Reavivados por Sua Palavra


SALMO 70 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
12 de abril de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

536 palavras

Entre o Salmo 70 e o Salmo 40:13-17 há pouca diferença. É o clamor de uma alma em profunda angústia, talvez simbolizando a nação de Israel ao reconhecer sua enorme necessidade de Deus. Constitui-se de duas estrofes que contrasta entre si: Os v. 1 a 3 falam dos inimigos de Deus, e os v. 4 e 5 dos que O buscam. Sugeriu-se que esses versículos podem ter sido tirados do Salmo 40 para formar um salmo independente a fim de ser usado na adoração do templo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 895.

Parece … pequena joia de oração para o povo decorar e sempre “carregar consigo”, como modelo de petição na emergência. Bíblia Shedd.

1-5 Quando outros nos decepcionam e nos ameaçam, nos sentimos vazios, pois uma parte vital de nós foi roubada. Quando outras pessoas quebram a confiança que colocamos nelas, elas também quebrantam nossos espíritos. Naqueles momentos vazios e desfeitos, devemos nos unir ao salmista, pedindo que Deus se apresse em nosso auxílio. Somente Ele pode encher nossas vidas com sua alegria (70:4). Com o salmista, devemos gritar: “Senhor, não demores!” Life Application Study Bible Kingsway.

4 Esse pequeno salmo (semelhante em conteúdo a 40: 13-17) foi um apelo de Davi para que Deus viesse rapidamente ajudá-lo. No entanto, mesmo em seu momento de pânico, ele não esqueceu o louvor. O louvor é importante porque nos ajuda a lembrar quem é Deus. Muitas vezes, nossas orações são preenchidas com pedidos para nós e para os outros e esquecemos de agradecer a Deus pelo que ele fez e de adorá-lo por quem ele é. Não subestime Deus, tratando-O como uma máquina automática de vendas. Mesmo quando Davi estava com medo, ele louvou a Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

1-3 Davi invoca o socorro divino, a condenação dos seus perseguidores. Bíblia Shedd.

1 Praza-Te. Esta frase foi acrescentada. No hebraico, o salmo começa de forma abrupta: ” Ó Deus, em livra-me”, sugerindo a intensidade da angústia do salmista, como se nâo houvesse suficiente controle da emoção sobre o intelecto que tornasse possível uma construção gramatical completa. CBASD, vol. 3, p. 895.

Deus. Do heb. ‘Elohim. O Salmo 40:6 traz “SENHOR”, Yahweh (ver com. do v.1). CBASD, vol. 3, p. 895.

3 Bem feito! Bem feito! Expressão que indica desprezo e reprovação (ver Sl 35:21). CBASD, vol. 3, p. 823.

4 Pede para que os que conhecem a Deus possam logo ter mais motivos para se regozijar alegremente glorificando ao Senhor. Bíblia Shedd.

Ele ora para que Deus encha o coração dos amigos com alegria. Façamos da obra do nosso Pai nosso grande empreendimento, e do favor do Altíssimo nosso grande deleite e prazer, pois isso é buscá-Lo e amar Sua salvação. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

5 SENHOR, não Te detenhas! (ARA; NVI: “Não te demores!”). A declaração de confiança em Deus (v. 1-4) se torna o clamor de um necessitado, e o poema termina com um tom de angústia. CBASD, vol. 3, p. 895.

Anseia pela ajuda que vem de Deus, e tem pressa nisto, pois não dá valor algum ao socorro que vem da força e sabedoria dos homens pecadores, ignorantes, fracos e falhos, que somos todos nós. Bíblia Shedd.

A fé do salmista continua firme até o fim. Em meio à tristeza, a pessoa pode confiar que Deus vigia sobre ela e dará livramento. CBASD, vol. 3, p. 824.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: