Reavivados por Sua Palavra


SALMO 123 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by jquimelli
3 de março de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

SALMO 123 – Não há como servir a dois senhores. Ou servimos a um, ou servimos a outro. Não tem como servir a nós mesmos e a Deus ao mesmo tempo. Aliás, quando não servimos a Deus nos encrencamos em todos os aspectos, nos tornamos escravos do pecado, do diabo e das circunstâncias.

Sobre este Salmo, explica-nos Eugene Peterson:

“O Salmo 123 é um exemplo de serviço. Neste aqui, como acontece com tanta frequência nos salmos, não somos instruídos sobre o que devemos fazer; ao contrário, é-nos fornecido um exemplo daquilo que é feito. O salmo não é uma advertência; é um cântico. Num salmo temos a evidência observável daquilo que acontece quando uma pessoa de fé cuida da questão de crer e amar e seguir a Deus. Não temos um livro de regulamentos que definem a ação; o que temos é uma foto instantânea de jogadores no meio do jogo. No Salmo 123 observamos aquele aspecto da vida de discipulado que ocorre sob a forma de préstimos de um servo”.

• Ao reconhecer a escravidão provocada pelo pecado devemos erguer nossos olhos ao alto, e humildemente suplicar a misericórdia de Deus para livrar-nos do emaranhado que fizemos com nossa vida (v. 1).

• É preciso prestar total atenção no agir de Deus em prol de nossa libertação. É necessário ter discernimento para entender a compaixão e a misericórdia divina assim como os servos observam os atos de seus senhores (v. 2).

• Cansados de sofrer, exaustos de tanto lutar, esgotadas nossas fontes de energia, enfatuados de tantos desprezos, os pecadores deveriam saber que a única solução é clamar urgentemente pela misericórdia de Deus (v. 3).

• Destruídos pela sociedade, esmagados pelos exploradores ricos e desprezados pelos arrogantes estúpidos, quem anda perambulando sem rumo como moribundo pelo mundo deve recorrer ao Senhor do Universo (v. 4).

A parábola do filho pródigo ilustra cada um de nós que prefere servir aos prazeres carnais e enredar-se com o glamour do pecado para, depois, se ver num chiqueiro (Lucas 15:11-24). Somente quem cai em si tem facilidade para atender ao convite de Jesus em Mateus 11:28-29.

Não há como ficar sem servir. Embora servir a Cristo não seja escravidão. “Um servo cristão é a pessoa mais livre da terra” (Eugene Peterson).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

#Rpsp
Salmo 123.
Maravilhoso.
A leitura da palavra de Deus tem sido uma bênção em minha vida.

Comentário por Isaura Câmara




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: