Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 20 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
31 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

885 palavras

Se ajuntou perante o SENHOR em Mispa, como se fora um só homem. O ultraje foi tão terrível que conseguiu unir Israel mesmo em uma época tão sem lei. O povo se dirigiu a Missa porque o santuário estava lá (v. 26-28). Bíblia de Estudo Andrews.

Mispa. Cidade da fronteira ao norte de Benjamim, uns 13 km ao norte de Jerusalém. Bíblia Shedd.

Desde Dã a Berseba. Desde Dã, a colônia de hebreus que estava no extremo norte (ver Jz 18) até Berseba, a colônia no extremo sul, à margem do Neguebe, ao sul de Judá. CBASD, vol. 2, p. 433.

Terra de Gileade. Esta expressão parece incluir a todos os hebreus que viviam a leste do Jordão. CBASD, vol. 2, p. 433.

Cidadãos de Gibeá. Tal foi a impressão da maldade feita por aqueles homens, e seu julgamento, que permaneceu na lembrança do povo até os dias de Oséias. Bíblia Shedd.

Vergonha e loucura. Veja 19.23n*. O erudito M. Noth acha que “vieram loucura em Israel”era frase técnica apropriada para certas violações da lei divina, rigorosa especialmente em casos de pecado sexual. Bíblia Shedd.

[* Loucura. O heb. nebalah tem significado ainda mais forte. “Impiedade”, “devassidão”(cf 1 Sm 25.25) talvez represente melhor seu sentido. Bíblia Shedd.]

13 Não quis ouvir. A tribo de Benjamim preferiu guerra civil a entregar seus criminosos. Nesse caso, o orgulho tribal e a solidariedade serviram para apoiar e defender homens da pior espécie. … Os Benjamitas demonstraram tremenda coragem, mas numa causa indigna. CBASD, vol. 2, p. 434.

16 Atiravam com a funda uma pedra num cabelo. Esta expressão indica precisão extrema. … Na História secular, os homens da Antiguidade são descritos como especialistas na arte de arremessar pedras com tanta força como se fossem atiradas de uma catapulta, perfurando escudos e capacetes. CBASD, vol. 2, p. 434.

18 Betel. No heb., Beth-‘el. A KJV preferiu traduzir a palavra e diz “Casa de Deus”. … realmente, era em Siló, no tabernáculo, que eles iam pedir o conselho de Deus (ver Jz 21:2, 4, 12). CBASD, vol. 2, p. 435.

Quem dentre nós … ? Um exército tão grande não conseguiria se posicionar com facilidade ao redor da pequena montanha na qual Gibeá estava sitiada. Decidiram que apenas uma tribo atacaria de cada vez. CBASD, vol. 2, p. 435.

23 Choraram perante o Senhor. É possível, neste caso, que Deus não concedeu vitória a Israel pelo fato deste não ter afastado o pecado de seu meio. … Confiando na sua grande superioridade numérica, talvez não tivesse confiado devidamente em Deus. Bíblia Shedd.

26 Jejuaram. Esta é. primeira vez na Bíblia em que ocorre a palavra “jejum”, apesar de a prática ter se iniciado muito antes. CBASD, vol. 2, p. 436.

28 Fineias. De acordo com Josué 22:12 e 13, Fineias foi o sacerdote do tabernáculo em Siló durante os dias de Josué. A menção de seu nome neste verso, coloca o incidente do levita e da concubina durante o tempo de vida da primeira geração de israelitas na Palestina. O que apoia o ponto de vista… de que os últimos cinco capítulos de Juízes ocorreram vários anos antes dos demais eventos descritos no livro. CBASD, vol. 2, p. 436.

O povo havia caído tão baixo dentro do período de vida de um homem! Bíblia de Estudo Andrews.

Amanhã Eu os entregarei. Aos israelitas não foi permitido obter a vitória até que passassem por um período preparatório. Os contratempos os levaram a jejuar, orar e indagar com fervor qual teria sido a causa de seu fracasso. Deus aproveitou essa demora para lhes apontar os próprios defeitos de caráter que necessitavam de correção… Os israelitas estavam excessivamente prontos para assumir a tarefa de corrigir os irmãos, sem estar conscientes de suas próprias deficiências. Foi para corrigir esse mesmo tipo de deficiências que Jesus deu Sua instrução sobre a trave e o argueiro (ver Mt 7:5). CBASD, vol. 2, p. 436.

34 Não imaginavam. Ao estar cada um deles ocupado em sua própria frente de combate, não perceberam que seu exército estava completamente cercado e, assim, condenado à destruição. CBASD, vol. 2, p. 437.

47 À penha Rimon. De todo o exército benjamim, os únicos soldados que escaparam foram os 600 homens que se esconderam nas cavernas de calcário na montanha de Rimon. CBASD, vol. 2, p. 437, 438.

48 Tudo o que restou da cidade. A matança indiscriminada de não combatentes, para não mencionar o exército quebrado e em fuga, era totalmente desnecessária. O pecado dos homens de Gibeá era grande e precisava ser punido. No entanto, quando a resistência do exército de Benjamim foi minada, a missão do exército israelita havia terminado. Os indivíduos responsáveis pela ação poderiam ser pegos e punidos. A cidade deles, Gibeá, já estava em ruínas. Deveria ser suficiente. Não havia desculpa para o implacável extermínio de toda a tribo, nem para a queima das cidades deles. No entanto, o frenesi da batalha deve ter despertado nos homens paixões irracionais, o que os levou a praticar o que eles não cometeriam em são juízo. Nessas ocasiões, os homens já não são seus próprios mestres; a razão não é mais o guia, e a voz da consciência não é ouvida. Nesse caso, isso ocorreu devido especialmente ao fato de eles não terem um líder proeminente de quem o exército pudesse receber orientações e que exercesse controle sobre eles. O orgulho ferido do exército israelita, inflamado pelas duas derrotas anteriores por um adversário muito menor, levou os guerreiros a cometer um mal muito maior em sua extensão do que o pecado que eles estavam tentando punir. CBASD, vol. 2, p. 438.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: