Reavivados por Sua Palavra


AGEU 1, Comentado por Rosana Barros  by Ivan Barros
6 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado” (v.7).


O livro de Esdras apresenta o relato de quando o profeta Ageu e o profeta Zacarias falaram da parte de Deus “aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém” (Ed 5:1). O povo estava, mais uma vez, se desviando do que realmente importava e permitindo que seu coração fosse tomado pela ostentação de viver no luxo que por tanto tempo vislumbrou em Babilônia. Ao invés de olharem para o templo e lembrarem que o Senhor os levou de volta para casa, agarraram-se à oportunidade de construir para si fortunas perecíveis.

A reedificação do templo significava muito mais do que simplesmente restaurar paredes ou reerguer ruínas. Tratava-se de uma prova de fidelidade e uma forma de unir todo o povo num só propósito. A deslealdade para com Deus e o descaso para com a Sua casa levaria Judá a um estado ainda pior do que antes. “Considerai o vosso passado” (v.5 e 7) não foi dito duas vezes sem propósito, mas era a voz do Senhor a confirmar a obra que Ele desejava realizar na vida de Judá e que deseja realizar em nossa vida hoje: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap 2:4-5).

A queda de Judá se deu justamente por ter desviado os olhos para contemplar as práticas dos povos vizinhos. A cobiça pelo alheio foi se enraizando nos corações até que não mais faziam caso do Senhor e do sagrado. Deus não pode abençoar o que é acumulado a custo de negligência espiritual. Em um tempo onde é cada um por si e onde “cada um… corre por causa de sua própria casa” (v.9), Deus nos diz: “Considerai o vosso passado”, busque lembrar de onde você caiu, arrependa-se e volte a Me amar!

Assim como Zorobabel, Josué “e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu” (v.12), o Senhor diz a nós, hoje: “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20). Para os que atendem à voz de Deus, Ele promete: “Eu sou convosco” (v.13) e grava não só nos registros da história deste mundo, mas nos registros celestes o nome daqueles que, com amor e com temor, dedicam-se “ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus” (v.14).

A obra de reedificação que se deu no passado é a obra que já tem sido realizada no tempo do fim e que se apressa para o seu cumprimento. Semelhante à precisão cronológica da profecia de Ageu, Deus tem um tempo determinado para a conclusão da obra final. A Bíblia diz que o Espírito de Deus estava com Ageu (Ed 5:1) e tanto ele como os demais profetas não foram subjugados pela vontade de um Deus tirano, mas “indagaram e inquiriram… investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava” (1Pe 1:10 e 11). Da mesma forma, Deus deseja que investiguemos a Sua Palavra, que a examinemos com diligência e O adoremos de forma racional (Rm 12:1). Se quisermos ser habitação do Espírito Santo, antes, precisamos dar ouvidos à Sua voz. Só assim, Ele abrirá os nossos olhos para contemplar os tesouros celestes e jamais abriremos mão destes pelos corruptíveis.

Enquanto muitos se acomodam em pensar: “Não veio ainda o tempo” (v.2), ou, “Meu Senhor demora-se” (Mt 24:48), aqueles que têm buscado com humildade de coração a verdade presente (2Pe 1:12), reconhecem que esta “já é a última hora” (1Jo 2:18) e, na Palavra da Verdade, têm buscado a santificação a qual Jesus pediu ao Pai que nos concedesse (Jo 17:17). Permita que a Palavra de Deus, que é a verdade, continue lhe reavivando e reedificando o que o inimigo tornou em ruínas. Quando “todo o resto do povo” (v.12) de Deus dos últimos dias estiver unido nesta obra como um só homem, não veremos a glória de um templo terreno, mas, “segundo a mensagem do SENHOR” (v.13), habitaremos onde o templo “é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro” (Ap 21:22). Aleluia! Amém!

Feliz sábado, habitação do Espírito Santo!

Desafio do dia: A primeira obra que o Espírito Santo deseja realizar em nós é a mudança de coração (Ez 36:26). Ore e peça que esta obra seja realizada em sua vida a cada dia, “até ser dia perfeito” (Pv 4:18).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ageu1
#RPSP


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Quero agradecer os líderes da igreja adventista pela linda iniciativa do projeto RPSP, com certeza nasceu no coração de Deus. Através desse projeto puder ler a minha BÍBLIA toda pela primeira vez, e estou lendo pela segunda vez, na segunda fase do Projeto RPSP, quero agradecer a vocês pelos comentários do RPSP, especial você ROSANA BARROS. Muito inspirado os seus comentários e os DESAFIOS e jornadas, ja fiz até com a minha igreja onde sou ancião. Me ajudou muito os comentários, abriu minha visão no conhecimento da palavra de DEUS. Salvo Todos OS COMENTÁRIOS EM WORD NO MEU NOTEBOOK. Que Deus abencoe suas vidas e família e seu Ministério.

Comentário por Esmael Carlos de Jesus Rosário

Os comentários são realmente especiais, mas tenho uma dúvida: consigo acessar os comentários dos pastor Heber em qualquer data antiga, mas da irmã Rosana não consigo. Como faço para ter acesso desde seu primeiro comentário? É possível?

Comentário por Maria Ivanete de Deus Cordeiro

Bom dia Maria Ivanete,

Iniciamos a publicação dos comentários de minha esposa Rosana nesta segunda temporada do RPSP, a partir do livro de 1 Samuel.

Os comentários anteriores, planejamos agrupar num livro, por ora é apenas um sonho.

Graça e paz,

Ivan Barros
Equipe RPSP

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: