Reavivados por Sua Palavra


Juízes 15 – Comentários selecionados by jquimelli
26 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

653 palavras

1 nos dias da ceifa do trigo. Perto do fim de maio ou do início de junho. Bíblia de Estudo NVI Vida.

cabrito. Semelhante presente era comum, como ocorreu com Judá e Tamar (Gn 38.17). Bíblia de Estudo NVI Vida.

sua mulher. Legalmente, era esposa de Sansão. Bíblia de Genebra.

5 A colheita do trigo surge no fim de uma longa estação de seca, de modo que os campos ficam extremamente vulneráveis ao fogo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 queimaram. Bem mais fácil era desafogarem sua fúria sobre os timnitas do que prenderem Sansão. Bíblia Shedd.

me vingar. Somente no contexto daquela guerra santa em que Deus, segundo Seu plano divino, iria separar ao Seu povo, dos idólatras, é que se pode admitir a inocência (3) de Sansão. À luz do NT, nutrir um espírito de vingança é pecado, contrário à vontade de Deus (Mt 5.31-48; Rm 12.19-21). Bíblia Shedd.

A vingança é um monstro incontrolável. Cada ato de retaliação provoca outro. … O ciclo de vingança somente pode ser quebrado pelo perdãoLife Application Study Bible.

fenda na rocha de Etã. …uma caverna perto de Zorá, com acesso por uma fenda com menos de um metro de largura. Bíblia Shedd.

subiram. A palavra hebraica indica um avanço do exército. A reputação de Sansão já crescera em proporções astronômicas. Bíblia Shedd.

10 Por que subistes contra nós? Fica claro que os homens de Judá se tinham submetido inteiramente aos filisteus. Não queriam provocar a ira dos filisteus, que em armamentos de ferro e força bélica sobrepujavam aos israelitas campesinos. Bíblia Shedd.

12 para te entregar nas mãos dos filisteus. O povo covarde de Judá não só deixou de ajudar Sansão (comparar com a maldição sobre Meroz, 5:23) como também o entregou aos inimigos! Bíblia de Estudo Andrews.

14 aos gritos ( NVI; ARA: “gritando”). Brados de guerra (v. 1Sm 17.52). Avançaram gritando contra Sansão, assim como o leão avançara rugindo contra ele (14.5). Bíblia de Estudo NVI Vida.

16 Com uma queixada de jumento um montão. As palavras “jumento” e “montão” são idênticas no original, hamor, que em heb significa “animal de cor avermelhada”, o que se assemelha ao montão dos filisteus, malhados da cor do sangue. Bíblia Shedd.

A força do Senhor veio sobre Sansão, mas ele foi orgulhoso e se gloriou de sua própria força. … O orgulho pode nos levar a tomarmos crédito pelo trabalho que fizemos somente pelo poder de DeusLife Application Study Bible.

17 Ramate-Leí. Significa “Colina da Queixada”. Bíblia de Estudo Andrews.

18 clamou ao Senhor. Sansão, como Elias posteriormente (1 Rs 18 e 19), revela sua humanidade fraca. Não temeu os filisteus quando possuído pelo Espírito do Senhor, mas ficou apavorado em face da ameaça da morte pela sede. Bíblia Shedd.

Emocionalmente, somos mais vulneráveis após um grande esforço ou quando em frente de reais necessidades físicas. Frequentemente grande conquistas são seguidas por depressões severas, portanto não se surpreenda de se sentir exausto após uma vitória pessoal. Durante estes momentos de vulnerabilidade, evite a tentação de pensar que Deus deve algo a você por seus esforços. Foi pela Sua força que deu a vitória a você. Concentre-se em manter suas atitudes, ações e palavras focadas em Deus em vez de em si mesmo. Life Application Study Bible.

19 o Senhor fendeu a cavidade. Sansão não teve ajuda humana; por isso, Deus fez por ele, o exército de um homem só, aquilo que havia feito por toda a nação israelita, providenciando água no deserto (êx 17:6; Nm 20:11). Bíblia de Estudo Andrews.

En-HacoréEn, “fonte”; hacoré, “aquele que clamou”. O milagre tão extraordinário foi motivo de se mudar o nome do local, lembrando o fato de que a fonte aparecera em resposta à oração. Bíblia Shedd.

20 vinte anos. Normalmente, essas palavras assinalariam o final da história, mas não neste caso (14.1 – 15.20). Assim como Jefté (12.7), Sansão não dirigiu durante uma geração inteira (quarenta anos) assim como tinham feito os juízes anteriores. Bíblia de Genebra.

Aparentemente, Sansão foi indicado como juiz em Israel após esta vitória sobre os filisteus. Life Application Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: