Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/tito/tt-capitulo-3/
Paulo deve ter ouvido falar a respeito de alguns dos desafios que Tito estava enfrentando em seu ministério na ilha de Creta. Assim, como nos dois primeiros capítulos, Paulo novamente incentiva cada crente a viver uma vida de entrega aos princípios do Céu. Esse estilo de vida exige submissão às leis e governantes da terra; isto inclui manter uma rédea curta sobre a língua (v. 2), o instrumento mais frequentemente utilizado para gerar discórdia e conflito (Tg 3:5-6).
Como nos capítulos anteriores, Paulo se volta para a principal fonte de nossa motivação para refrearmos nossa língua e ficarmos longe de controvérsias, obedecendo aos regulamentos das autoridades governamentais: um coração cheio de amor e a gratidão pela vida eterna recebida de e através de Cristo (v. 4-7).
Como herdeiros da promessa da vida eterna, nossa vida deve ser preenchida com boas obras que são o resultado natural de uma vida em Cristo (v. 8).
Viva hoje corajosamente por Ele. Resplandeça a sua luz diante dos homens para que venham a conhecer e glorificar a fonte dessa luz maravilhosa – o Pai celeste (Mt 5:16).
Bob Folkenberg Jr.
Missão chinesa
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=1378
Comentário original completo: https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/05/23
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli/Jeferson Quimelli
Comentário em áudio: Pr. Valdeci: http://vod.novotempo.org.br/mp3/ReavivadosB/Reavivados16-08-2018.mp3
Áudio online [voz Valesca Conty]:
Filed under: Sem categoria
TITO 3 – Como cristãos precisamos crescer, desenvolver e amadurecer na fé todos os dias até o fim de nossa vida ou até a segunda vinda de Cristo.
Precisamos aperfeiçoar o caráter. “O caráter cristão provém da comunhão com Cristo, a qual se manifesta em atitudes e atos de amor e lealdade… Cristo no íntimo é justiça ou santidade no íntimo. O resultado é pensamento, palavras e atos dirigidos pelo Espírito Santo” (Donald H. Thomas).
Para isso tornar-se real nos membros da igreja, a liderança divina precisa estar vinculada à liderança humana. Conquanto, “a liderança humana não pode forçar caminho, não deve ser tirânica. A liderança centralizada nela mesma e na autopromoção trai os interesses do Mestre. A melhor liderança em comunidades espirituais formadas no nome de Jesus, o Messias, é aquela marcada pela simplicidade, que não chama a atenção para si, mas, ao mesmo tempo, não sacrifica nada no caminho da convicção e da firmeza” (Eugene Peterson).
Depois de receber orientações referentes ao procedimento dos líderes espirituais (Tito 1) e do procedimento do crente com a família biológica e a da fé (Tito 2), Tito recebe instruções quanto ao relacionamento do crente no mundo (Tito 3). Philip H. Towner o esboça da seguinte forma:
INTRUÇÕES PARA A IGREJA (2:1-3:11):
1. Vida cristã dentro do lar (Tito 2)…
2. Viver como igreja no mundo (Tito 3:1-8):
• Vida cristã dentro da sociedade (vs. 1-2);
• A teologia que promove esta vida (vs. 3-7);
• O motivo (v. 8);
3. Disciplinando os oponentes na igreja (vs. 9-11).
NOTAS PESSOAIS E INSTRUÇÕES (Tito 3:12-14).
SAUDAÇÕES E BÊNÇÃOS FINAIS (Tito 3:15).
Se Cristo liberta, a transformação deve ficar evidente. Caso não fique evidente, a igreja perderá sua força na sociedade. Portanto, os hereges de teoria e de conduta precisam ser devidamente disciplinados.
Quando estudada profundamente a carta de Tito, nota-se vividamente que a conversão resulta em mudança radical de vida. Se o crente perdeu os efeitos transformadores do evangelho, é necessário reavivar-se. “O renascimento espiritual pela fé e o viver diário pela fé em Jesus Cristo resultam na capacidade para seguir os inspirados conselhos práticos dados pelo apóstolo Paulo”, por isso, “no capítulo final de sua Epístola a Tito, o apóstolo torna a salientar a importância da vida exemplar” (Thomas).
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Conte-nos o que mais te impactou dos três capítulos da carta a Tito:
Filed under: Sem categoria
“Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (v.5).
Filed under: Sem categoria
710 palavras
1 Lembra-lhes. Até aqui, o conselho do apóstolo se referia às relações e funções dentro da família da igreja. Então, ele se volta para o mundo, a comunidade secular. CBASD, vol. 7, p. 392.
Sujeitem. Este conselho era necessário em Creta, especialmente. A ilha estava sob o domínio romano havia mais de um século, e o povo se afligia sob a dominação estrangeira, como também os judeus. O conselho de Paulo sobre a lealdade ao goveerno era o mais apropriado (sobre a relação entre os cristãos e o governo, ver com. De Rm 13:1-7). CBASD, vol. 7, p. 392.
Sejam obedientes. A negligência nas responsabilidade cívicas traz censura desnecessária à igreja. A paz e a ordem são parte da mensagem cristã. A deslealdade e sedição não recomendam o cristianismo. CBASD, vol. 7, p. 393.
2 Não sejam altercadores. Literalmente, “não combatentes”. Os cristãos genuínos não provocam brigas (ver com. De Hb 12:4).CBASD, vol. 7, p. 393.
3 Néscios. Ou, “poucos inteligentes”, sugerindo falta de compreensão sobre o que é moral e espiritualmente correto (cf. Rm 1:21; Ef 4:18). CBASD, vol. 7, p. 393.
5 Não por obras de justiça praticadas por nós. O ser humano é justificado diante de Deus com base na misericórdia, não por causa de qualquer obra de sua parte (ver com. De Rm 4:2, 6; 9:32; Gl 2:16; 3:5, 10; Ef 2:9). O impulso geral de toda pessoa não convertida consiste em egoísmo; portanto, ninguém jamais viveu à altura dos padrões de justiça de Deus (ver com. De Rm 3:23). O único recurso do ser humano é a fidelidade do amor e misericórdia de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394.
Regenerador.OU, “renascimento”. … Deus propõe não só perdoar, mas restaurar os seres humanos a uma vida sem pecado. Esse processo de transformação de homens e mulheres pecaminosos em testemunhas do modo de vida de Deus é a santificação. … Aqui, o “lavar regenerador”, é o passo inicial do programa de santificação. Alguns creem que Paulo aqui se refere ao batismo. No entanto, o batismo não é um meio de regeneração, nem é a base para a salvação. Embora o batismo seja exigido para todos os conversos (ver Mt 28:19), ele apena simboliza a purificação interior ou “regeneração”já operada por Deus (ver com. De Mt 3:6; Rm 6:4). O batismo é um testemunho público do que Deus já tem feito na purificação das más tendências do pecador (ver com. De Tt 3:3). CBASD, vol. 7, p. 394.
Do Espírito Santo. Ou, “pelo Espírito Santo”, que fortalece e santifica diariamente a pessoa convertida. Sendo que o Espírito santo não age sem o consentimento humano, o progresso espiritual depende do comprometimento diário do cristão com o modo de vida de Deus.… Depois que a pessoa escolhe o caminho de Deus, o Espírito Santo restaura sua vontade enfraquecida a fim de que tenha poder para cumprir a vontade de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394,395.
8 Fiel. Ou, “confiável” (cf. 1Tm 1:15; 3:1; 4:9; 2Tm 2:11). Paulo se refere às declaraçÕes anteriores a respeito da graça salvadora de Deus (Tt 3:4-7). CBASD, vol. 7, p. 395.
Os que têm crido. O texto grego sugere a frase adicional: ë ainda creem”. O alimentar-se diariamente do pão da vida mantém o espírito de fervor. As Escrituras sugerem que os que se satisfazem apenas com os ensinos elementares do evangelho logo deixam de ser fiéis Deus. A vida deles fica estagnada porque a mente está adormecida. Por causa da lentidão “de seus ouvidos”, com o tempo, essas pessoas se tornam despreparadas para o avanço do Espírito (ver com. De Hb 5:11-6:1). CBASD, vol. 7, p. 395.
9 Discussões insensatas. Ou seja, as disputas verbais sem sentido sobre os regulamentos mosaicos (ver com. De 1Tm 1:4; 6:4; 2Tm 2:23). CBASD, vol. 7, p. 396.
Genealogias. Ver co. De 1Tm 1:4. CBASD, vol. 7, p. 396.
Debates. Especialmente os promovidos pelos corrompidos mestres da lei (ver com. De 1Tm 1:7; Tt 1:10, 14) que pervertiam o estudo das Escrituras em discussões estranhas e infrutíferas. Essas especulações não levavam ao aperfeiçoamento do caráter nem eram propícias à comunhão cristã. CBASD, vol. 7, p. 396.
11 Por si mesma está condenada. Ou seja, sua própria consciência a condena. CBASD, vol. 7, p. 396.
Filed under: Sem categoria