Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1021 palavras
1-34 Narra a ordem e a disposição das tribos acampadas e em viagem. As doze tribos eram divididas em quatro grupos de três tribos cada grupo, formando assim quatro exércitos. Bíblia Shedd.

Os levitas acamparam-se ao redor do tabernáculo (1.53). Nas marchas, as tribos deveriam seguir umas às outras, na mesma ordem segundo a qual foram mencionadas. Comparar essa disposição com a cidade quadrangular em Ap 21.16, o lugar de habitação final de Deus com os homens. Bíblia de Genebra.

O formato das quatro divisões da tribo de Levi encontram-se em Números 3:23, 29, 35 e 38. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 899.

O segundo capítulo nos ensina: 1) Deus é um Deus de ordem, 1 Co 14.33, 40; 15.23; 2) A união da diversidade é um grande princípio da vida, Ef 4.7-12; 3) A presença de Deus no centro de tudo (v. 17), é o lugar da reunião da Igreja inteira, Sl 46.5; 4) A simetria espiritual deve ser cultivada, não havendo desigualdade nem o desenvolvimento de uma parte só, prejudicando assim as demais, Ap 21.16. … A distância entre o Monte Sinai e a Terra Prometida era de apenas quinze dias de marcha. A Lei e a Promessa ficam próximas. Bíblia Shedd.

2 estandarte … insígnias. O estandarte pertencia a um grupo mais amplo (v. 3, 10, 18, 25), ao passo que cada grupo familiar exibia sua “insígnia”. CBASD, vol. 1, p. 899.

A nação de Israel foi organizada de acordo com as tribos por várias razões: 1) Era um modo efetivo de gerenciar e governar um grande grupo. 2) Tornou mais fácil a divisão da terra prometida. 3) Era parte da sua cultura e herança (as pessoas não eram conhecidas por um sobrenome, mas pela família, clã e tribo). 4) Tornou mais fácil manter genealogias detalhadas, e genealogias eram o único modo de provar fazer parte da nação escolhida por Deus. 5) Tornou a viagem muito mais eficiente. As pessoas seguiam o estandarte da tribo (um tipo de bandeira) e portanto permaneciam juntos, evitando que se perdessem. Life Application Study Bible.

A tradição judaica faz crer que os emblemas tribais correspondiam, quanto às cores, às 12 pedras no peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.15-21). A tradição também sustenta que a bandeira da tríade liderada por Judá tinha a figura de um leão, a de Rúben, a figura de um homem, a de Efraim, a figura de um boi, e a de Dã, a figura de uma águia (v. os quatro seres viventes descritos em Ez 1.10; cf. Ap 4.7). Mas não há confirmação independente dessas tradições. Bíblia de Estudo NVI Vida. [Existe ainda interpretação que relaciona os quatro evangelhos a estas figuras, relacionando-as a aspectos do ministério de Jesus: realeza, humanidade, serviço, divindade].

3-7 ao lado oriental … o estandarte do arraial de Judá. Por ser a tribo preeminente, a Judá foi designado o leste, a posição de honra.  CBASD, vol. 1, p. 900. [A leste do tabernáculo ficavam as tribos de Judá (tribo líder), Issacar e Zebulom, filhos de Lia (cf Gn 29-30).]

10 O estandarte do arraial de Rúben … estará para o lado sul. Rúben era o mais velho dos 12 filhos de Jacó (Gn 35:23), mas perdeu o direito à honra e às prerrogativas do primogênito por causa da instabilidade de seu caráter. CBASD, vol. 1, p. 900. [Ao sul do tabernáculo ficavam as tribos de Rúben (tribo líder) e Simeão, filhos de Lia, e Gade, filho de Zilpa (cf. Gn 29-30).]

17 O arraial dos levitas. A posição que os levitas ocupavam na peregrinação. Por causa da sua missão, os levitas ficavam ao redor do tabernáculo. Bíblia Shedd.

18-25 O estandarte do arraial de Efraim. Os dois filhos de Raquel (José e Benjamim) estavam a oeste. Os dois filhos de José, Manassés e Efraim, receberam uma bênção especial do avô deles, Jacó, mas o filho mais jovem, Efraim, recebeu precedência sobre Manassés (Gn 48.5-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O terceiro exército, das tribos de Efraim, Manassés e Benjamim. Assim acampavam juntos os descendentes de Raquel. Bíblia Shedd.

25 O estandarte do arraial de Dã estará para o norte. Dã era filho de Jacó e Bila (Gn 30:6; 35:25). … A posição exaltada de Dã nas circunstâncias deste versículo contrasta com as profundezas em que a tribo caiu posteriormente; pois se estabeleceu entre os pagãos, foi eliminada do registro sagrado e não é mencionada entre as 12 tribos da nova Jerusalém (ver Jz 18; Ap 7:5-8). CBASD, vol. 1, p. 901. [Ao norte do tabernáculo ficavam as tribos de Dã (tribo líder) e Naftali, filhos de Bila e Aser, filho de Zilpa (cf. Gn 29-30). A ordem das tribos tentava agrupar as tribos que eram descendentes das mesmas mães. Apenas os filhos de Zilpa, Aser e Gade, foram separados (norte e sul).]

33 Mas os levitas não foram contados entre os filhos de Israel. Os levitas eram oficiais e guardas no santuário (ver 1:47-53). Ao invés de acampar a uma distância do santuário como as outras 12 tribos (2:2), os levita deveriam acampar próximo, ao redor dele (1:50), como um cordão protetor. Haviam 13 tribos descendentes dos 12 filhos de Jacó/Israel porque Jacó deu a José uma herança dupla ao adotar seus filhos, Efraim e Manassés, como seus próprios (Gn 48). Andrews Study Bible.

34 Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés. Assim como em 1.54, essas palavras de obediência total formam um contraste com a tolice posterior de Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

junto às suas bandeiras … cada um com o seu clã e com a sua família. Realização importante para um povo tão numeroso, tão recentemente escravizado e, mais recentemente ainda, uma turba desorganizada. Talvez fosse a boa ordem reinante nesse acampamento que tivesse levado Balaão a dizer: “Quão belas são as suas tendas, ó Jacó, as suas habitações, ó Israel!” (24.5). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os capítulos 1 e 2 informam o tamanho e a disciplina da hoste israelita. O centro das atenções era o tabernáculo, o lugar da morada de Deus. Yahweh estava no meio deles (Dt 4:7; 23:24; Sl 78:52, 53; ver Rm 8:31), provendo garantia de esperança, segurança e progresso. … O temor e a reverência que o tabernáculo inspirava se deviam ao fato de Yahweh habitar ali. A separação do lugar da presença divina das ocupações da vida diária ajudava a inspirar respeito pela autoridade e um sentido de disciplina entre o povo. Atualmente, a igreja é como um exército em marcha, e o Senhor está com ela (ver 2 Co 6:16; 1 Pe 2:9).  CBASD, vol. 1, p. 901.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: