Reavivados por Sua Palavra


SALMO 77 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
19 de abril de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das Tuas maravilhas da antiguidade” (v.11).

O mundo tem vivido dias escuros e de insegurança. Não há registros na História sobre algo que tenha atingido todo o mundo de forma tão avassaladora e tão rápida. A célere propagação de um vírus microscópico mudou drasticamente o ritmo do planeta e o que antes considerávamos coisas simples, como a liberdade de ir e vir, ou viajar nas férias, tornou-se para muitos lembranças de um passado feliz. Olhando para o passado com saudosismo e para o futuro com pessimismo, a alegria tem dado lugar à angústia e a esperança, ao desânimo.

Asafe estava passando por um momento de forte tribulação. Em uma súplica sincera, o salmista abriu o coração através de questionamentos sobre a ação e a presença de Deus em seus dias de aflição. Relembrando as obras do Senhor em favor de Seu povo, ele reconheceu que se deixou levar pela tristeza, ao declarar: “Então, disse eu: isto é a minha aflição” (v.10). Deus sempre está à nossa disposição, ainda que seja para ouvir nossas lamentações e pesares. Mas precisamos ter cuidado para não sobrepor as nossas aflições em detrimento do que verdadeiramente é remédio para a alma: a confiança em Deus.

Foi quando caiu em si, que Asafe mudou completamente o seu discurso, exaltando a Deus e as Suas obras. Olhou para o passado com alegria e vislumbrou o futuro com esperança. Disse ele: “O Teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?” (v.13). Ontem, assistindo a um documentário sobre a dimensão do Universo e a grandeza das obras de Deus ( https://youtu.be/Zk_Ne2dJxYk ), meus olhos foram ainda mais abertos para o Seu amor por um planeta que não passa de uma poeira cósmica entre galáxias incontáveis. E se Ele Se importa conosco a ponto de tornar-Se semelhante a nós e dar-Se em sacrifício por nós, podemos, como o salmista, exclamar em louvor e adoração: “Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o Teu poder” (v.14). Louvado seja o nome do nosso grande Deus!

É exatamente agora, neste momento de tempestade, que o Consolador deseja nos conduzir como Seu rebanho (v.20). Como Asafe, no dia de sua angústia, procure o Senhor (v.2) e Ele lhe mostrará a Sua misericórdia. Como escreveu Ellen White: “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado” (Testemunhos Seletos, v.3, 443). Vigiemos e oremos!

Feliz semana, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo77 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: