Reavivados por Sua Palavra


SALMO 67 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de abril de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

604 palavras

O Salmo 67 exorta a todos os povos da terra a se alegrar no Deus e Rei do mundo, a confiar nEle e reconhecer Seu domínio universal. Alguns sugerem que o salmo é uma resposta formal da congregação à bênção araônica* (Nm 6:24-26), especialmente apropriada para a época da colheita. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 885.

1 Seja Deus gracioso para conosco (ARA; NVI: “Que Deus tenha misericórdia de nós”). O pensamento e a linguagem deste versículo são um eco à bênção do sumo sacerdote (ver Nm 6:24-26). Outras frases similares à bênção araônica estão nos Salmos 4:6; 31:16; e 80:3, 7 e 19. CBASD, vol. 3, p. 885.

Para conosco. Literalmente “conosco”. A frase sugere estreita comunhão com Deus. CBASD, vol. 3, p. 885.

2 O Teu caminho. Os métodos e os princípios do governo de Deus, com relação a todo o mundo e não apenas a Israel. O propósito de Deus era que Israel fosse a luz do mundo. A história de Israel poderia ter sido bem diferente se tivesse cumprido sua missão (ver DTN, 577). Na experiência de Israel há uma lição preciosa para a igreja remanescente. CBASD, vol. 3, p. 885.

Em todas as nações. Um chamado à obra missionária. Deus colocou sobre a igreja a responsabilidade de levar o conhecimento da salvação a todas as nações. CBASD, vol. 3, p. 885.

Que os favores de Deus ao seu povo sejam tão óbvios que o mundo inteiro preste atenção. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Poderia ter o salmista ter olhado através dos anos para ver o evangelho percorrer a terra? Esse salmo certamente fala do cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28: 18-20), quando Jesus ordenou que o evangelho fosse levado a todas as nações. Conte-se entre a grande multidão de fiéis em todo o mundo que conhece o Salvador; louve-o por suas boas novas; e compartilhe esse evangelho para que a colheita seja abundante. Life Application Study Bible Kingsway.

Salvação. Do heb. yeshu’ah, traduzido em geral por “salvação”, mas também como “felicidade” (Jó 30:15), “auxílio” (Sl 42:5) e “vitória” (Sl 18:50; 44:4). CBASD, vol. 3, p. 885.

3-5 O desejo dos fiéis é duplo: 1) que as bênçãos de Deus sejam tão abundantes que o povo seja inspirado ao louvor, e 2) que as nações realmente acrescentem os seus louvores aos de Israel – uma expressão apropriada neste apogeu da liturgia da adoração. Bíblia de Estudo NVI Vida.

3 Louvem-Te os povos. Este versículo é o refrão do poema, e se repete no v. 5. CBASD, vol. 3, p. 885.

Guias. Do heb. nachah, “conduzir” ou “guiar”. Deus é o grande pastor de todos os povos (ver Sl 23:3). Emprega-se nachah para descrever o modo como Deus guiou Israel pelo deserto (ver Sl 78:14). Assim como Deus guiou Israel, Ele guiará todos os povos que O aceitarem como pastor. CBASD, vol. 3, p. 885.

6 A terra deu o seu fruto. Ou, ” a terra produziu”. Pode-se interpretar que esta linguagem se refira a uma abundante colheita. A partir disso, alguns concluem que o salmo é um agradecimento pela colheita. CBASD, vol. 3, p. 885.

7 Abençoe-nos Deus. O salmo termina com a mesma expressão de anseio pela bênção divina do início. Por meio de Israel, o mundo todo seria abençoado. Ao reconhecer o Deus de Israel como o Deus de todas as nações, o mundo compartilharia as bênçãos divinas sobre Israel. Uma análise completa deste salmo só é possível mediante estudo do propósito eterno de Deus ao ter a Israel como Seu povo escolhido. É um salmo essencialmente missionário e deve ser considerado precioso para a igreja no seu panorama mundial. CBASD, vol. 3, p. 885.

 

* Nm 6:24-26 (NVI): “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz”.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: