Reavivados por Sua Palavra


SALMO 129 #RPSP COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
9 de março de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Mas o SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios” (v. 4).


Já estudamos a vida da maioria dos grandes heróis da fé do antigo testamento. E em cada biografia percebemos o quão difícil foi a experiência de cada um deles. Noé, José, Moisés, Abraão, Davi, Elias são alguns exemplos de homens tementes a Deus e que foram provados de forma singular e marcante. As suas experiências têm falado a cada geração através das páginas sagradas. Lágrimas, dores, privações, sofrimentos das mais variadas ordens fazem parte dos registros destes homens de Deus que nos deixaram um legado de fé e de lealdade.

Diante destes testemunhos de homens que, como nós, eram sujeitos “aos mesmos sentimentos” (Tiago 5:17), mas que foram vitoriosos em Deus, se permanecermos fiéis até o fim, podemos chegar à mesma conclusão do salmista: “me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim” (v. 2). Imaginem se aqueles homens tivessem se intimidado pelas perseguições e angústias; quão diferente seria não somente o relato bíblico, mas a história da humanidade.

Uma coisa é certa, amados: quem é inimigo dos filhos de Deus, torna-se inimigo de Deus. O SENHOR não poupou nem os próprios irmãos de Moisés quando contra este se rebelaram. Já não bastasse a sedição do povo e de seu pesado cargo, Arão e Miriã acharam de sentir inveja da posição de Moisés. Então, foram chamados à presença de Deus que apareceu numa coluna de nuvem e dEle ouviram uma das mais lindas e emocionantes defesas que Ele já fez por um de Seus filhos: “Ouvi, agora, as Minhas palavras; se entre vós há profeta, Eu, o SENHOR, em visão a ele, Me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. NÃO É ASSIM COM O MEU SERVO MOISÉS, que é fiel em toda a Minha casa. BOCA A BOCA FALO COM ELE, CLARAMENTE e não por enigmas; pois ele VÊ A FORMA DO SENHOR; COMO, POIS, NÃO TEMESTES FALAR CONTRA O MEU SERVO, CONTRA MOISÉS?” (Números 12:6-8).

Todas as vezes que uma boca se abre contra um servo de Deus, a mesma pergunta é feita: “COMO, POIS, NÃO TEMESTES FALAR CONTRA O MEU SERVO”? O SENHOR se levanta em defesa de Seus filhos mesmo quando estes são atingidos apenas por palavras más. Todo aquele que se manifesta contra o próximo, quer por palavras, quer por ações, receberá sobre si, mais cedo ou mais tarde: VERGONHA (v. 5); SEQUIDÃO ESPIRITUAL (v. 6) e MALDIÇÃO (v. 8). Procuraram o próprio infortúnio!

O que aconteceu aos ímpios antediluvianos, com Golias e com os profetas de Baal? Morreram em sua maldade. Mas, as misericórdias do SENHOR se renovam na vida de todo aquele que se arrepende, assim como os irmãos de Moisés e também os irmãos de José receberam uma nova oportunidade. O ato de atingir alguém com palavras pode até parecer inofensivo, mas cria uma trama de “cordas” que podem te enlaçar de tal forma que você não se incomode mais com a situação. Então, quando o SENHOR corta as cordas já não é mais para livramento, mas para a queda de quem escolheu a impiedade (v. 4). Portanto, a suma deste Salmo é: os ímpios podem até tentar, MAS JAMAIS PREVALECERÃO CONTRA OS JUSTOS DO ALTÍSSIMO!

Bom dia, justos do Altíssimo!

Desafio do dia: Compartilhe conosco a sua oração como resultado da reflexão no Salmo de hoje:

#PrimeiroDeus #Salmo129

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Minha oração é : Senhor, livra-me dos meus inimigos, ajuda-me a confiar em Sua providencia. Obrigado pela Sua justiça e livramento. Amém.

Comentário por Silvio Fernandes

Querido Deus, como são sábias as Tuas palavras Senhor, quando dizes “a mim pertence a vingança…” (Dt 32:35), e tantas outras passagens que expressam a mesma ideia! O Senhor, como Todo Poderoso, com Sua onisciência sabe todas as coisas, sabe o fim desde o começo, sabe o que é melhor para nós – Teus filhos, por isso nos diz como devemos andar…Mas nós, Senhor, com nossa mente finita e, muitas vezes, com nosso duro coração, não conseguimos aplicar à nossa vida Tuas lições!!

Por isso Jesus, nossa oração nesse dia é: Oh, Senhor, ajuda-nos com o poder do Teu Santo Espírito para que possamos colocar em prática tudo quanto temos aprendido de Ti! Guarda nosso coração do mal e de pecar contra o Senhor! Amém!

Comentário por Elisabete




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: