Reavivados por Sua Palavra


LEVÍTICO 27 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
6 de fevereiro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

943 palavras

1-34 O capítulo final das instruções divinas a Israel trata dos presentes prometidos a Deus por israelitas que, provavelmente em grandes dificuldades, tinham feito um voto. Bíblia de Genebra.

Algumas pessoas faziam votos apressados ou irrealistas [não cumpríveis]. Para levá-los a pensar antes, uma penalidade de 20 por cento era colocada em cada item resgatados através de dinheiro. Life Application Study Bible.

Quando alguém fizer voto com respeito a pessoas, estas serão do SENHOR, segundo a sua avaliação (ARA; NVI: “Se alguém fizer um voto especial ao SENHOR, faça-o conforme o devido valor”).

voto. Sendo que nem toda pessoa que fazia votos teria a oportunidade de servir no Tabernáculo, os que não o podiam fazer pagariam seus votos através de grandes ofertas. Bíblia Shedd.

O voto era feito mediante a condição de que Deus cumpriria aquele desejo ou pedido. … O voto ideal brota de um coração transbordante de amor para com Deus e é dotado do desejo sincero de fazer algo por Ele, sem nenhuma busca por recompensa. CBASD, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 885-886.

tua avaliação.O preço pelo qual uma pessoa podia ser resgatada era estipulado por Deus, por uma escala graduada de acordo com o sexo e a idade. … Deve-se observar que a diferença de preço baseava-se na idade e não na classe social. O sumo sacerdote não valia mais do que um trabalhador comum, se ambos tivessem a mesma idade. CBASD, vol. 1, p. 886.

cinquenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário (ARA; NVI: “seiscentos gramas de prata, com base no peso padrão do santuário”).

torna-se santo. O animal prometido em oferta não podia ser trocado por outro (v. 10). As pessoas nos dias de Malaquias escolhiam os piores animais depois de terem prometido por voto que ofereceriam os melhores (Ml 1.13, 14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 O sacerdote o avaliará, seja bom ou mau (ARA; NVI: “o avaliará por suas qualidades”).

16 semente necessária. Se um homem dedicasse um campo, a avaliação seria feita de acordo com a semente necessária para a semeadura. CBASD, vol. 1, p. 886.

Aqui vemos a ideia do alqueire, que é uma medida de semente. Hoje, avaliamos o terreno com alqueires vinculados a medidas métricas, o que é injusto, pois algumas áreas de pântano, rochas ou florestas, são impróprias para semente, e desvalorizadas. O valor real da terra é a ceifa que produz. Bíblia Shedd.

gômer pleno de cevada (ARA; NVI: “barril de semente de cevada”).

17 segundo a tua plena avaliação, ficará (ARA; NVI: “o valor será integral”).

20 nunca mais se resgatará (ARA; NVI: “não poderá mais ser resgatada”).

22 dedicar. O verbo em hebraico é hiqdish, “causar a ser qadosh, ou santo”. Não é exatamente “santificar” no sentido ético-religioso: é “separar para o serviço de Jeová” (que é uma parte integrante de ser santo). Esse campo não era livre para ser dado à obra de Deus, já que haveria de voltar para a família que o herdou; era apenas emprestado. Bíblia Shedd.

26 O que já havia sido divinamente decretado e que pertencia ao Senhor não podia ser votado a Ele. Seria um contra-senso oferecer em voto ao Senhor aquilo que já Lhe pertencia. Bíblia Shedd.

27 do Ano do Jubileu. Isto explica porque o [conteúdo do] cap. 27 deveria vir ao final de levítico. Para ser entendido, deveria ser colocado após a legislação do Jubileu no cap. 25, que é ligado ao cap. 26 como uma unidade com foco na aliança entre o povo de Deus e a terra. Andrews Study Bible.

28 dedicar irremissivelmente. Esta expressão é uma maneira de traduzir uma palavra mais forte do que dedicar. Em hebraico é haram, que é reservar irrevogavelmente para alguma finalidade. Bíblia Shedd.

Esse voto solene, era, provavelmente, proferido contra líderes nacionais, com frequência em tempos de guerra (Nm 21:2; 1Sm 15), ou contra aqueles que praticavam idolatria (Dt 13.16; 20.17). Bíblia de Genebra.

No contexto de guerra santa ou punção, o mesmo termo hebraico pode se referir a dedicar pessoas e coisas a Deus com o propósito de sua posterior destruição (ex: Êx 22:20; Nm 21:2-3; Dt 7:2; 20:16-17; Js 6:17; 7:12; Jz 21:10-11). Andrews Study Bible.

O pecado de Acã foi ainda mais grave porque furtou o que tinha sido devotado ao Senhor (Js 7.11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 Ninguém que dentre os homens for dedicado irremissivelmente ao SENHOR se poderá resgatar; será morto (ARA; NVI: “Nenhuma pessoa consagrada para a destruição poderá ser resgatada; terá de ser executada”). Saul pecou nesse assunto quando não destruiu totalmente os amalequitas. Bíblia de Estudo NVI Vida. [O que causou, em última análise, os problemas porque Ester passou, porque Hamã era amalequita].

30 O dízimo do grão podia ser resgatado [para ser usado como semente], mas o do gado não (v. 33). CBASD, vol. 1, p. 887.

32 tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR (AR; NVI: “um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor será consagrado ao SENHOR”). As ovelhas eram contadas uma a uma conforme passassem debaixo do cajado do pastor. Bíblia Shedd.

Os escritores rabínicos explicam esse texto do seguinte modo: Quando um homem devia dar o dízimo de suas ovelhas ou gado, ele trancava todo o rebanho em um curral, no qual havia apenas uma porta estreita que deixava passar apenas um animal de cada vez. O homem, prestes a dar o dízimo ao Senhor, ficava na porta com um cajado na mão, cuja extremidade era tingida de vermelho ou ocre avermelhado. As mães das crias ficavam do lado de fora. Quando a porta era aberta, as crias corriam para as mães e, quando passavam, o dono tocava um animal em dez com o cajado, marcando-o com a cor. Se fosse forte ou fraco, perfeito ou defeituoso, seria dado como dízimo legítimo. CBASD, vol. 1, p. 887.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: