Reavivados por Sua Palavra


MATEUS 1 by jquimelli
26 de janeiro de 2018, 1:00
Filed under: Sem categoria

Leia primeiro, em espírito de oração, o texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/mateus/mt-capitulo-1/

 

Comentário Devocional

Os primeiros dezessete versículos do Evangelho de Mateus geralmente são lidos rapidamente, porque se compõem de uma lista de nomes. Mas, o conhecido reformador Ulrich Zwingli disse: “A genealogia de Jesus, se entendida corretamente, contém o essencial da teologia ou a mensagem central da Reforma”. Ou seja, a salvação pela fé.

De fato, seu primeiro sermão na Catedral de Zurique, em Janeiro de 1519 foi sobre a “Genealogia de Jesus”. Até o dia de hoje, a porta principal da Catedral contém as imagens esculpida das quatro mulheres mencionadas na linhagem de Jesus: Raabe, Rute, Bate-Seba, e Maria.

Por que Mateus deliberadamente mencionou estas mulheres na genealogia de Jesus?

A lista começa com Tamar que fingiu ser uma prostituta a fim de ter um filho do seu sogro Judá (cf. Gên 38:1-30). Raabe era uma não-judia e prostituta. No entanto, ela escondeu dois espias judeus e salvou suas vidas (Jos 2:1-21). Existe um livro inteiro na Bíblia dedicado a Rute, que apesar de não ser judia foi considerada justa e foi a bisavó do rei Davi. Mateus não citou Bate-Seba, a outra mulher ancestral de Jesus. Ele simplesmente afirma que ela era a mulher de Urias, o oficial que foi intencionalmente enviado por Davi à frente do campo de batalha para ser morto.

Pode-se facilmente notar duas características principais compartilhadas por essas mulheres: (1) elas eram gentias ou eram casadas com gentios e (2) algumas não tinham boa reputação. No entanto, são listadas na genealogia dos reis, que é também a genealogia do Rei dos Reis.

Mateus termina a genealogia, dizendo-nos que Maria deu à luz a Jesus, o Rei, que é tão perdoador que gentios e pessoas com escandalosa reputação são listados em Sua ascendência.

Oleg Kostyuk
Host of Cross Connection
Hope Channel



Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/mat/1 ou https://www.revivalandreformation.org/?id=1176
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/11/02
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli/Jeferson Quimelli
Comentário em áudio Pr Valdeci: http://vod.novotempo.org.br/mp3/Reavivados/Reavivados26-01-2018.mp3
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Jesus é uma pessoa simples em sua essência, até mesmo em sua genealogia percebemos essa simplicidade. O que falar de um bebê que nasceu numa estrebaria então. Que sigamos o exemplo do Rei dos Reis para vivermos uma vida de simplicidade que nos dará uma vida cheia de riquezas por toda a eternidade🙏🏻

Comentário por Raí Morais




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: