Reavivados por Sua Palavra


ÊXODO 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de dezembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

1170 palavras

1 disse o SENHOR a Moisés. A Palavra de Deus era o fundamento da comissão de Moisés, a fonte de onde sua coragem emanou. Bíblia Shedd.

como Deus sobre Faraó. Moisés estava relutante em aparecer pela segunda vez diante do faraó, que era tão superior a ele do ponto de vista humano. Mas Deus lhe relembrou que, como representante do Deus dos céus e da Terra, ele era superior ao faraó. O poder do rei era apenas humano, o dele era divino. Ele devia ser como um “deus” para o faraó, com autoridade e poder para ordenar obediência. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 560.

2 tu falará tudo o que Eu te ordenar. Este é o dever de cada servo de Deus. Ninguém deve guardar silêncio na espera de oportunidades maiores (2 Tm 4.2). Bíblia Shedd.

3 coração. No hebraico, temos um termo de sentido amplo, descrevendo o âmago dos sentimentos, dos pensamentos e da vontade. Bíblia de Genebra.

4 Meu povo. Israel finalmente se tornou um povo (1:9) e por divina eleição está identificado como o povo de Deus (Andrews Study Bible).

Assim fez Moisés e Arão. A obediência de Moisés e Arão foi consistente e inquestionável a partir deste momento em diante, Até Arão conduzir a Adoração ao bezerro de ouro (Êx 32:21-24) e Moisés ferir a rocha quando deveria apenas ter falado a ela (Nm 20:8-11). CBASD, vol. 1, p. 561.

8-13 O episódio do bastão-serpente funciona como introdução à história maior das pragas. O bastão-serpente de Aarão engole os bastões tornados em serpentes dos mágicos egípcios e prefiguram o final do conflito mais amplo. A palavra hebraica usada para descrever o bastão transformado de Aarão não é o termo regular usado para serpente em 4:3, mas poderia ser traduzido “serpente monstruosa ou crocodilo” (ver Jó 7:12; Is. 27:1) e é, em outros lugares, associado com leviatã, símbolo do caos (Sl. 74:13; 148:7). Enquanto os mágicos conseguiram duplicar o milagre, a serpente-caos do Senhor engoliu, sem esforço algum, as serpentes-caos dos egípcios e, portanto, destruiu seus bastões (enquanto símbolos de poder) (Andrews Study Bible).

9 bordão. Este era o bordão que Moisés usava como pastor, chamado também de “bordão de Deus” (Êx 4:20). CBASD, vol. 1, p. 561.

serpente. A palavra hebraica aqui ([tannin] diferente da palavra traduzida por “serpente” em 4.3 [nahash, cf. CBASD]) com frequência refere-se a um réptil marinho ou monstro fluvial (Gn 1.21; Ez 29.3; 32.2), mas pode referir-se a qualquer réptil grande. Trata-se, provavelmente, de uma grande serpente. Bíblia de Genebra.

11 sábio e … magos. Os sábios eram educados na ciência e na arte da escrita. Os “magos” (ARC) eram encantadores, que professavam ser capazes de feitiçaria. A palavra traduzida como “magos” é o equivalente egípcio da palavra hebraica “feiticeiros”. A magia era objeto de muita atenção e estudo no Egito, como mostram textos sobre o tema. CBASD, vol. 1, p. 561

Segundo a tradição, dois dos magos chamavam-se Janes e Jambres (v. 2Tm 3.8; o primeiro também é mencionado nos rolos do mar Morto, pré-cristãos). os magos fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas. Ou por prestidigitação, ou por poderes demoníacos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

14-25 Seguindo o primeiro sinal de autenticação, o coração de Faraó é endurecido. Ele ainda não está para ceder neste conflito. As pragas começam. O conflito entre o Senhor e Faraó é um conflito divino, cada praga afetando importantes divindades egípcias. As pragas também funcionam como uma des-criação do Egito para libertar Israel (Andrews Study Bible).

7.14-10.29 As nove primeiras pragas podem ser divididas em três grupos de três pragas:7.14-8.19; 8.20-9.12; 9.13-10.29, e a primeira praga de cada grupo (a primeira, a quarta e a sétima) é introduzida por uma advertência entregue ao faraó pela manhã, ao sair para o Nilo (cf. v. 15; 8.20; 9.13). Bíblia de Estudo NVI Vida.

A descrição da primeira praga de cada grupo de três anuncia o tema das três pragas e indica seu propósito. Nas pragas de número um até três o tema é a superioridade absoluta do Senhor (e de seus agentes) sobre Faraó e sobre os deuses egípcios. Bíblia de Genebra.

15 Deus vai até às últimas consequências, ao se revelar aos homens, para que alguns se convertam e vivam eternamente. Bíblia Shedd.

17 Sangue se refere tanto à cor quanto à substância em hebraico. O texto não deixa claro se a água realmente se transformou em sangue ou se apenas se tornou vermelha. O que ficou claro é que ninguém podia beber a água (vs. 18, 21, 24), que os animais que viviam na água morreram, e que a transformação não foi gradual (como tem sido proposto por alguns intérpretes que tem buscado por uma explicação científica para as pragas), mas instantânea. Não somente a água do Nilo foi afetada, mas também a água em canais, lagos, incluindo as águas em recipientes, como os vasos (v. 19). Devido à importância do Nilo para a agricultura e adoração, a poluição do Nilo é um ataque direto à sociedade e religião egípcias (Andrews Study Bible). [A sociedade e religiões atuais também serão atacadas nas sete pragas finais trazidas ao mundo].

18 nojo. O rio tão adorado logo se tornou objeto de nojo, pois nada neste mundo tem valor sem a bênção de Deus. Bíblia Shedd.

20 à vista. O motivo do milagre era ensinar os líderes civis do Egito a respeitarem mais a Deus do que aos homens. Bíblia Shedd.

Nilo. O Egito dependia de tal maneira das águas do rio Nilo que este foi deificado pelos egípcios como deus Hapi, em adoração a quem eram compostos hinos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 fizeram também o mesmo. O texto deixa implícito algum tipo de truque ou imitação (Andrews Study Bible).

A expressão vaga “fizeram o mesmo” não indica necessariamente que os magos de fato transformaram a água em sangue. Eles apenas tinham que convencer o faraó de que eram capazes de fazer o que Moisés e Arão tinham feito. CBASD, vol. 1, p. 563.

Qualquer sinal de religião falsificada é desculpa suficiente para os ímpios recusarem a  verdade. Como é que não tinham poder para sanar a praga e só copiá-la, aumentando-a? Um bom teste para a qualidade da religião é ver se soluciona problemas ou se cria maiores dificuldades humanas. Bíblia Shedd.

24 cavaram buracos às margens do Nilo para encontrar água potável. A água poluída, filtrada por meio do solo arenoso perto das margens do rio, podia ser bebida com segurança. Bíblia de Estudo NVI Vida.

As dez pragas e divindades egípcias afetadas (cf. Andrews Study Bible):
1. Sangue   Khnum – guardião do Nilo; Hapi – espírito do Nilo; Osiris – o Nilo era seu sangue
2. Rãs   Hekhet – deusa com cabeça de rã, deusa da ressurreição; esposa do deus criador Khnum; parteira divina
3. Piolhos   Kheprer – deus da ressurreição cujo símbolo era um escaravelho (besouro grande)
4. Moscas  Kheprer
5. Pestes nos rebanhos   Hathor – deusa mãe (vaca); Apis – touro do deus Ptah, símbolo da fertilidade; Mneuis – touro sagrado de Heliópolis
6. Úlceras   Sekhmet – deusa com cabeça de leão, deusa das pragas, que também poderia curar
7. Granizo   Nut – deusa do céu; Isis – deusa da vida; Seth – protetor divino da colheita
8. Gafanhotos   Senehem – Deus protetor contra pragas
9. Trevas   Amon, Amon-Ra, Ra, Aton, Horus – diferentes divindades celestiais
10. Morte dos primogênitos   Osiris – deus da vida; o próprio Faraó.


3 Comentários so far
Deixe um comentário

O que significa a sigla ARC ?

Comentário por Poliana Almeida

obrigado por perguntar. ARC é a sigla que identifica a versão Almeida Revista e Corrigida da Bíblia.

Comentário por jquimelli

Grata!

Comentário por Poliana Almeida




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: