Filed under: Sem categoria
“A intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança” (v.14).
Em uma das orações mais lindas da Bíblia, Davi abriu o seu coração ao Senhor expondo os seus maiores medos. Ainda que fossem muitos os seus inimigos (v.19), ainda que fosse perseguido sem causa (v.3), nada disso o atormentava mais do que as tribulações de seu coração e as suas angústias (v.17). Mais do que segurança, Davi desejava sentir-se perdoado. Era como se tivesse dito assim a Deus:
— Senhor, não te lembres de mim segundo os meus pecados, nem segundo as transgressões que já cometi, mas que a Tua misericórdia e a Tua bondade continuem a me seguir, para que eu possa me arrepender de forma genuína e andar em sinceridade e em retidão (v.21)!
Quando Davi expressou grande preocupação em não ser envergonhado, ele não estava preocupado consigo mesmo, mas que a exultação dos inimigos (v.2) em face de sua iniquidade fosse uma desonra ao nome de Deus (v.11). “O temor do Senhor é a sabedoria” (Jó 28:28). Por isso que o salmista diz que “ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher” (v.12). Quem teme a Deus não está livre do pecado que o assedia, mas, certamente, sabe bem por onde deve andar, pois Deus o instrui. Isto não interfere em nosso livre arbítrio, mas constrói uma ponte de ligação com o Céu fazendo com que “a intimidade do Senhor” nos preserve em sinceridade e em retidão e nos guarde de envergonhar o nome santo de Deus por meio da ação do Espírito Santo.
Diante de um turbilhão de coisas ruins que nos cercam diariamente, somente a oração e a firme decisão em confiar no Senhor, em Sua bondade e misericórdia, é que ainda nos dão forças para voltar os nossos olhos para o Alto (v.15) e nos conduzir a guardar a Sua Palavra (v.10). A solidão de Davi (v.16) expressa a sua individualidade diante do que sentia e diante de seus pecados. Ninguém mais poderia sofrer em seu lugar ou sentir o que ele sentia. Ele sabia que somente Deus o compreenderia.
Davi foi um homem sujeito aos mesmos sentimentos que nós, assim como tantos outros “heróis” da Bíblia que tanto admiramos. Uma vida de comunhão com Deus foi o que tornou homens comuns em testemunhos de fé e de coragem. “A intimidade do Senhor é para os que O temem”, ou seja, o relacionamento pessoal com Deus é para os sábios. Quer ter sabedoria? Então jamais considere-se sábio aos seus próprios olhos, e sim busque sabedoria mantendo os olhos fixos em Cristo Jesus todos os dias. Ele é a Fonte inesgotável de todo o saber. Que Jesus seja, de fato e de verdade, o seu melhor Amigo. E Ele lhe guiará por veredas de misericórdia e de verdade, guardando-lhe e livrando-lhe do mal.
“Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo.2:1). Espere em Deus (v.21) todos os dias de sua vida, “teme ao Senhor” (v.12) e até “a sua descendência herdará a terra” (v.13). Vigiemos e oremos!
Bom dia, tementes a Deus!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Salmo25 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário