Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 20 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de dezembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

1326 palavras

Por que os Dez mandamentos foram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao Seu povo a verdadeira função e beleza de Suas leis.Os mandamentos foram concebidos para levar Israel a uma vida de santidade prática. Neles, o povo poderia ver a natureza de Deus e Seu plano de como deveríamos viver. Os mandamentos e as orientações buscavam dirigir a comunidade de forma a satisfazer as necessidades de cada indivíduo de modo amoroso e responsável. Ao tempo de Jesus, contudo, muitas pessoas olhavam a lei de maneira errada. Eles a olhavam como um caminho para a prosperidade neste mundo e no próximo. E eles pensavam que obedecer a cada lei era o caminho para conseguir a proteção de invasões estrangeiras e desastres naturais. Guardar a lei se tornou um objetivo em si, não um modo de cumprir a definitiva lei de amor de Deus. Life Application Study Bible.

1-17 Uma significativa introdução (vs. 1-2) é seguida pelas dez “palavras” (ou mandamentos; 34:28; Deut. 4:14; 10:4; ver também Deut. 5:1-21). Sobre a existência da Lei antes do Sinai, ver Gên. 25:5; Êx. 16:27-28. Sobre a Lei enquanto revelação do caráter de Deus, ver Sal. 19:7-11. Para uma avaliação de Jesus sobre a Lei, ver Mat. 5:17-19. A de Paulo, ver Rom. 7:12,14. Para mais sobre a lei no novo concerto/aliança, ver Heb. 8:8-10. Sobre as implicações sobre a Lei nos últimos dias, ver Apoc. 12:17; 14:12 (Andrews Study Bible).

1-6 Os israelitas tinham recém saído do Egito, uma terra de muitos ídolos e muitos deuses. Porque cada deus representava um aspecto diferente da vida, era comum adorar a muitos deuses para obter o máximo número de bênçãos. Quando Deus disse ao Seu povo para adorar e acreditar nEle, isso não foi muito difícil para eles – Ele era só mais um deus para adicionar à lista. Mas quando Ele disse “Não terás outros deuses diante de Mim”, isso foi muito difícil para que eles aceitassem. Mas se eles não aprendessem que o Deus que os guiou para fora do Egito era o único Deus, eles não poderiam ser o Seu povo – não importa quão fielmente eles guardassem os outros nove mandamentos. Portanto, Deus estabeleceu este mandamento e o enfatizou mais do que aos demais. Hoje podemos permitir que muitas coisas se tornem deuses para nós. Dinheiro, fama, o trabalho ou o prazer podem se tornar deuses quando nos concentramos demais neles para identidade, significado ou segurança pessoal. Ninguém estabelece a intenção de adorar essas coisas. Mas pela quantidade de tempo que dedicamos a elas, elas podem vir a se tornar deuses que por fim controlam nossos pensamentos e energias. Manter Deus no primeiro lugar em nossas vidas evita que essas coisas se transformem em deuses. Life Application Study Bible.

2 Eu sou o SENHOR. A identificação do Senhor como o libertador da escravidão nunca deveria estar separada dos Dez Mandamentos (6:2-8). Os judeus consideravam este verso como parte do primeiro mandamento. A obediência aos mandamentos é baseada na experiência da libertação graciosa de Deus, que é mostrada nos primeiros 19 capítulos de Êxodo. Tanto o VT quanto o NT enfatizam a graça de Deus como base para a obediência (ver Ef. 2:8-10) (Andrews Study Bible).

Antes de Deus nos dar os Cez mandamentos, nos faz lembrar Quem Ele é, e o que faz por nós (que te tirei). Bíblia Shedd.

3 não terás outros deuses. O primeiro mandamento requer que somente o Senhor seja adorado. Esta adoração é baseada na Sua libertação e demonstra o Seu poder sobre os deuses egípcios. Para Israel, e especialmente para Jesus, este mandamento (bem como os demais mandamentos) está relacionado com amor (Ver Deut. 6:1-5 e Mat. 22:36-38) (Andrews Study Bible).

3-6 Enquanto o primeiro mandamento especifica o Quem da adoração, o segundo mandamento restringe o como da adoração. A idolatria é proibida. Alguns cristãos e muçulmanos definem idolatria como sendo representação bi ou tridimensional, excluindo figuras, quadros, imagens e estátuas religiosas. Muitos cristãos vêem como ídolos somente reproduções tridimensionais que tenham a intenção de serem objetos de adoração. Contudo, idolatria não está limitada a imagens mas envolve qualquer coisa que substitua o controle de Deus na vida por qualquer outra coisa (Andrews Study Bible).

A idolatria está totalmente condenada, em todas as suas formas. Bíblia Shedd.

6 mil gerações. O contraste é entre a relativa curta duração dos efeitos da iniquidade (três ou quatro gerações) com a longa duração (milhares de gerações) da graça divina àqueles que O amam (Andrews Study Bible).

7 Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão. O terceiro mandamento inclui mais do que a menção descuidosa ou irada do nome de Deus – haja vista que que nenhum israelita meramente considerasse a hipótese de fazer isto. Refere-se primariamente ao uso do nome de Deus para apoiar falsas declarações (ver Lev. 19:12 e Mat. 5:33-37) (Andrews Study Bible).

O nome de Deus foi um presente da graça divina a Israel. Não através de algum ídolo, mas no nome, Israel tinha acesso a Deus na adoração. O nome de Deus, pois, deve ser reverenciado. Bíblia de Genebra.

Condenação da hipocrisia: “Não lançarás mão da aparência da religião como cobertura das tuas maldades”. Bíblia Shedd.

8-11 lembra-te. A palavra implica que o quarto mandamento, o sábado, já era conhecido. Israel deveria pensar sobre sua origem em Gên. 2:2-3 e sua prévia menção em Êxodo (16:5, 22-30). A ordem de lembrar do sábado tem base na Criação de Gênesis (v. 11); portanto os vs. 9-10 identificam o sábado com o sétimo dia.Ligações do sábado com a criação podem ser encontradas tanto em Gênesis (2:2) quanto em Apocalipse (14:7, 12), portanto abrangendo todo o percurso da história bíblica. A maioria dos cristãos aceita os Dez Mandamentos como obrigatórios mas estranhamente alguns ignoram ou alteram o comando divino. Porque esta passagem liga a significação do sábado com a criação e Deut. 5:14-15 o liga à libertação divina do Êxodo, o sábado se torna um sinal da aliança de Deus (Êx. 31:12-17). Sobre guardar o sábado, ver Is. 58:13-14; Mat. 12:12. Sobre o momento do início e fim do sábado, ver Lev. 23:32; Marcos 1:32. Sobre a tentativa de mudar o sábado, ver Dan. 7:25. Sobre o relacionamento de Jesus com o sábado, ver Marcos 2:28; Luc. 4:16. Sobre o relacionamento dos apóstolos com o sábado, ver Luc. 23:54, 56; Atos 13:42; 17:2 (Andrews Study Bible).

Em última análise, o sábado indica Cristo, nosso Criador e Redentor, que traz descanso para o povo de Deus. Bíblia de Genebra.

12 O quinto mandamento, assim como o sétimo, reconhece a importância da família (Andrews Study Bible).

13 Não matarás. A tradução da Nova Versão King James, “assassinar” é melhor que a tradicional “matar”. Esta última pode ser mal interpretada no contexto hindu/budista como não matar animais (Andrews Study Bible).

14 Não adulterarás. A quebra dos votos conjugais condenada pelo sétimo mandamento é frequentemente utilizada na Escritura como uma analogia da quebra, por parte de Israel, da sua aliança com Deus. Veja, por exemplo, Oséias 3:1 (Andrews Study Bible).

16 falso testemunho. O cerne do nono mandamento se relaciona com questões judiciais.Falso testemunho pode injustamente condenar o inocente ou libertar o culpado (Andrews Study Bible).

17 não cobiçarás. O décimo mandamento é único por tratar especificamente com uma atitude interna em vez de um ato externo.Compare com o Sermão do Monte, que também enfatiza a atitude (Mat. 5:21-37) (Andrews Study Bible).

18-21 Esta breve história destaca a importante função mediadora de Moisés (Andrews Study Bible).

19 fala-nos tu. A atitude comum dos que não se converteram pessoalmente a Deus, mediante a obra de Jesus Cristo. Querem mediadores, sacerdotes, que lhes dêem preceitos carnais, que possam cumprir fisicamente, mas não de comunhão com Deus. Bíblia Shedd.

22-26 Diferentes tipos de altares são conhecidos dos registros arqueológicos. Altares desempenhavam uma função chave no serviço sacrifical e sua construção era regida por leis específicas (Andrews Study Bible).

22 dos céus Eu vos falei. A voz de Deus intervém na situação humana como interveio no caos para criar o Universo (Sl 33.6), e por isso não há lógica em consultar as obras esculpidas pelo homem (23). Bíblia Shedd.

26 A ordem e a decência são exigidas em um culto, sem a mínima mescla de malícia. Às vezes, nossos cultos de hoje carecem disto. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: