Reavivados por Sua Palavra


ZACARIAS 4, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“… Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (v.6).


A sequência deste capítulo nos concede ricas lições. Primeiro, Zacarias é despertado. Logo em seguida, ele é levado a contemplar. E, despertado do sono e vendo o espiritual, o profeta se interessa em saber do que se trata aquilo que lhe foi mostrado. Então, lhe é revelada “a palavra do SENHOR” (v.6). Percebem a ordem? Despertamento, contemplação, busca e revelação. O que aconteceu com Zacarias, Deus deseja realizar na vida de cada filho Seu. E é urgente o chamado dAquele que está às portas: “Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora… Levantai-vos, vamos!” (Mc 14:41 e 42).

Assim como Josué representava a liderança religiosa de Israel, Zorobabel representava a liderança civil. E apesar da fragilidade que ainda envolvia aquela nação pós-exílio, de estar vulnerável a ataques inimigos, a segurança de Jerusalém não seriam seus muros, exércitos ou armas, mas a confiança depositada na provisão divina.

Ao contemplar o candelabro de ouro, Zacarias não compreende o significado de tal visão. O candelabro era um dos objetos do santuário, que ficava no lugar santo. Sua função era a de iluminar o ambiente e a sua luz não podia se apagar. Da mesma forma, Jesus declarou que há uma luz que deve iluminar este mundo: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5:14). Israel foi chamada para cumprir a missão de iluminar o mundo e, para isso, precisava do “combustível” sagrado, do azeite, do Espírito Santo.

Sobre a nossa missão e necessidade, diz Ellen White: “Que posso dizer a meus irmãos em nome do Senhor? Que medida de nossos esforços foi feita de acordo com a luz que ao Senhor aprouve dar? Não podemos depender da forma ou do maquinismo externo. O que precisamos é da vivificadora influência do Espírito Santo de Deus. “Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Orai sem cessar, e vigiai, trabalhando de conformidade com vossas orações. Ao orardes, crede, confiai em Deus. Estamos no tempo da chuva serôdia, tempo em que o Senhor outorgará liberalmente o Seu Espírito. Sede fervorosos em oração, e vigiai no Espírito” (Ellen G. White, TM, p. 512).

Quem és tu, ó grande monte?” (v.7). Não existem montanhas que não possamos remover se houver fé (Mt 17:20). Quando a nossa vida é firmada sobre “a pedra de remate”, sobre a rocha, que é Cristo (Mt 7:24), é-nos concedida graça sem medida: “Haja graça e graça para ela!” (v.7). Deus espera que despertemos e que aceitemos dar o primeiro passo. E Ele transformará “o dia dos humildes começos” (v.10) em uma vida perfeitamente habilitada “para toda boa obra” (2Tm 3:17). Precisamos pedir incessantemente que o Senhor nos conceda a porção dobrada do Espírito Santo. Não basta estar esperando as bodas do Cordeiro, devemos estar apercebidos, preparados para entrar “com Ele para as bodas” (Mt 25:10).

Portanto, “pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias” (Zc 10:1). E independente de quem sejam os “dois ungidos” (v.14), a mensagem central é: O Senhor deseja conceder ao Seu povo o aguaceiro do Seu Espírito e o Céu só aguarda que Lho peçamos. Que você e eu, como Zacarias, despertemos para a solenidade deste tempo. Continuemos examinando a Palavra de Deus e arrazoando com o Senhor (Is 1:18), e o Espírito Santo nos iluminará para a missão final com poder jamais visto.

Bom dia, luz do mundo!

Desafio do dia: Em oração, peça ao Espírito Santo que lhe indique alguém ou alguma família para que você possa prestar assistência social este ano, “na medida de suas posses” (2Co 8:3). Siga a orientação do Mestre: “…que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (Mt 6:4 NVI).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Zacarias4
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: