Reavivados por Sua Palavra


SALMO 62 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de abril de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Confiai nEle, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio” (v.8).

Já pararam para pensar que todos nós, de certa forma, somos movidos pela fé? Vivemos em um mundo incerto. Não sabemos o que pode nos acontecer ao sair de casa e nem dentro dela. Sendo assim, a fé nos é uma necessidade intrínseca. Mas a diferença entre esta fé básica (vamos chamá-la assim) e a fé como um dom do Espírito Santo (1Co.12:9), está na palavra confiança. Corremos o risco de estar exercendo apenas a fé básica, esquecendo-nos de procurar uma fé que nos sirva de escudo (Ef.6:16). A fé como um dom de Deus não nos dá coragem apenas para sair de nossa zona de conforto, mas para viver a confiança de modo a contrariar todos os padrões que divergem da vontade de Deus, através de uma atitude e postura que deixe bem claro que nós confiamos nEle “em todo tempo” (v.8).

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa” (v.1, 5), foi o que Davi repetiu duas vezes, expressando a sua total confiança no Senhor. A nossa vida deve ser uma expressão muito clara de nossa confiança em Deus. Exemplos? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego poderiam ter feito como os seus milhares de conterrâneos judeus, ajoelhando-se diante da estátua de Nabucodonosor e simplesmente dizendo em seus corações:

– Olha Deus, nós estamos aqui ajoelhados diante desta imagem, mas o Senhor sabe que o nosso coração é Teu.

Só que não foi isso o que aqueles três jovens fizeram. Eles permaneceram em pé, deixando bem claro que não adoravam a Deus apenas da boca para fora (v.4), mas confiavam no Senhor “em todo tempo”. E o que dizer do profeta Elias? Enfrentou sozinho um rei furioso, 850 profetas pagãos e um povo que havia se corrompido. Que tremenda confiança em Deus! E o profeta Daniel? Ele não poderia ter orado escondido? Porque tinha que abrir as janelas para fazer isso? Presunção? Não, amados. Confiança no Deus Todo-Poderoso que tem todo o poder nas mãos (v.11).

Percebem o que há em comum nesses personagens bíblicos? A confiança que eles tinham em Deus se revelou em suas obras. O legado de fé genuína que eles deixaram foi revelado por suas ações. Fazer algo para ser visto diante dos homens não é demonstração de fé e de confiança, mas de orgulho e vaidade, e ainda nos priva do galardão do Pai. Disse Jesus: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste” (Mt.6:1). Contudo, fazer a vontade de Deus em meio à perseguições, tribulações e ameaças, e mesmo assim permanecer firmes, confiando que dependemos totalmente de Deus (v.7), isto sim se confirma em obras de justiça, resultado do amor que sentimos pelo Deus da nossa salvação (v.6).

O Senhor nos diz hoje: Confie em Minha provisão!

Precisamos falar menos e viver mais. Os três amigos de Daniel não gritaram em protesto, eles simplesmente ficaram em pé. Daniel não reivindicou os seus direitos na porta do palácio, ele orou. Elias não pediu a Deus que descesse fogo dos céus para consumir os seus algozes, mas para testemunhar a todos de que só o Senhor é Deus. Portanto, espere em Deus, confie nEle, busque-O enquanto há tempo e sua vida será um testemunho a todos ao seu redor de “que o poder pertence a Deus” (v.11). Prepara-te, querido irmão, querida irmã, Jesus está voltando! Só dEle vem a nossa salvação (v.1) e a nossa esperança (v.5)! Derrama o teu coração perante o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e, certamente, a sua vida será vista por Ele como resultado da boa obra do Espírito Santo. Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, homens e mulheres de fé!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo62 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: