Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 25 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de dezembro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles” (v.8).


O santuário ou tabernáculo do deserto fora o primeiro local oficial de culto da jovem nação de Israel. Cheios dos despojos do Egito, os filhos de Israel foram convocados a ofertar os materiais mais preciosos que de lá haviam trazido. Uma convocação que deveria ser voluntária: “Fala aos filhos de Israel que Me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso” (v.2). O principal objetivo do santuário, além de ter sido uma maquete do plano da redenção, uma escola da graça de Deus para Israel, fora o método que o Senhor usou para demonstrar o Seu desejo de morar no meio do Seu povo.

Ao iniciar a descrição de cada objeto do santuário, Deus partiu do móvel mais importante que ficaria no lugar Santíssimo: a arca da aliança. Como um símbolo da aliança do Senhor com Seu povo, dentro da arca seriam colocadas as duas tábuas de Sua Lei: “E porás na arca o Testemunho, que te darei” (v.16). Na sequência, vem o propiciatório, que seria a tampa da arca, lugar sobre o qual o Senhor manifestaria a Sua glória. A mesa e o candelabro seriam os dois móveis, de três, que comporiam o lugar Santo do tabernáculo. Cada um desses objetos e suas funções eram símbolos da obra redentora de Cristo. Um claro recado de que a salvação só tem um Caminho e Ele Se chama Jesus Cristo.

Aquela tenda sagrada no centro do acampamento de Israel ilustra a vontade de Deus para a nossa vida hoje. Apesar de não precisarmos mais realizar os rituais do santuário, pois que todos apontavam para o perfeito cumprimento deles em Cristo, eles nos deixaram lições que não perdem a validade. O Senhor só mudou o Seu santuário de lugar: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co.6:19-20). Deus transferiu a Sua habitação para “todo homem cujo coração o mover para isso” (v.2). É algo pessoal, voluntário e intransferível.

Muitas vezes olhamos para os relatos da Bíblia como histórias distantes de um Deus que está distante, e perdemos o privilégio de um relacionamento íntimo com o mesmo Deus que não muda (Ml.3:6) e que deseja habitar em nós. Há um Deus ansioso por isso e que todos os dias nos diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Ap.3:20). A Lei que um dia esculpiu em pedras, Ele deseja imprimir em nosso coração. A glória que manifestou no propiciatório, Ele deseja manifestar em nossa vida. Como os pães que ficavam na mesa de Seu santo lugar, Ele deseja nos saciar com Sua Palavra. Como a luz que brilhava do candelabro, Ele deseja iluminar a nossa vida e o nosso caminho.

Antes de tudo, porém, o Senhor deixa bem claro que a nossa oferta deve ser voluntária, assim como foi voluntária a oferta do supremo sacrifício do nosso Salvador. Somente quando aceitamos a Cristo, confiando nEle e dependendo unicamente de Sua graça, compreendemos que só por Ele o nosso corpo maculado pelo pecado pode ser transformado em habitação do Espírito Santo. Jesus está neste momento batendo à porta do seu coração. Você aceita o convite? Permita que Ele entre e descubra a verdadeira felicidade em tê-Lo como seu grande Amigo.

Bom dia, santuário do Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo25 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: