernáculo, ao ocidente. A expressão “ao ocidente” quer dizer, literalmente, “para o mar”, numa referência ao Mediterrâneo. CBASD, vol. 1, p. 906.

25, 26 Os filhos [descendentes] de Gérson ficam incumbidos de cuidar do exterior do templo do tabernáculo, sendo os vigias desse templo portátil. Bíblia Shedd.

38 Os que se acamparão diante do tabernáculo, ao oriente, … serão Moisés e Arão. Moisés e Arão deviam acampar defronte ao tabernáculo da congregação, tendo o direito exclusivo de se aproximarem do santuário. Bíblia de Genebra.

Moisés. O líder tinha posição de honra no arraial, um lugar central que lhe dava fácil acesso a todas as partes. CBASD, vol. 1, p. 907.

com seus filhos. Os sacerdotes ficavam acampados a leste do tabernáculo, o lugar de honra. CBASD, vol. 1, p. 907.

teria de ser executada. O serviço no tabernáculo era um ato de misericórdia, um meio para o povo comparecer diante de Deus. Mesmo assim, era marcado por rigorosa disciplina – tinha de ser feito da maneira que Deus ordenava. A soberania de Deus ficava evidente nas limitações que Ele impunha sobre os meios de aproximar-se dEle. Bíblia de Estudo NVI Vida.

39-49 Os varões primogênitos dentre os israelitas deviam ser remidos através da dedicação dos levitas ao serviço de Deus. Foi pago dinheiro pelo número de varãos primogênitos que excediam ao número dos levitas (vs. 46-49). Bíblia de Genebra.

40-51 O recenseamento da tribo de Levi foi feito depois da contagem oficial dos primogênitos de Israel, para processar a troca oficial dos mesmos pelos filhos de Levi que substituiriam os primogênitos no culto que prestariam ao Senhor no tabernáculo, como propriedade exclusiva de Deus. Como os primogênitos de Israel excederam em número aos levitas em 273 almas, foi exigido para seu resgate um pagamento em dinheiro, num total de 1.365 ciclos do santuário, quantia essa entregue aos filhos de Arão que representavam o sacerdócio do Senhor. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: