Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
16 de dezembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

592 palavras

1-18 Esta canção serve como ligação entre a experiência do êxodo e a jornada no deserto. É um dos mais antigos exemplos de poesia hebraica e pode ser dividida em três seções (vs. 1b-6, 7-11, 12-17). Cada seção contém versos que testemunham o livramento do Senhor (vs. 1b-3, 7-8, 12-13), então versões de narrativa e coração (vs. 4-5, 9-10, 14-16a). Cada seção contém um verso que louva diretamente a Deus (vs. 6, 11, 16b-17). Adoração e serviço estão no centro da experiência do êxodo (Andrews Study Bible).

O tema desta canção celebra a intervenção divina na derrota daqueles que perseguiam o Seu povo (Bíblia Shedd).

derribas. A suprema excelência de Deus se revela quando, em Cristo Jesus, derriba as obras de Satanás, o reino do maligno, e anula o efeito do pecado na vida humana (Bíblia Shedd).

10 sopraste. Ex. 14.21 nos mostra que as águas do mar foram afastadas por um forte vento (Bíblia Shedd).

11 entre os deuses. Não que Moisés pensasse que existiam outros deuses, mas sabia que as superstições do povo do Egito, com respeito aos ídolos, eram grandes, e que os israelitas tinham passado quatro séculos nesse ambiente ( cf Sl 135.15-18). Santidade. É justamente isto que faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de Deus. Esta é a característica especial de Deus e é isto que se exige dos crentes (Hb 12.14) (Bíblia Shedd).

12 a terra os tragou. Utilizado em sentido poético ao descrever a água cobrindo o exército e o cobrindo da vista. Enquanto parte da terceira seção, que olha para o futuro, pode estar apontando para a morte daquelas pessoas que se oporão aos filhos de Israel em sua jornada a Canaã (Andrews Study Bible).

14 agonias apoderaram-se dos moradores da Filístia. O povo que, justamente na época do Êxodo, estava chegando à costa da Palestina, os filisteus, juntamente com Edom e Moabe, os vizinhos daquela Terra Prometida, e os cananitas que ali habitavam, logo teriam que desocupar o lugar para a habitação do povo de Deus. A fama do Êxodo logo se espalhou (Bíblia Shedd).

17 plantarás. O símbolo do povo de Deus era uma videira plantada e cultivada por Ele (Sl 80.8), que cresceu até sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo (Jo 15.1). aparelhaste. Fazia séculos que o povo de Israel era herdeiro da promessa de “uma terra que mana leite e mel” (3.8; 13.5; Gn 13.14-16) (Bíblia Shedd).

20-21 A canção de Miriã serve como um coro ou ponte que poderia ser repetida entre as seções (Andrews Study Bible).

20 Miriã é a irmã de Moisés e uma das quatro mulheres que recebeu o título de profetisa no VT. A outras são: Débora (Jz. 4:4), Ulda (2 Rs. 22:14) e Noadia (Neem. 6:14) (Andrews Study Bible).

22 Sur. A parte da península do Sinai que fica próxima do Egito (Bíblia Shedd).

25 clamou. O recurso de Moisés quando tudo ia mal era saber recorrer à Fonte de Bênçãos, o Deus Onipotente. Árvore [que tornou as águas potáveis]. Há arvores no Peru que têm esta qualidade, mas nenhum dos moradores das regiões do Sinai conhece algo semelhante; era necessário haver uma revelação divina em resposta à oração de Moisés. Vê-se aqui uma ilustração do madeiro, a Cruz de Cristo que pode resgatar do julgamento mais amargo (Bíblia Shedd).

provou. O verbo hebraico pode também significar “treinou” (Andrews Study Bible).

25b-26 Deus estabelece os princípios guia de Seu relacionamento entre Ele e Israel. Saúde é uma das principais preocupações nas leis do Pentateuco. Na fronteira de Canaã uma promessa similar é repetida (Deut. 32:1-4) (Andrews Study Bible).

27 Então. Os que viajam para o sul de Sinai descobrem este Oásis, depois de um dia de viagem a camelo além de Mara (Bíblia Shedd).


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Depois de recebermos o auxílio divino através de uma grande manifestação, devemos lembrar que essa animação e alegria, poderá passar rapidamente e nos esquecermos dos grandes feitos de Deus.

Comentário por Vilmar moura




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: