Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
29 de dezembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

1080 palavras

28.1 – 30.3 Tendo revelado o modelo do santuário terreno (25.1-27.21), Deus agora revelava os regulamentos para o ministério sacerdotal do santuário. Bíblia de Genebra.

para que me sirvam como sacerdotes. Pessoas separadas para servir conscientemente a Deus, que sempre mantém um preparo e pureza de vida. Bíblia Shedd.

Em primeiro lugar e mais importante, os sacerdotes deviam servir como mediadores entre Deus e os homens. … Além dos seus deveres cerimoniais, tais como oferecerem sacrifícios e cuidarem do lugar da adoração, atuavam como juízes (Dt 17.8-13), dispensavam bênçãos (Nm 6.22-27), apresentavam oráculos (Nm 27.21) e ensinavam a lei divina ao povo (Dt 33.10). Bíblia de Genebra.

Os sacerdotes ofereciam ofertas de sacrificais e presentes e serviam como professores da lei, constantemente lembrando o povo de suas obrigações da aliança (Dt 31:9-13; Ne 8:2-3; Jr 18:18). Andrews Study Bible.

Nadabe e Abiú. Esses dois filhos de Arão foram mortos devido às suas atividades ilegais (Lv 10.1-2). Arão foi sucedido por Eleazar. Bíblia de Genebra.

Farás vestes sagradas. As vestimentas do santo sumo sacerdote de Deus tinham uma importância máxima. Visavam a beleza e eram feitas dos mesmos materiais caros que o tabernáculo. Bíblia de Genebra.

as vestes. [Tinham a finalidade de] destacar a honra e a glória do ofício do sacerdote e para embelezar o culto do tabernáculo. Bíblia Shedd.

a estola sacerdotal. Essa peça de linho, sem mangas, enfeitada com fios coloridos, era feita de material caro e descia desde o peito até a cintura. Possuía tiras nos ombros, com duas pedras de ônix gravadas com os nomes das tribos e um cinto (39-2-7). O peitoral, que continha o Urim e o Tumim, era seguro à estola por meio de duas argolas de ouro (v. 27; 1Sm 23.9-10). Bíblia de Genebra.

ombreiras. Grandes broches de pedras preciosas para prender o peitoral às demais vestes superiores do sumo sacerdote. Bíblia Shedd.

cinturão. Visava, segundo parece, a firmar as partes de frente de de trás do colete sacerdotal ao corpo do sacerdote. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 filhos de Israel. A expressão comumente se refere aos israelitas em geral, mas aqui é a lista das tribos que vai ser gravada, os filhos físicos de Jacó, que recebeu o nome de Israel, cujos filhos todos fundaram tribos israelitas. Bíblia Shedd.

12 Arão levará os nomes em seus ombros. Para simbolizar o fato de que o sumo sacerdote representa todo o Israel quando ministra no tabernáculo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

colete sacerdotal (NVI; ARA: estola sacerdotal; NKJV: éfode). O éfodeera um colete (veste) aonde eram presos sinos e pedras semipreciosas contendo o nome das tribos de Israel. Andrews Study Bible.

15 faça um peitoral de decisões (NVI;ARA: peitoral do juízo). Por meio do Urim e do Tumim. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Se chama do juízo porque estes objetos eram usados para consultar a vontade divina. Bíblia Shedd.

22 correntes. Cordinhas de fio de ouro retorcidas ligavam o peitoral às tiras dos ombros da estola sacerdotal. Bíblia de Genebra.

29 sobre o coração. A obra do sacerdote é interceder perante Deus em favor de todo o Seu povo. Jesus, fiador da superior Aliança, sempre intercede por nós (Hb 7.20-25). Bíblia Shedd.

30 Urim e o Tumim. Objetos utilizados para se conhecer a vontade de Deus. Bíblia Evangelismo em Ação NVI.

A expressão hebraica provavelmente significava “as maldições e as perfeições”. A palavra hebraica Urim começa com a primeira letra do abecedário hebraico (alef), ao passo que Tumim começa com a última letra (tau) [cf “o Alfa e o Ômega”, de Ap. 1.18. Cf. Bíblia de Genebra]. Eram sortes sagradas, muitas vezes lançadas em tempo de crise para determinar a vontade de Deus (v. Nm 27.21). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Urim significava uma resposta “não” e Tumim significava uma resposta “sim”. A Bíblia não indica o projeto (design) os objetos. Eram utilizados em tempos de crises para discernir a vontade de Deus (Nm 27:21; 1Sm 28:6). Andrews Study Bible.

Não há qualquer indício sobre o que esses objetos eram ou como funcionavam – talvez fossem pedras de cores diferentes, ou dois pequenos objetos gravados com símbolos ou letras do alfabeto. Bíblia de Genebra.

35 o som dos sinos será ouvido. Segundo a tradição judaica, a ponta de uma corda era amarrada ao tornozelo do sumo sacerdote e a outra ponta permanecia fora do tabernáculo. Se os sinos no seu manto cessassem de retinir enquanto ele estivesse no Lugar Santíssimo, a suposição de que ele teria morrido podia ser testada ao puxar levemente a corda. Bíblia de Estudo NVI Vida.

36 Santidade ao Senhor.Sobre o turbante de Arão havia uma lâmina ou diadema. O mesmo objeto é chamado de coroa (29.6; 39.30;Lv 8.9) e era usada pelos reis (2Sm 1.10; 2Rs 11.12; Sl 89.39). A lâmina gravada era de ouro puro e identificava Arão como alguém que fora separado para o Senhor como representante religioso de Israel. Bíblia de Genebra.

A palavra inclui o sentido de ser separado das preocupações diárias e estar sempre pronto no servir a Deus; preservado da concupiscência da carne, a fim de estar adorando a Deus em espírito e em verdade. Bíblia Shedd.

38 Arão … levará a culpa. Usada debaixo do manto. Bíblia de Estudo NVI Vida.

40 os filhos de Arão. Não tinham direito aos três objetos simbólicos, que só podiam pertencer ao sumo sacerdote: a estola sacerdotal e o peitoral (ambos com as pedras que guardavam a memória sagrada dos filhos de Deus)  a lâmina de ouro (36), pela qual o sacerdote declara santificadas as ofertas do povo. Bíblia Shedd.

41 os ungirás, e consagrarás, e santificarás. A unção confirmava a bênção e a eleição de Deus sobre um sacerdote, um profeta ou um rei. No Novo testamento, o próprio Espirito Santo é a unção (At 10.38). O sentido de consagrar era encher a mão com ofertas, e isto o crente faz oferecendo seu próprio ser em adoração e em serviço (Rm 12.1). O próprio Cristo santificou-Se para tornar-Se Sublime Oferta (Jo 17.19); muito mais devem Seus seguidores se santificar, para servi-Lo até o fim da vida. Bíblia Shedd.

42 calções de linho. A roupa de baixo era usada de forma que não violasse o mandamento de 20.26. A nudez ritual, muito comum em outras religiões antigas, era [terminantemente] proibida em Israel. Bíblia de Genebra.

43 estatuto perpétuo. O termo é ligado às estipulações que eram importantes para as gerações futuras: a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos em lembrança do êxodo (12:14, 17), a chama contínua na lâmpada no Lugar Santo (27.20-21), as roupas sacerdotais oficiais utilizadas no serviço do tabernáculo (28:43), o próprio serviço sacerdotal perpétuo (29:9) e a lavagem das mãos e pés antes de ministrar (30:19-21) [lembrar do lavapés da Santa Ceia antes do Calvário]. Andrews Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: