Filed under: Sem categoria
“Ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do SENHOR; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo” (v. 9).
O rei Asa sai de cena e Josafá, seu filho, reina em seu lugar. E a Bíblia nos concede um vislumbre do reinado abençoado e poderoso de Josafá. A frase que diz: “O SENHOR foi com Josafá” (v. 3) já diz tudo. A bênção de Deus o acompanhava, pois fez duas coisas: procurou a Deus e guardou os Seus mandamentos. Então, “O SENHOR confirmou o reino nas suas mãos” (v. 5), e lhe deu ousadia para segui-Lo (v.6). Isto é, era corajoso para andar em conformidade com a Lei do SENHOR, “e não segundo as obras de Israel” (v. 4).As recompensas por sua fidelidade foram muitas riquezas, um forte e numeroso exército, respeito dos povos vizinhos, além de grandeza extrema e contínua (v. 12). Era portanto um reino próspero em todos os sentidos. Josafá compreendeu que toda esta prosperidade não faria sentido se não fosse compartilhada. A prosperidade real e verdadeira não estava nas riquezas e nem no exército de homens valentes, e sim no ASSIM DIZ O SENHOR. A sua ordem de enviar os seus príncipes para ensinar a Lei do SENHOR ao povo testificou a sua prudência e sabedoria. Josafá sabia que um povo sem conhecimento é um povo passivo de destruição: “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6). Meus amados, Deus nos deu o privilégio de termos em mãos o que no princípio criou todas as coisas (Hebreus 11:3) e que é eterna (Isaías 40:8): a Sua Palavra. Somos seres finitos carregando o infinito impresso em folhas delicadas. Mas apesar da delicadeza e fragilidade física, a Bíblia tem o poder que homem algum tem: de transformar vidas. O diligente estudo das Escrituras possui “efeitos colaterais”, desde fé até salvação. Quando engrandecemos a Palavra de Deus, Ele nos engrandece “em extremo, continuamente” (v. 12), e não digo apenas materialmente, mas principalmente, espiritualmente. Através do estudo da Bíblia somos continuamente transformados, continuamente santificados (João 17:17). A real compreensão das Escrituras não é dada apenas aos doutos, mas ao mais humilde servo de Deus que se dispõe a ser guiado pelo Espírito Santo. Precisamos clamar pelo discernimento do Espírito para que possamos ouvir a Sua voz e sermos guiados a compartilhar com outros as verdades a nós reveladas. Outro dia, a minha secretária estava comentando de uma colega que desejou a morte de seu namorado. Ela ficou indignada, principalmente porque a colega se dizia cristã. Então, nosso filho mais velho passou por nós e disse:
— Se ela pensa assim é o mesmo que já ter matado ele!
Minha secretária ficou perplexa com a resposta de um juvenil, e concordou:
— Com certeza você é mais sábio do que ela.
Não subestime ninguém. Uma criança que estuda a Bíblia pode ser tão usada quanto um PhD em teologia. O poder não está em quem a estuda, está em Quem a inspirou. Continue sendo reavivado pela Palavra e receberás sabedoria divina à cada dia!
Bom dia, estudantes da Palavra!
*Leiam #2Crônicas17
Rosana Garcia Barros
6 Comentários so far
Deixe um comentário
o nome correto é Jeosafá ou Josafá?
Comentário por Selma 29 de julho de 2016 @ 9:47Boa tarde Selma,
Comentário por Ivan Barros 29 de julho de 2016 @ 14:24Josafá é o nome que consta nas versões que utilizamos para elaborar os comentários.
nossa! vocês são demais! eu fico extasiado com tanta sabedoria nos comentários. não perco nem um dia! que vocês continue sendo inspirados por Deus,e,continue compartilhando tal conhecimento sobremodo maravilhoso. nossa!! que demais!!! glória a Deus! Deus seja louvado!!!!!!
Comentário por marcio 29 de julho de 2016 @ 14:19Sou adventista irmã Rosana há 12 anos, já ganhei quase 20 almas para Jesus mas tenho dificuldade em compreender as escrituras sagradas. Me ajude a melhorar o meu conhecimento e entendimento. Aguardo seu retorno
Comentário por ANTONIO BISPO CARDOSO 31 de outubro de 2019 @ 7:26Bom dia!! Obg por essa explicação, pois tenho há muito tempo tentando estudar a palavra, mas sem muito êxito.
Comentário por Grasiele silva 14 de março de 2020 @ 7:19Acabo desistindo.
O rei Josafá, teve uma boa atitude no início do seu reinado, em enviar seus príncipes para ensinar a Palavra ao povo.
Comentário por Missionaria Cleide Cleidinha 14 de janeiro de 2022 @ 17:30