Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 19 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
30 de maio de 2019, 0:55
Filed under: Sem categoria

Se o capítulo anterior te chocou, imagina este: Você conhece estes detalhes?

· O líder espiritual envolveu-se com prostituta: “A prostituição e a impureza sexual arrancam o coração consagrado a Deus e nublam o discernimento dos caminhos de Deus. Esta era a situação de Israel naquele momento, e aqui está um homem da tribo de Levi, a tribo sacerdotal, envolvido em concubinato” (Dr. Brian J. Bailey) (vs. 1-3).

· O líder espiritual envolveu-se com bebidas e glutonarias: Na casa do sogro havia comida suficiente para alegrar-se e fartar-se, a ponto da intemperança afetar as decisões do levita (vs. 4-10).

· O líder espiritual saiu tarde, não encontrou hospedagem, mas o pecado da falta de hospitalidade: Jebus (Jerusalém) estava ocupada por estrangeiros pagãos; porém, na tribo de Benjamim, a coisa estava pior que entre os pagãos. Até que um idoso, dedicado trabalhador, ofereceu hospedagem (vs. 11-21).

· O líder espiritual foi alvo de depravação sexual: Vieram os filhos de Belial com objetivos homossexuais, violação e homicídio e rodearam a casa do idoso. O levita, após ter sua esposa abusada sexualmente durante a noite e encontrá-la morta pela manhã, sem ter a quem recorrer por justiça, esquartejou seu corpo em 12 pedaços e o enviou às 12 tribos do povo de Deus (vs. 22-30).

O levita, que deveria exercer liderança espiritual, estava desfocado, perdido, desviado. Foi atrás de prostituta, banqueteou-se na casa de seu pai intemperantemente, foi indiferente ao abuso e violação de sua concubina; depois, sem consideração, a fez em pedaços e espalhou pela terra.

Esse quadro lembra Sodoma e Gomorra, mas será que não lembra nossa sociedade atual também? Isso é o resultado de afastar-se de Deus e de Suas leis descritas em Sua Palavra.

Fique longe do pecado…

· …sexual e infidelidade conjugal;

· …da glutonaria;

· …da falta de hospitalidade;

· …da brutalidade e depravação moral;

· …da indiferença (omissão).

O pecado embrutece e endurece o coração; afaste-se urgentemente dele: “O levita não apenas entregou a esposa às perversões daquela turba impiedosa, como também conseguiu deitar-se e dormir enquanto abusavam da mulher na rua!” (Warren Wiersbe).

ATENÇÃO: O caos social é resultado da indiferença aos divinos princípios espirituais!

Como cristãos, precisamos influenciar; não ser influenciados pela sociedade imoral! Devemos viver sábia e ousadamente cada um dos princípios revelados! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: