Reavivados por Sua Palavra


SOFONIAS 1, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de janeiro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os Seus convidados” (v.7).


Se há uma parte de nosso corpo que constantemente nos torna culpados perante Deus, esta parte é a nossa língua. A “língua é fogo; é mundo de iniquidade… e contamina o corpo inteiro… é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tg 3:6 e 8). Com uma descrição tão forte, está claro que a nossa língua é responsável por uma parcela significativa de nossos pecados. Algumas de nossas palavras podem até cair no esquecimento, mas aquelas que são mal ditas ou que são usadas para ferir podem causar estragos inesquecíveis.

A ordem de silêncio “diante do SENHOR Deus” (v.7) significa total reverência e plena confiança na ação divina. Não somente se refere à queda de Babilônia ou dos demais inimigos de Israel, mas uma mensagem de magnitude mundial e que rompe as barreiras do tempo até alcançar a última geração deste planeta. Como “foi nos dias de Noé” (Mt 24:37), o profeta apresenta uma mensagem de completa e definitiva destruição não somente dos homens, mas também de todas as criaturas e das “ofensas com os perversos” (v.3). Ou seja, todas as maldades, toda língua maliciosa, todas as palavras de maldição serão consumidas junto com aqueles que insistiram em contaminar-se, cumprindo-se o que está escrito: “porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt 12:37).

O processo de santificação dos convidados para as bodas do Cordeiro requer um preparo constante e ininterrupto, envolvendo corpo, alma e espírito: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6:5). E isto inclui o que pensamos (Fp 4:8), o que falamos (Mt 12:37) e o que fazemos (Ec 12:14). “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa” (v.14) é um aviso que não podemos ignorar. E, ainda que muitos ignorem, ou não busquem ao SENHOR e nem perguntem por Ele (v.6), não mudará jamais o fato de que “nenhuma promessa falhou” das que o SENHOR fez em Sua Palavra, “tudo se cumpriu” (Js 21:45).

A Bíblia apresenta cerca de duas mil e quinhentas referências sobre o segundo advento de Cristo a este planeta, sendo que mais da metade delas está no Antigo Testamento. Estamos há quatro livros de adentrar nas páginas que marcaram a história deste mundo em antes e depois de Cristo. Desde Gênesis (Gn 3:15), a Palavra nos apresenta a promessa de um Salvador que destruirá o mal de uma vez por todas. E qual é o pedido que o Senhor nos faz? “Cala-te e permita que Eu te santifique”.

Em um tempo onde tantas vozes ocupam a nossa atenção, o Espírito Santo nos pede silêncio. Não se trata apenas do silêncio dos lábios, mas da alma. Calar os desejos, as vontades, as críticas. Calar o “eu” e permitir que o Santo habite em nós. Esperar confiantemente de que Deus há de realizar o melhor. “Atenção!” (v.14) não é uma frase de impacto registrada em páginas antigas, mas uma mensagem tão atual quanto as atualizações de hoje de suas redes sociais. É uma advertência de amor de um Deus que não quer “que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9).

Diante da maior injustiça de todos os tempos, “como ovelha muda”, Jesus “foi levado ao matadouro” e “Ele não abriu a boca” (Is 53:7). Que o exemplo do nosso Salvador nos motive a fazer o mesmo. E, “no dia de trombeta” (v.16), Deus nos fará justiça.

Bom dia, convidados do Senhor!

Desafio do dia: Separe um momento para estar a sós com Deus. Leia Mateus 6:6, converse com Ele e em silêncio aguarde a tua recompensa.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Sofonias1
#RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Certo, Mateus 6-6…

Comentário por Elias Nascimento Rodrgues Rodrigues




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: