Reavivados por Sua Palavra


SALMO 133 by jquimelli
13 de março de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Esta é um breve Salmo que traz uma grande mensagem sobre a unidade e a comunhão e as bênçãos que elas trazem. Unidade e companheirismo são tão importantes que o próprio Jesus orou por isso (João 17: 11; 20-23) e Paulo pregou sobre isso (Fl 2:2-8; Col 3:14-15).

Neste Salmo, duas imagens descrevem as bênçãos de unidade e comunhão. A primeira é a de óleo escorrendo pela cabeça e barba de Arão. No clima quente e seco da Palestina, óleo é calmante e cura para a pele seca e rachada.

O óleo era um símbolo das bênçãos de Deus ao que estava sendo ungido. Os óleos de unção possuíam uma fragrância que tomava conta de todo o ambiente, à semelhança do que aconteceu quando Maria ungiu os pés de Jesus e a casa se encheu com o perfume (João 12:1-3). A mensagem do salmista é que a unidade no relacionamento trará as bênçãos da paz e harmonia, curando e perfumando o ambiente.

A segunda imagem é a do orvalho que cai sobre o Monte Hermon. Na terra seca da Palestina o orvalho que cai à noite nas altas montanhas traz benefícios refrescantes para as plantas, animais e pessoas para todo Israel [as águas que descem o Monte Hermon formam o rio Jordão, que se estoca no mar da Galiléia e beneficia todo o país]. O Monte Hermon chega a quase três mil metros acima do nível do mar e tem uma vegetação verdejante em suas encostas, mesmo nos meses secos do verão. Em comparação, Jerusalém (Monte Sião) fica praticamente sem chuva durante 6 meses do ano.

As bênçãos de Deus que caem sobre nós quando vivemos em unidade e comunhão com nossa família nos refrescarão e nos sustentarão, mesmo nos tempos “secos” de nossas vidas. Além disso, as bênçãos de Deus nos darão “vida para sempre.” Esta é a vida abundante que Jesus veio nos dar (João 10:10). Na unidade e da comunhão com Deus e Seu povo, podemos desfrutar plenamente a vida e viver uma vida cheia de bênçãos e propósito.

“O segredo da verdadeira união na igreja e na família não é diplomacia, nem de gestão ou de um esforço sobre-humano para superar as dificuldades – embora haverá muito disso para fazer – mas a união com Cristo” (LA, p. 179).

Que todos nós possamos buscar uma união mais estreita com o nosso Deus Criador e viver em unidade e harmonia com nosso próximo. Amém.

Thandi Klingbeil
Collegedale, Tennessee, Estados Unidos

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/133 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/133/
Texto anterior expandido: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/18/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 133 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: