Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 26 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de dezembro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos” (v.33).


Habituados ao paganismo do Egito, para os filhos de Israel o santuário seria um tipo de escola da verdadeira adoração. E uma das lições mais importantes que deveriam aprender era a diferença entre o sagrado e o comum. O tabernáculo do deserto, apesar de ser móvel, continha vários elementos que ensinavam esta distinção. As cortinas e colunas, por exemplo, demarcavam os limites a fim de que o povo soubesse até onde poderia ter acesso. O pátio do tabernáculo era o único lugar em que o povo poderia entrar a fim de oferecer os sacrifícios. No lugar Santo, primeiro compartimento da tenda, só os sacerdotes e o sumo sacerdote tinham acesso. Já o segundo compartimento, o lugar Santíssimo, ou Santo dos Santos, somente o sumo sacerdote poderia entrar, e apenas uma vez por ano, no dia da expiação (Lv.23:26-32).

Aprendi algo de muito interessante sobre o contexto das cortinas que separavam o acampamento do pátio, o pátio do lugar Santo, e o lugar Santo do lugar Santíssimo:

A primeira cortina era chamada de caminho, a segunda de verdade e a terceira de vida. Atrás da primeira cortina (caminho) estava o altar do holocausto, representando a morte substitutiva de Cristo e a primeira atitude do converso: aceitar a redenção através do sacrifício de Jesus. Ali também ficava a pia da purificação, representando a Cristo como a Água da Vida (Jo.4:10) e o segundo passo da conversão: o batismo por imersão. Após a segunda cortina (verdade), estava a mesa com os pães da proposição representando Cristo como o Pão da Vida (Jo.6:35), o candelabro, Cristo como a Luz do mundo (Jo.3:19) e o altar de incenso, Cristo o nosso único Mediador (1Tm.2:5). O lugar Santo é um símbolo da verdade que deve reger a vida do cristão na busca pela santificação, através do alimento espiritual diário pela da Palavra de Deus, de uma vida de oração e de fiel testemunho. Atrás da terceira cortina (vida), mais conhecida como o véu do santuário, estava a arca da aliança e o propiciatório no lugar Santíssimo. Ali era manifestada a “Shekinah”, a glória de Deus.

Quando Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo.14:6), Ele não proferiu novo ensinamento; Ele materializou nEle o que o povo deveria ter aprendido com as lições do santuário. Ninguém poderia entrar no lugar Santíssimo e ter acesso ao Pai se não fosse pelo que Jesus realizou no pátio, entregando a Sua vida para o perdão dos nossos pecados. Por isso que quando da cruz o Salvador expirou, “o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo” (Mt.27:51). Ele não foi rasgado de baixo para cima como se por obra de mãos humanas, mas “de alto a baixo”, representando a obra que só Cristo poderia realizar.

Todo aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, inevitavelmente entra no santuário. O pátio é lugar de decisão. O lugar Santo é lugar de perseverança. E o lugar Santíssimo é lugar de vitória. Precisamos avançar de um compartimento para o outro e entrar com Cristo no Santo dos Santos. Ele já garantiu a vitória por nós. Creio que foi olhando para o santuário que o sábio Salomão escreveu: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv.4:18). Pela fé nAquele que nos comprou este direito a alto preço, atravessemos as cortinas do santuário e perseveremos até o dia perfeito em que o Senhor nos revestirá com Sua glória.

Bom dia, remidos pelo Cordeiro de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo26 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: