Reavivados por Sua Palavra


SALMO 59 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de abril de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

439 palavras

O contexto do Salmo 59 é semelhante ao dos Salmos 56, 57 e 58. É um clamor pelo livramento de um grande perigo, e termina com uma repentina e dramática mudança para o agradecimento por esse livramento, que o salmista está certo que virá. …. O estilo vigoroso, porém formal do salmo, é marcado pela repetição de um versículo descritivo (ver v. 6 e 14) e um refrão (ver v. 9 e 17). CBASD, vol. 3, p. 867.

Livra-me. Ou, “arranca-me”. … Davi deseja ser protegido de todos os inimigos, quer estejam na sua própria casa, na corte, no seu país ou em outros países. CBASD, vol. 3, p. 868.

homens sanguinários. Literalmente, “homens de sangue”, ou seja, assassinos. CBASD, vol. 3, p. 868.

armam ciladas. O inimigo é comparado a animais selvagens, prontos a atacar sua presa (ver com. do Sl 7:2). CBASD, vol. 3, p. 868.

minha alma. Ou, “mim” (ver com do Sl 16:10). De acordo com o relato de I Samuel 19:11 a 18, a esposa de Davi, Mical, filha de Saul, contou a Davi da intenção do pai de matá-lo e o ajudou a escapar por uma janela à noite. CBASD, vol. 3, p. 868.

os fortes. Ou, “agressivos”. Homens empregados por Saul para realizar seus propósitos assassinos. CBASD, vol. 3, p. 868.

sem transgressão minha. O salmista afirma sua inocência. CBASD, vol. 3, p. 868.

uivam como cães. O salmista compara seus inimigos (v. 1, 2) com os cães famintos e semisselvagens do antigo Oriente, que se escondiam durante o dia para dormir e iam às cidades e vilas à noite e rondavam em busca de comida. CBASD, vol. 3, p. 868.

11 Não os mates. Isto é, não de imediato. Permitiu-se que Caim permanecesse vivo como um exemplo das consequências infelizes do ódio e do assassinato (ver Gn 4:12-14). Os vs. 11 a 15 apresentam uma série de pedidos do salmista para que Deus retribua de forma gradual a seus inimigos. Às vezes, é preciso tempo para que os seres humanos vejam as consequências do pecado (ver com. do v. 5). CBASD, vol. 3, p. 869.

que reina Deus. Que Deus é o soberano universal, que pune a impiedade e recompensa a justiça. CBASD, vol. 3, p. 869.

até os confins da terra. Deus governa todos os reinos da Terra, não apenas Israel. CBASD, vol. 3, p. 869.

14 Ao anoitecer. Ver o v. 6. … O v. 6 descreve a conduta dos inimigos; o v. 15 descreve a punição que o salmista invoca sobre esses inimigos por causa da conduta deles. a linguagem é de triunfo. Os inimigos podem voltar a uivar, mas serão desapontados. CBASD, vol. 3, p. 869.

15 à procura de comida. O salmista era a presa. CBASD, vol. 3, p. 869.

16 Tu me tens sido alto refúgio. Embora o salmista tenha usado seus próprios meios para fugir (ver 1Sm 19:12), ele atribuiu corretamente seu livramento à misericórdia divina. CBASD, vol. 3, p. 869.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: