Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de dezembro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento” (v.2).


Arão e seus filhos foram separados por Deus para o ofício sacerdotal. Mas antes de “oficiarem como sacerdotes” (v.1), tiveram de passar por uma cerimônia de unção e consagração, que incluía vestimentas especialmente prescritas por Deus. As vestes de Arão, o sumo sacerdote, possuíam um caráter superior às vestimentas de seus filhos. Como cada detalhe que preenchia o tabernáculo, cada parte que compunha as vestes de Arão tinha um significado específico.

Apesar da liderança de Moisés representar a voz de Deus para o povo, a liderança espiritual na pessoa do sumo sacerdote representava a figura de Cristo. Se o sumo sacerdote cometesse algum pecado e não o confessasse, todo o povo sofreria as consequências como se todos tivessem cometido o mesmo pecado. Assim como se Cristo houvesse cometido pecado, toda a humanidade sofreria a inevitável consequência da morte eterna. Ou seja, a função do sumo sacerdote era, de fato, de extrema responsabilidade e relevância. O fiel cumprimento de seu ofício promovia no povo semelhante compromisso com as coisas santas e gerava resultados positivos no crescimento espiritual e na prosperidade da nação.

Deus não mandou simplesmente que confeccionassem uma roupa com artigos de luxo. Ele capacitou “homens hábeis a quem” encheu “do espírito de sabedoria” (v.3), a fim de vestir Arão e os demais sacerdotes com o mapa da salvação. Com “obra esmerada” (v.6), Deus desenhou nas vestes de Arão a mensagem que deveria acompanhar Israel como “estatuto perpétuo” (v.43). Nas “duas pedras nas ombreiras da estola sacerdotal”, Arão deveria levar os nomes dos filhos de Israel “sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor” (v.12). A Arão, cabia a responsabilidade de levar as cargas e os pecados do povo. Da mesma forma, em cada pedra preciosa do “peitoral do juízo”, estavam os nomes de cada tribo dos filhos de Israel que ele levaria “sobre o seu coração… para memória diante do Senhor continuamente” (v.29). Deveria ser um ministério igualmente regido pelo amor e pela compaixão.

As campainhas nas orlas de suas vestes e a beleza da conjuntura de sua indumentária refletia sobre todo o povo uma reverência que jamais lhe havia sido despertada ao avistar uma figura humana. O suave som que das orlas emitia, o brilho das pedras em seus ombros e peitoral, a inscrição “Santidade ao Senhor” (v.36), gravadas em sua tiara de ouro sobre a fronte, compunham a imagem que o Senhor deseja imprimir sobre o Seu povo. Mas, especificamente, há um recado divino sobremodo relevante para todo ministro do evangelho. Deus chama homens que estejam dispostos a carregar as cargas de suas ovelhas e a levá-las no coração; homens que não se conformam com este século, mas que cheios do Espírito Santo, carregam em sua fronte a divina inscrição: “Santidade ao Senhor” (v.36); homens que não procuram a própria vontade, mas que se quedam diante da vontade de Deus e cujas vestes revelam a justiça de Cristo; homens cuja vida é uma suave melodia de consagrada dedicação por onde passam.

O ministério de Arão não foi fácil. Era um ministério de inteira dedicação, renúncia e abnegação da própria vida. Arão era um ser humano com tendências pecaminosas como qualquer outro. Mas foi eleito por Deus para uma função singular e santa. Da mesma maneira, precisamos olhar para os nossos líderes espirituais como homens ungidos, consagrados e santificados (v.41) pelo Senhor para ministrarem como sacerdotes de Sua igreja. Como figuras públicas, sobre eles recai a grande responsabilidade de assumir com fidelidade o papel que lhes é designado. É uma missão que requer uma íntima e constante comunhão com Deus. Nada mais oportuno do que aproveitarmos o dia de hoje para nos unirmos em oração pelos ministros do Senhor. Oremos por nossos pastores, por suas famílias e para que a mesma unção, consagração e santificação sejam derramadas pelo Espírito Santo na vida de cada um deles.

Um feliz sábado a todos e em especial a cada ministro do evangelho! Que o Senhor vos abençoe neste santo ofício!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo28 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: