Reavivados por Sua Palavra


TITO 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
16 de agosto de 2018, 0:20
Filed under: Sem categoria

710 palavras

Lembra-lhes. Até aqui, o conselho do apóstolo se referia às relações e funções dentro da família da igreja. Então, ele se volta para o mundo, a comunidade secular. CBASD, vol. 7, p. 392.

Sujeitem. Este conselho era necessário em Creta, especialmente. A ilha estava sob o domínio romano havia mais de um século, e o povo se afligia sob a dominação estrangeira, como também os judeus. O conselho de Paulo sobre a lealdade ao goveerno era o mais apropriado (sobre a relação entre os cristãos e o governo, ver com. De Rm 13:1-7). CBASD, vol. 7, p. 392.

Sejam obedientes. A negligência nas responsabilidade cívicas traz censura desnecessária à igreja. A paz e a ordem são parte da mensagem cristã. A deslealdade e sedição não recomendam o cristianismo. CBASD, vol. 7, p. 393.

Não sejam altercadores. Literalmente, “não combatentes”. Os cristãos genuínos não provocam brigas (ver com. De Hb 12:4).CBASD, vol. 7, p. 393.

Néscios. Ou, “poucos inteligentes”, sugerindo falta de compreensão sobre o que é moral e espiritualmente correto (cf. Rm 1:21; Ef 4:18). CBASD, vol. 7, p. 393.

Não por obras de justiça praticadas por nós. O ser humano é justificado diante de Deus com base na misericórdia, não por causa de qualquer obra de sua parte (ver com. De Rm 4:2, 6; 9:32; Gl 2:16; 3:5, 10; Ef 2:9). O impulso geral de toda pessoa não convertida consiste em egoísmo; portanto, ninguém jamais viveu à altura dos padrões de justiça de Deus (ver com. De Rm 3:23). O único recurso do ser humano é a fidelidade do amor e misericórdia de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394.

Regenerador.OU, “renascimento”. … Deus propõe não só perdoar, mas restaurar os seres humanos a uma vida sem pecado. Esse processo de transformação de homens e mulheres pecaminosos em testemunhas do modo de vida de Deus é a santificação. … Aqui, o “lavar regenerador”, é o passo inicial do programa de santificação. Alguns creem que Paulo aqui se refere ao batismo. No entanto, o batismo não é um meio de regeneração, nem é a base para a salvação. Embora o batismo seja exigido para todos os conversos (ver Mt 28:19), ele apena simboliza a purificação interior ou “regeneração”já operada por Deus (ver com. De Mt 3:6; Rm 6:4). O batismo é um testemunho público do que Deus já tem feito na purificação das más tendências do pecador (ver com. De Tt 3:3). CBASD, vol. 7, p. 394.

Do Espírito Santo. Ou, “pelo Espírito Santo”, que fortalece e santifica diariamente a pessoa convertida. Sendo que o Espírito santo não age sem o consentimento humano, o progresso espiritual depende do comprometimento diário do cristão com o modo de vida de Deus.… Depois que a pessoa escolhe o caminho de Deus, o Espírito Santo restaura sua vontade enfraquecida a fim de que tenha poder para cumprir a vontade de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394,395.

Fiel. Ou, “confiável” (cf. 1Tm 1:15; 3:1; 4:9; 2Tm 2:11). Paulo se refere às declaraçÕes anteriores a respeito da graça salvadora de Deus (Tt 3:4-7). CBASD, vol. 7, p. 395.

Os que têm crido. O texto grego sugere a frase adicional: ë ainda creem”. O alimentar-se diariamente do pão da vida mantém o espírito de fervor. As Escrituras sugerem que os que se satisfazem apenas com os ensinos elementares do evangelho logo deixam de ser fiéis Deus. A vida deles fica estagnada porque a mente está adormecida. Por causa da lentidão “de seus ouvidos”, com o tempo, essas pessoas se tornam despreparadas para o avanço do Espírito (ver com. De Hb 5:11-6:1). CBASD, vol. 7, p. 395.

Discussões insensatas. Ou seja, as disputas verbais sem sentido sobre os regulamentos mosaicos (ver com. De 1Tm 1:4; 6:4; 2Tm 2:23). CBASD, vol. 7, p. 396.

Genealogias. Ver co. De 1Tm 1:4. CBASD, vol. 7, p. 396.

Debates. Especialmente os promovidos pelos corrompidos mestres da lei (ver com. De 1Tm 1:7; Tt 1:10, 14) que pervertiam o estudo das Escrituras em discussões estranhas e infrutíferas. Essas especulações não levavam ao aperfeiçoamento do caráter nem eram propícias à comunhão cristã. CBASD, vol. 7, p. 396.

11 Por si mesma está condenada. Ou seja, sua própria consciência a condenaCBASD, vol. 7, p. 396.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: