Reavivados por Sua Palavra


MATEUS 3, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (v.2).


Filho de pais zelosos e tementes a Deus, João Batista veio ao mundo com uma missão tão grandiosa, que o próprio Jesus o considerou o maior ser humano que já pisou nesta terra (Mt 11:11). Com vestes peculiares e uma mensagem arrebatadora, João atraía multidões ao “deserto da Judeia” (v.1). Como profetizara Isaías, “a voz do que clama no deserto” (v.3) iniciou a obra de preparar os corações para receber o Messias. João não estava preocupado em agradar pessoas e deixou isto bem claro ao dirigir-se aos fariseus e saduceus com as duras palavras: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” (v.7). A sua vida, tal qual a sua mensagem, era um testemunho de amor, abnegação e serviço. E as pessoas “saíam a ter com ele” (v.5) porque viram em João o que jamais conseguiram ver em seus líderes religiosos.

Há uma sequência neste relato sobre a missão de João que nos aponta a realidade da igreja de Deus naquela época e nos últimos dias:

  1. Arrependei-vos” (v.2). Esta deveria ser a primeira atitude do povo. Este deve ser o nosso primeiro passo. É sempre a primeira entonação do chamado de Deus aos Seus filhos;
  2. … porque está próximo o reino dos céus” (v.2). Porque o Messias logo iniciaria o Seu ministério terrestre. Porque Cristo logo voltará a esta Terra;
  3. e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão” (v.9). A “síndrome” de Laodiceia já existia e hoje tomou corpo bem mais preocupante, pois pouco tempo resta para definirmos de que lado estaremos na batalha final;
  4. Eu vos batizo com água” (v.11). O batismo é um passo essencial na vida do cristão. O próprio Jesus, livre de pecado, foi batizado para que se cumprisse “toda a justiça” (v.15), nos deixando exemplo para que façamos o mesmo;
  5. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (v.11). O Espírito Santo nos foi outorgado como nosso Consolador, Instrutor e Guia. Mediante a Sua obra, somos preparados para suportar a fornalha da aflição e de lá sairmos como ouro refinado;
  6. … recolherá o Seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (v.12). Há uma sacudidura em andamento e só estarão a salvo aqueles que produzem “frutos dignos de arrependimento” (v.8).

O batismo de Jesus foi um dos Seus atos mais significativos. Ao ser mergulhado nas águas do Jordão, Cristo não “sepultou” os Seus pecados, pois não os possuía. Mas aceitou a Sua missão, cuja vitória da ressurreição foi aclamada com antecedência pelo Pai, logo que saiu da água: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo” (v.17). Lendo um testemunho sobre um jovem de um país do Oriente Médio me emocionei com a sua sinceridade. Ao estudar a Bíblia e sendo conduzido pelo Espírito Santo às verdades do Senhor, ele entrou no banheiro de sua casa, encheu um balde, fez uma oração e jogou a água na cabeça com a intenção de batizar-se. Algum tempo depois ele aprendeu que o batismo é por imersão e teve a oportunidade de ser batizado da maneira correta.

Meus irmãos, a missão de João Batista preparou o caminho para a primeira vinda de Cristo e recebemos a mesma missão, mas desta vez para preparar o caminho para o Seu segundo advento. Assim como o Espírito Santo trabalhou no coração daquele sincero jovem, Ele tem trabalhado em nossos corações incansavelmente para que sejamos guiados “a toda a verdade” (Jo 16:13). O batismo é apenas a subida do primeiro degrau. Precisamos continuar subindo, subindo e como Paulo buscando “as coisas lá do alto, onde Cristo vive” (Cl 3:1), almejando logo estar lá com Ele. Sigamos, pois, os passos de Jesus (1Pe 2:21) e, certamente, não erraremos o caminho.

Bom dia, trigo do celeiro do Senhor!

Desafio do dia: Se você ainda não se decidiu pelo batismo, não perca mais tempo. Procure uma igreja no site abaixo e prepare-se para tornar real a decisão mais importante de sua vida.
www.encontreumaigreja.com.br

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Mateus3
#RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

GLÓRIA A DEUS.

Comentário por MARIANALDO DE ALENCAR




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: