Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 18 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
19 de dezembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

686 palavras

1-27 Antes de narrar os eventos no Sinai, Moisés fez uma pausa para relatar a visita que recebeu de Jetro, o sacerdote de Midiã e seu sogro. O âmago do conselho de Jetro foi a organização governamental de Israel. Bíblia de Genebra.

1 Este capítulo provê uma chave para o entendimento do relacionamentos dos israelitas e não israelitas com Deus e espelha o ideal de Deus para estes relacionamentos. Midiã é um descendente de Abraão e Quetura, esposa de Abraão depois da morte de Sara (Gn 25:1, 4). Andrews Study Bible.

3 Gérson. Quer dizer “um estranho ali”. Bíblia Shedd.

4 Eliézer. Quer dizer: “meu Deus é socorro”. Bíblia Shedd.

2-4 Os nomes dos filhos de Moisés (2:22) reforçam a experiência de Israel. Eles eram continuamente lembrados de sua condição como estrangeiros (22:21; 23:9) e de seu livramento do Egito (20:2). Andrews Study Bible.

11 agora sei. Essa fórmula pode indicar ou o começo da fé em Jetro (2Rs 5.15) ou o fortalecimento dessa fé (1Rs 17.24). Seja como for, Jetro ofereceu sacrifício e participou da refeição de comunhão como um líder, e não como um suplicante. Bíblia de Genebra.

9-11 Ao ouvir da experiência de Israel, Jetro (ver nota* em 2:18), um não israelita, é levado a um melhor entendimento de Deus. Conhecer envolve mais do que estar ciente dos fatos e envolve intimidade e comprometimento (1:8). Através de seus tratos com Israel, Deus queria trazer o mundo todo a Ele. Este foco em missão se tornará um importante tema no restante do Antigo e do Novo Testamentos. Andrews Study Bible.

[*Nota em Êxodo 2:18: “É possível que Reuel fosse o nome pessoal e Jetro algum tipo de título”]

11 Agora sei. Jetro era sacerdote de Deus, mesmo sem ter recebido a revelação específica que Deus confiou aos israelitas no Egito. Bíblia Shedd.

12 A expressão final de fé envolve um sacrifício e uma refeição comunal [pública]. Aqui os anciãos e Arão representam a comunidade. Andrews Study Bible.

holocausto. O holocausto, como sacrifício de dedicação, vinha em primeiro. Sacrifícios pacíficos, compartilhados pelos adoradores, se seguiram. Bíblia de Genebra.

13 julgar. Fazer as decisões em todas as questões e contendas que surgissem no decurso da vida diária.Bíblia Shedd.

14 vendo. Às vezes um estranho pode observar com mais calma as nossas tradições e ver até que ponto caem no ridículo. Bíblia Shedd.

16 E lhes declare os estatutos e as leis. Deus não deixou Seu povo por milhares de anos sem a lei moral. Caim sabia que assassinato era pecado (Gn 4:8-13), Sem e Jafé demonstraram ter conhecimento da lei desviando-se da indecência (Gn 9:23), Abraão observou os mandamentos de Deus (Gn 26:5) e até o rei filisteu Abimeleque sabia que adultério era um grande pecado (Gn 20:9). Portanto, a menção de “os Meus mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis” (Gn 26:5) no tempo dos patriarcas não é anacrônica; mostra, porém, com clareza que antes do Sinai a raça humana tinha conhecimento dessas leis divinas. Moisés, que durante os 40 anos de sua permanência no deserto registrou a história do relacionamento de Deus com os patriarcas, devia ter um bom conhecimento dos princípios morais apresentados no livro de Gênesis. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 633.

17-18 A lei de Deus deve ser acompanhada de um bom sistema administrativo. Andrews Study Bible.

19-22 Jetro propõe quatro níveis administrativos [“chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez”, v. 21]. Com esta proposta, Moisés seria o advogado perante Deus … assumiria o papel do ensino geral, um sistema de cortes de apelação seria estabelecido e, finalmente, Moisés funcionaria como julgamento de suprema corte em casos complexos ou difíceis (18.26). Andrews Study Bible.

21 Procurahomens capazes. Delegar é, com frequência, difícil para um líder capaz. Homens foram aqui escolhidos sobre bases morais, e não intelectuais, para cuidar de questões simples. Casos difíceis, talvez até sem precedentes, eram trazidos a Moisés. Assim é que funcionaria mais tarde o sistema jurídico. Nenhuma diferença foi estabelecida entre questões sagradas e questões seculares. A lei inteira era um dom de Deus, e a obediência à mesma equivalia à obediência a Deus. Bíblia de Genebra.

23 Note que o sistema administrativo e as leis não se originaram de dentro da comunidade. Jetro, como forasteiro, é usado por Deus para os apresentar. Andrews Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: