Reavivados por Sua Palavra


SALMO 80 by Jeferson Quimelli
22 de abril de 2020, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/sl/80

Para os hebreus, Deus era visto como uma luz. Ele era o fogo na sarça ardente no deserto de Moisés. Ele era a luz que brilhava da nuvem de fogo que conduzia os hebreus pelo deserto. Ele era o brilho que eles viram no rosto de Moisés depois que esteve com Deus.

Esta mesma presença ardente está disponível para nós, para queimar em nossas casas e em nossos corações. Depois que Jesus subiu ao céu, ele nos enviou este fogo. “Quando chegou o dia de Pentecostes, todos estavam juntos em um só lugar. De repente, um som como o sopro de um vento violento veio do céu e encheu toda a casa onde estavam sentados. Eles viram o que pareciam ser línguas de fogo que se separaram e pousaram em cada um deles. Todos eles foram cheios do Espírito Santo ”Atos 2: 1-4.

É através do Espírito Santo que somos trazidos de volta à glória do Shekinah. É através do Espírito Santo que somos reconectados ao Deus dos hebreus, ao Deus que deseja viver em nosso meio.

Kimberly Bobenhausen
Southern Adventist University, Tennessee USA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=804
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli

 

Comentário da rodada anterior:

Este Salmo, assim como o anterior, foi escrito num período de angústia nacional e é também um apelo para que Deus intervenha. Contudo adota um tom diferente, repleto de lembranças de tempos melhores. Fala de Deus como o Pastor e guardião da Sua vinha. O Salmo expressa a submissão de um povo que agora está disposto a permitir que Deus os lidere, oriente, treine e cuide do Seu rebanho.

Neste salmo, há uma referência à glória do Shekinah, logo no primeiro verso: “Tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor!” (NVI). Alusões ao resplendor de Deus podem ser vistas também nos versos três, sete e no último verso em que o salmista suplica: “Faze resplandecer sobre nós o teu rosto” (v. 19, NVI). Os filhos de Israel tinham conhecimento acerca da época em que a Glória de Deus habitava no meio deles. Através do santuário, eles tiveram habitando no meio deles a presença física, literal, de Deus. Que calor e conforto podem ser encontrados nesse pensamento!

Para os hebreus, Deus era compreendido como uma luz. Ele era o fogo que ardia naquela sarça perante Moisés, no deserto. Ele era a luz que brilhava a partir da nuvem de fogo, que conduziu os hebreus através do deserto. Ele era o brilho visto no rosto de Moisés, depois que ele esteve com Deus. Você já imaginou o privilégio de seguir uma nuvem de fogo através do deserto? Ter a luz divina enchendo a sua casa ao você parar à noite para descansar ?

Essa mesma presença de fogo está disponível a nós, aquecendo nossas casas e nosso coração. Depois que Jesus subiu ao céu, ele nos enviou este fogo. “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:1-4, NVI).

É por meio do Espírito Santo que somos reconduzidos à Glória do Shekinah. É por meio do Espírito Santo que somos reconectados ao Deus dos hebreus, ao Deus que anseia viver em nosso meio. A minha oração é que Deus acenda o fogo do Espírito Santo em minha vida e em sua vida, hoje!

Kimberly Harris
It Is Written [Está Escrito]

 

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/2017/01/19/, http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/80 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/80/


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: