Reavivados por Sua Palavra


SOFONIAS 2, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR” (v.3).


Iniciando com mais uma advertência para Judá, o profeta dá sequência a uma série de ameaças contra os inimigos do povo de Deus. Como parte do fruto do Espírito Santo (Gl 5:23), a mansidão é uma virtude essencial na vida do cristão e ganhou destaque neste capítulo. Apesar da corrupção generalizada de Judá, o profeta apela aos seus patrícios que ainda eram obedientes a Deus, de que em um tempo onde a voz de ordem era de guerra, o Senhor os chamava a buscar a mansidão.

Considerado o homem mais manso de sua época (Nm 12:3), Moisés logrou o privilégio de falar “boca a boca” (Nm 12:8) com o Senhor. A mansidão não é sinônimo de falta de dinamismo, mas de espírito pacificador, que promove o bem-estar e os bons relacionamentos. O líder de Israel precisava exercer autoridade perante o povo, mas precisava fazê-lo com mansidão. Só que Moisés cometeu um deslize que lhe custou ficar de fora da terra prometida. Cansado das murmurações do povo, ao invés de falar à rocha como Deus lhe ordenara, ele feriu a rocha duas vezes (Nm 20:11).

Jesus disse: “aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:29). Apesar de seu título de homem “mui manso” (Nm 12:3), não foi de Moisés que a Bíblia disse para seguirmos o exemplo, mas de Jesus. Aprender de Cristo deve ser a nossa prioridade; estudar a Sua Palavra e dela extrair o conhecimento de Deus e a santificação. O contato diário com as Escrituras, o exame das Sagradas Letras é o que nos capacita a dEle aprender e nEle buscar a justiça e a mansidão.

No sermão do monte, Jesus declarou: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5:5). O salmista Davi declarou o mesmo: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz” (Sl 37:11). O profeta Sofonias ao referir-se aos mansos, mais a frente declarou que os “restantes da casa de Judá” (v.7) também herdariam a terra. A mansidão, portanto, resulta em um Lugar de paz.

Os inimigos de Judá poderiam cometer as piores atrocidades, mas se o povo buscasse a mansidão e a justiça, certamente sairia vitorioso, “porque o SENHOR, seu Deus”, atentaria para ele e lhe mudaria “a sorte” (v.7). Todo aquele que escarnece e se gaba “contra o povo do SENHOR dos Exércitos” (v.10), “o SENHOR será terrível contra” ele (v.11).

“Concentra-te e examina-te” (v.1)! Você tem permitido que o Espírito Santo frutifique a mansidão em seu coração? Existe uma terra de paz à nossa espera. Não perca este incomparável privilégio por causa de um orgulho ferido. Espera no Senhor e Ele, no tempo certo, lhe fará justiça, porque, “os que esperam no SENHOR possuirão a terra” (Sl 37:9).

Bom dia, mansos da terra!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Sofonias2
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.