Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 5 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de dezembro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não deem ouvidos a palavras mentirosas” (v.9).


Ciente do motivo da visita de Arão e de Moisés, Faraó logo revelou a sua dureza de coração e o por quê lhes negara obedecer a ordem de Deus: “Não conheço o Senhor” (v.2). E lançando sobre os líderes hebreus a culpa pelo pesado fardo que lançara sobre o povo, lhes agravou o serviço de forma que não conseguiam completar “a tarefa do dia” (v.13), sendo duramente castigados por isso. “Então, o povo se espalhou por toda a terra do Egito a ajuntar restolho em lugar de palha” (v.12). O trabalho tornou-se mais fatigante do que antes e a estratégia de Faraó começou a mostrar seus resultados na murmuração dos “capatazes dos filhos de Israel” (v.15) contra Moisés e Arão.

O objetivo de Faraó era fazer com que o povo lançasse a culpa contra os eleitos de Deus. Acusados de interromper “o povo no seu trabalho” e distraí-lo “das suas tarefas” (v.4), eles se tornaram alvos não somente da ira do monarca egípcio, mas também de seu próprio povo, que procurando por alívio, só encontrou mais tirania: “Estais ociosos, estais ociosos… Ide, pois, agora, e trabalhai” (v.17 e 18). Vendo a ira a arder nos olhos de seus irmãos hebreus, Moisés foi tomado por terrível angústia, e “tornando-se ao Senhor, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste?” (v.22). O silêncio de Deus frente à severa perseguição sofrida pelo povo o fez reconsiderar a sua missão no Egito. Moisés não fazia ideia do que sucederia àquela nação por causa da teimosia de Faraó. Aquele era só o princípio das dores.

Da mesma forma com que usou a Faraó, Satanás tem movido os seus agentes atuais lançando mão da mesma estratégia. Afligido pelo consumismo, o mundo tem sofrido seus duros impactos. O trabalho e a busca desenfreada pela subsistência tem sido uma das principais causas (senão a maior delas) da desconfiguração da família e da falta de tempo da criatura com o Criador. As mães que dantes eram o suporte do lar e da educação dos filhos tornaram-se verdadeiras “máquinas” de trabalhar. Os pais perderam a sua identidade como sacerdotes do lar. E, os filhos, doutrinados pela televisão e pela internet. O objetivo do Maligno tem sido alcançado e milhares de pessoas, ignorantes deste grande conflito, apontam como culpados seres humanos tão falíveis quanto elas.

Muitos cristãos sinceros já estão sendo perseguidos por sua fidelidade ao Senhor no que diz respeito ao Seu mandamento: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho” (Êx.20:9-10). E chegará o tempo em que Satanás mobilizará os governantes da Terra na obra de obrigar os filhos de Deus a transgredir a Sua santa Lei. E a respeito do trabalho aos sábados, se nos será ordenado: “Ide, pois, agora, e trabalhai” (v.18). E qual será, pois, a nossa decisão? Como Moisés, nos tornaremos para o Senhor em busca de livramento, ou nos submeteremos ao jugo do inimigo? São as nossas escolhas no presente que estão definindo o nosso destino no futuro. Escolhe, pois, agora, conhecer ao Senhor e prosseguir em conhecê-Lo, pois “como a alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (v.3). Cristo já nos garantiu a vitória final!

Bom dia, fiéis servos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Êxodo5 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Deus te abençoe

Comentário por Antônio Augusto Zoppi




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: