Reavivados por Sua Palavra


MATEUS 1, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Ela dará à luz um Filho e Lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles” (v.21).


O início do Novo Testamento traz uma genealogia singular e curiosa. Aquele que disse: “antes que Abraão existisse, EU SOU” (Jo 8:58), é chamado de “filho de Davi, filho de Abraão” (v.1). Em Sua linhagem encontramos uma mulher que se passou por prostituta para deitar-se com seu sogro (Tamar), uma prostituta de fato (Raabe), uma estrangeira (Rute, a moabita) e uma adúltera (mulher de Urias, Bate-Seba). Além do fato de, incluindo Maria, estas mulheres serem citadas em uma genealogia quando o sistema patriarcal não incluía mulheres em suas genealogias. E sem falar nos erros e tropeços relatados nas Escrituras de muitos dos homens citados. O nascimento do Messias foi um verdadeiro marco não só no sentido do cumprimento da promessa naquele estábulo de Belém, mas na forma como este cumprimento se deu no decorrer da história de Israel. Deus atuou usando os meios mais improváveis e as pessoas que, se analisadas pelos padrões judaicos da época, jamais poderiam fazer parte de tamanha honra.

Partindo desta primeira impressão, notamos que a nossa percepção acerca dos propósitos divinos é finita e condicional. Finita porque somos incapazes de sondar os pensamentos que são bem maiores do que os nossos (Is 55:9), e condicional, porque a nossa natureza julga pelo que vemos (1Sm 16:7). Então, seria muito mais compreensível para nós se José tivesse entrado na linhagem do Messias ao invés de Judá. Ou se Jó aparecesse nesta lista “vip”. Contudo, graças a Deus, os Seus planos não incluem a nossa opinião ou ajuda. E foi desta forma que nasceu, neste solo enegrecido pelo pecado, o Salvador do mundo. Que, mesmo sem pecado, escolheu nascer já trazendo em Sua linhagem, gerações de pecadores, mais precisamente quarenta e duas, desde Abraão (v.17). Que, gerado “pelo Espírito Santo” no ventre de Maria (v.18), teve que ser ocultado de um povo zeloso de obras, mas ignorante quanto à misericórdia.

A escolha de Seus pais terrestres fazia parte do plano da redenção de um Deus-Menino que foi educado na simplicidade de um lar pobre e na humildade de uma cidade desprezada. José, “sendo justo” (v.19), Lhe foi como o primeiro retrato do Pai e Maria, como Sua instrutora particular, Lhe ensinou as lições de amor e de fidelidade que tornaram o Seu caráter a fiel cópia do divino. Nos ombros deste casal eleito repousava a sublime e ímpar responsabilidade de zelar pela construção da mente, corpo e espírito dAquele que não podia pecar. Sob os seus cuidados e orientação, exemplo e retidão, Jesus aprendeu a verdadeira ciência da educação.

Sobre cada ser humano está a digital de um Deus que deixou o Seu trono de glória e veio a esta Terra para tornar-Se um de nós. O Verbo que ordenou e tudo se fez (Jo 1:1-3), deixou a Sua glória para nascer de uma forma humilhante, de uma linhagem de pecadores, para salvar uma humanidade que não merece. O evangelho de Mateus começa nos dando um vislumbre do plano da salvação. Este plano inclui a todos. Assassinos, ladrões, prostitutas, adúlteros, mentirosos, todos os pecadores, inclusive eu e você são chamados para, à semelhança do ladrão na cruz (Lc 23:42), crer nAquele que tem “autoridade para perdoar pecados” (Mc 2:10). Não importa a quantidade de pecados que tenhamos cometido, o que importa para Jesus é se aceitaremos a Sua amorável ordem: “Vai e não peques mais” (Jo 8:11).

Que o estudo da vida de Jesus transforme a nossa vida. E que, em cada cumprimento profético (v.22) possamos enxergar o amor de um Deus que, mesmo “se somos infiéis, Ele permanece fiel” (2Tm 2:13).

Bom dia, salvos por Jesus!

Desafio do dia: Converse com uma pessoa desconhecida aqui nos comentários, deixe o seu comentário e interaja com outro, com respeito, amor e empatia!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Mateus1
#RPSP

* Inspirado numa postagem da página “Adventistas Brasil” (Facebook)


24 Comentários so far
Deixe um comentário

Deus seja louvado por este Ministério.
Tenho acompanhado sempre que possível o Reavivados, e confesso que me confortado bastante diante das tormentas que tenho ultrapassado nestes últimos dias.
Não sei ao certo como interagir para que mais presente me torne.

Comentário por Domingos de Jesus

Deus te guarde em suas lutas amigo.
Descanse no amor dEle.
Um grande abraço!

Comentário por Wesley Alves

Amém irmão Domingos, também fico na luta para conciliar o dia a dia com a leitura da Palavra de Deus e o estudo do #RPSP, mas sem dúvida é uma benção para a Última Verdade Presente!

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

Como Deus é maravilhoso. Tanta gente cheia de pecado e Jesus nasceu nessa linhagem. Isso nos mostra que Deus nos aceita e que quer restaurar nossa vida independente de como somos.

Comentário por Carine Ferreira de Oliveira

Deus seja contigo Carine, que Ele abençoe sua vida, seu lar e lhe guie em segurança no Caminho!

Comentário por Ivan Barros

Amém Carine. Apesar de tudo, como vimos em Malaquias, somos o seu Tesouro, por isso ele nos purifica!

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

Como é importante ter a revelação da palavra do Senhor.
Linda colocação da irmã Rosana que fez a postagem.
Antes de falar apenas de Jesus temos que ter intimidade com Ele, saber de onde veio, pra onde foi, onde está agora.
Na nossa vida mesquinha queremos sempre saber de onde como porque há tanta tribulação na vida dos irmãos… nos esquecendo que nenhum fator determina o futuro de ninguém, todo aquele que conhecer a Jesus Vida Nova Terá.

Comentário por Solange

Deus seja contigo Solange, que Ele abençoe sua vida, seu lar e lhe guie em segurança no Caminho. Feliz sábado!

Comentário por Ivan Barros

Bem colocado irmã Solange.

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

Excelente comentário. Acompanho a irmã Rosana todos os dias no Reavivados. que Deus continue lhe abençoando e dando sabedoria em seus comentários.

Comentário por JOSÉ RIBAMAR CUNHA BARBOSA

Amém irmão Ribamar. Que o nosso bondoso Deus abençoe sua vida, seu lar e lhe guie em segurança no Caminho!

Comentário por Ivan Barros

Amém irmão José, sabedoria para todos nós!

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

A explanação deste capítulo com tantos detalhes nos mostra a importância de cada verso da Palavra de Deus e nos lembra de que “Tudo o que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito”. Há essência em cada capítulo e em cada versículo. “Toda a Escritura é divinamente inspirada”! Deus continue abençoando cada um(a) que se debruça sobre a Palavra de Deus.

Comentário por Maria Angelica dos Santos Damasceno

Deus seja contigo Angélica! Que Ele abençoe sua vida, seu lar e lhe guie em segurança no Caminho. Seja a cada dia… Reavivada pela Palavra!

Comentário por Ivan Barros

Verdade Maria, cada palavra tem um significado de vida para a nossa vida!

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

Muito obrigada pela existência deste site! Como nos ajuda no conhecimento mais profundo de cada capítulo!! Deus continue iluminando a irmã Rosana Barros!!!

Comentário por Gersonita Souza Crelier

Deus seja contigo Gersonita, que Ele abençoe sua vida, seu lar e lhe guie em segurança no Caminho!

Comentário por Ivan Barros

Sem dúvida Gersonita. É muito bom saber que estamos lendo a Palavra de Vida com outros irmãos e irmãs espalhados pelo mundo.

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso

É maravilhoso ver como o amor de Deus inclui, nós tendemos a excluir, mas Ele abraça a todos que permitem.

Comentário por Marta

Amém irmã Marta, que Deus continue nos abençoando.
Jesus é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, se o mundo meditasse nessas característica de Seu Nome, (a história da humanidade já é dividida em a.C., e, d.C., o Senhor já teria voltado, ou, não teríamos chegado ao ponto que chegamos. Que nada nos impeça de buscá-Lo diariamente, e se desviarmos sabemos que Ele é o nosso Advogado no céu, Jesus o Deus Criador exímio detalhista.

Comentário por Aleia

Bom dia irmãos esse trabalho é muito legal

Comentário por Geraldo Cunha

Bom dia a todos, Gostaria de falar com alguém que não conheço e lhe desejar que a paz esteja com você e que Deus possa lhe conceder o o prazer de busca-lo a cada dia .

Comentário por Stefany

Amém. O Senhor te abençoe grandemente.

Comentário por iracema lima da silva jesus

Bom dia é um prazer falar contigo

Comentário por Geraldo Cunha




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: