Reavivados por Sua Palavra


SALMO 60 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
2 de abril de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários” (v.12).

A palavra restabelecer significa voltar ao estado antigo. A súplica de Davi: “Restabelece-nos!” (v.1), tinha a ver com refazer laços que se haviam rompido. Percebemos neste Salmo um desabafo de Davi seguido de uma resposta de Deus. Os conflitos entre as nações não se limitam a derrotas e vitórias, mortos e sobreviventes, mas acarretam muitos prejuízos a curto e longo prazo. Davi e o povo de Israel estavam experimentando os reveses da guerra. Foi no momento mais difícil que o salmista tirou do coração a sua mais sincera súplica. E é quando isso acontece, que os céus não podem conter a resposta divina.

Este Salmo é atribuído ao tempo em que Davi feriu os siros e rendeu os edomitas como seus servos, “e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (2Sm.8:14), pois ele reconhecia que “vão é o socorro do homem” (v.11), mas “Em Deus faremos proezas” (v.12). Como o professor se cala enquanto aplica uma prova, nas provações o Senhor parece guardar silêncio, gerando em Seus filhos um sentimento de abandono: “Não nos rejeitaste, ó Deus?” (v.10). Mas tão certo como Ele vive, só por Ele podemos obter a almejada aprovação.

Se desejamos um resultado satisfatório em uma avaliação, precisamos nos preparar primeiro. E a depender do que está em jogo, nosso preparo requer de nós um esforço maior. Então, lá estamos, diante do professor ou avaliador. Daí, eu pergunto: Quem avalia vai poder nos ajudar na hora da prova? Certamente que não. Porque ali estamos sendo avaliados de acordo com o que já aprendemos. E assim como um professor se alegra com as conquistas de seus alunos, Jesus “verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito” (Is.53:11).

Você entende? As guerras, reveses e provações pelas quais temos que passar não significam que Deus não está conosco, e sim que Ele está cumprindo a Sua função de Mestre. Continue buscando na Palavra de Deus o preparo para cada situação da vida, e, principalmente, o preparo para a vida eterna. Que o Senhor restabeleça a nossa fé e comunhão com Ele e que os piores momentos de nossa vida não nos sejam pedras de tropeço, mas provas que serão vencidas, “porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários” (v.12). Vigiemos e oremos!

Bom dia, vitoriosos em Jesus Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Salmo60 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: